65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
Curso Básico de Inglês com Uso de Ferramentas de Domínio Público: Duolingo como prática no ensino-aprendizagem
Inocência Assumpção Nunes Cruz - Coordenação de Linguagens e Artes – IFTO Campus Palmas
Sylvia Salla Setubal - Coordenação de Linguagens e Artes – IFTO Campus Palmas
Keslley Fernanda Martins Cândido - Aluna curso técnico em Controle Ambiental - IFTO Campus Palmas
Lauriane Tainara Santos Tavares - Aluna curso médio integrado em Edificações - IFTO Campus Palmas
INTRODUÇÃO:
Os avanços científicos e tecnológicos definem exigências para iniciantes no mundo do trabalho, impondo revisões nos currículos que orientam os trabalhos dos especialistas em educação. A resolução nº 58 de 1º/12 resgata, parcialmente, o prestígio das Línguas Estrangeiras (LE), tornando-as obrigatórias a partir da 5º série do fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam a LE na vertente da transversalidade, enfatizando a leitura incorporada a questões sociais. O poder público enfatiza a importância da LE com programas de intercâmbio como o Ciência sem Fronteiras, onde concorrem estudantes não capacitados em comunicação oral e leituras em LE, além de ferramentas de domínio público e gratuito na Internet, como o Duolingo, que complementam a formação acadêmica e qualificam frente ao mercado de trabalho. Ao concluir o fundamental e o médio, espera-se que tenham vivenciado na LE, formas de participação que possibilitem estabelecer relações entre ações individuais e coletivas, desenvolver o uso da língua na comunicação oral e escrita, compreender a construção social e histórica dos significados, cientificar-se do papel das línguas na sociedade, reconhecer e compreender a diversidade linguística e cultural, bem como seus benefícios para o desenvolvimento cultural do país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elevar o conhecimento em Línguas estrangeiras dos educandos, ampliando habilidades de leitura e interpretação, visando incentivar prática acadêmica às demandas no desenvolvimento social, possibilitando a troca de saberes e experiências práticas em programas de intercâmbios ofertados como o Ciência sem Fronteiras.
MÉTODOS:
O curso atendeu uma turma de 10 alunos, em sala informatizada com acesso a internet. As aulas foram realizadas duas vezes por semana com duração de 1 h e 30 min cada. Os alunos receberam fones de ouvido para que escutassem as pronuncias do idioma durante as aulas. Como base de estudo utilizou-se o Programa de Inglês Duolingo, de acesso gratuito na internet, cujo conteúdo ampliou os conhecimentos de palavras, gramática, leitura, audição para compreensão da pronuncia, da escrita e na conversação. Pararlelamente, ao uso do programa Duolingo, foi fornecido apoio e monitoria pela professora, material didático para interpretação de textos, vocabulário, assim como testes de proficiência que ampliaram o conhecimento em LE dos alunos. Esta metodologia permite ao aluno ter autonomia para estudar no seu ritmo próprio, pois o programa permite essa individualidade sem expor o mesmo frente aos colegas o que diminuiu a evasão pelo medo de se expor.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto teve como resultados á formação de uma cultura individual de aprendizado ao utilizar ferramentas de ensino disponível gratuitamente e de domínio público na internet. Este incentivou a busca pela autoaprendizagem uma vez que o conhecimento está disponível e gratuito bastando apenas que a pessoa tenha disposição e disponibilidade de tempo para aprender. Através da avaliação estabelecida por níveis a partir de zero, os alunos forão aprendendo de forma gradual, com atividades e exercícios que utilizam as habilidades de escutar, escrever e falar, por meio da plataforma digital, foram ampliando a cada etapa o seu conhecimento na língua inglesa, podendo assim traduzir e interpretar textos cada vez mais complexos e introduzindo-os na habilidade da conversação, sendo este último o instrumento mais importante para a participação nos programas de intercâmbio. Os alunos aprenderam o significado em inglês de palavras simples, através da escrita e do áudio e da repetição e, aos poucos, conseguiram identificar o seu significado dentro de frases simples. O programa Duolingo é organizado em níveis de aprendizagem. Nos três primeiros meses de estudo, os alunos demonstraram um bom desenvolvimento na evolução dos níveis de aprendizagem.
CONCLUSÕES:
O grande impacto social do projeto foi demonstrar aos alunos da rede pública de ensino, de baixo poder aquisitivo, que as ferramentas e instrumentos disponíveis na internet podem elevar seu conhecimento, complementar sua formação acadêmica e melhorar sua qualificação frente ao mercado de trabalho.
Palavras-chave: lingua estrangeira, ferramentas didáticas, inglês.