65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
A UTILIZAÇÃO DE TELESCÓPIOS E SOFTWARE EDUCATIVO LIVRE PARA A DIFUSÃO DA ASTRONOMIA NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ
Djhon Maciel Amaral Coelho - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Camilo José Gonzaga Gonçalves - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Victtor Takeshi Barreiros Yano - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Prof. Ms. Manoel Reinaldo Elias Filho - Prof. Ms./Orientador - Universidade do Estado do Pará - UEPA
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Prof. Dra./Orientadora - Universidade do Estado do Pará - UEPA
INTRODUÇÃO:
A utilização de atividades para o ensino de astronomia, tem como ação de aprendizado (observação noturna dos corpos celestes realizada com a utilização de telescópios), procura despertar o interesse dos participantes por assuntos astronômicos, com a reunião e compartilhamento de conhecimentos e experiências que permitam observar a esfera celeste e suas curiosidades. Tudo isso de forma interativa, tornando a ação mais proveitosa e gratificante para todos os envolvidos, tanto realizadores - corpo técnico e bolsistas - quanto expectadores - público externo. Reconhecemos a importância dessa atividade devido à carência no ensino de astronomia nas escolas, Leite e Hosoume (2005) percebem que já houve melhorias no ensino de Astronomia, mas mesmo assim, ainda existem problemas pois tratam o tema de forma complexa e sem relação com a prática observacional, que muitas vezes, acaba sendo inacessível ao professor de ciências. Portanto a prática de observação celeste, vem suprir esse déficit do ensino da astronomia, com práticas dinâmicas e interativas, utilizando ferramentas tecnológicas e ópticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar atividades de observação do céu com vários telescópios e ferramentas tecnológicas – Software Stellarium, com ênfase na difusão da Astronomia e sua importância para o conhecimento do cosmo que nos rodeia, com intuito de aproximar o público a esta ciência pouco explorada nas escolas.
MÉTODOS:
Os desenvolvimentos dos assuntos abordados foram feitos através da apresentação do software educativo (Stellarium) e dos telescópios e posteriormente foi conduzida a observação do céu, sempre mostrando ao público presente à importância do conhecimento que foi trabalhado, tanto pelo técnico como pelos bolsistas. Os telescópios utilizados foram: telescópio newtoniano de 200 mm, telescópio Schmidt Cassegrain 200mm (MEAD), telescópio newtoniano de 114mm (MEAD). Tais equipamentos estavam posicionados em pontos estratégicos no nosso espaço físico para, onde foi observado um grande aproveitamento do que queríamos mostrar.
O primeiro passo foi a utiilização do software Stellarium. Onde com auxílio deste, foi visada uma breve apresentação dos astros a serem observados durante a ação, com isso, procuramos instigar a curiosidades do público com prévias do que iriam ver, fazendo assim, os mesmos ficarem interessados na explicação completa que foi vista posteriormente que aconteceu durante a observação do céu com os telescópios.
Por seguinte fizemos apresentação dos Instrumentos Ópticos (telescópios). Onde foi mostrado as ferramentas ópticas que foram utilizadas por estes durante a apresentação da atividade, para que, dessa forma, cientes da importância dos mesmos, e assim, sanarmos possíveis curiosidades do público.
Além disso, fechamos a atividade com a Observação Celeste. Priorizando o conhecimento absorvido anteriormente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com base nos dados coletados, podemos observar que a experiência com atividades não formais utilizando instrumentos ópticos, ferramentas tecnológicas (Software Stellarium), apontam que a aprendizagem parece acontecer com maior facilidade quando os conceitos referentes à astronomia e a física são apresentados por meio de situações reais, onde o próprio participante tem como vivenciar o que lhe foi apresentado, através das observações celestes. Portanto este método visa à construção de seus próprios caminhos de aprendizagem, onde as dificuldades encontradas e as alternativas propostas são excelentes oportunidades para a discussão e superação de obstáculos conceituais deste.
Os dados coletados junto aos participantes apresentam indicadores importantes acerca da atividade. A linguagem usada pelo professor/monitor durante a atividade, 90% a linguagem foi apropriada, e 10% sinalizaram a necessidade de uma linguagem mais adequada. Sobre o nível de compreensão dos conteúdos, 100% responderam que foram capazes de assimilar os conteúdos abordados. A respeito dos recursos usados, 85% foram eficientes no auxílio à compreensão dos conteúdos, 10% poderiam ter sido melhor utilizados e os que disseram já conhecer tais materiais foi de 5%. Por fim, referente as “as atividades desenvolvidas - apresentação do instrumento óptico, software e observação celeste”, 80% expressaram satisfação com os mesmos, 10% queriam mais aprofundamento, e 10% desejariam tais atividades mais espontâneos.
CONCLUSÕES:
Ao término das nossas atividades desenvolvidas foi observado que todos os participantes tiveram uma compreensão satisfatória a respeito do que foi lhes apresentados durante as observações, sejam elas através do Software Stellarium e visualização nos telescópios. Onde estes aprenderam vários conceitos de astronomia, história das constelações, como diferenciar um planeta de uma estrela no céu, etc.
Houve uma grande preocupação da linguagem proposta nas atividades, onde o público por ser livre e de diversos níveis de ensino, foi utilizado uma linguagem bem acessível e técnica que fosse de livre acesso aos mais diversos níveis de conhecimento, ou seja, fundamental, médio e superior, contribuindo assim para o sucesso de nossa atividade.
As atividades propostas, especificadas acima, consistem no ensino não formal de Astronomia e Física (ALVES & ZANETIC, 2008), disciplinas ligadas diretamente entre si e com caráter interdisciplinar. Todas as atividades do projeto “A UTILIZAÇÃO DE TELESCÓPIOS E SOFTWARE PARA A DIFUSÃO DA ASTRONOMIA” contam com recursos audiovisuais, softwares livres para ensino de Astronomia, além de explicações dinâmicas, brincadeiras e associações que levam os assuntos abordados à realidade das pessoas. E foi tratado de temas como educação ambiental, história da ciência, astronomia, entre outros, que justificam a importância de projetos como este para a formação cultural e social de crianças e jovens, assim como para a difusão do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ensino, Público livre, Observação Celeste.