65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
A evolução do setor serviços no Estado da Paraíba
Andressa do Nascimento - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia - UFCG
Luana Marinho do Nascimento - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia - UFCG
Bianca Guaracy Carvalho da Cruz Lima - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia - UFCG
Daiene Luiza Farias Vilar - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia - UFCG
Diago Marenilson Oliveira Batista da Silva - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia - UFCG
Carlos Alberto da Silva - Profº.Drº/Orientador - Depto. de Economia - UFCG
INTRODUÇÃO:
A informação e o conhecimento sempre foram fatores importantes na construção e evolução da humanidade. Inseridos, pois numa sociedade denominada como: sociedade do conhecimento, percebendo que com o avanço das tecnologias, houve um aumento acelerado na proliferação e codificação do conhecimento, bem como a disseminação da informação, resultando num aumento significante da participação de conhecimento codificado, de várias áreas, no valor de bens e serviços.
A disseminação dos microcomputadores, juntamente com o surgimento da internet, trouxeram na segunda metade do século XX a possibilidade de estabelecer conexões e trocas de conhecimento no mundo inteiro, transformando assim a sociedade, a cultura e a economia com um todo.
Castells (1999) afirma que a sociedade da informação ou o capitalismo informacional, impuseram novos desafios às economias nacionais.
Com esse desígnio, tomamos como foco de análise que as economias estão cada vez mais baseadas no conhecimento e no aprendizado e que o setor de serviço vem exercendo papel cada vez mais fundamental no desenvolvimento e na integração econômica assim como os investimentos nos campos do conhecimento e da ciência tem progredido mais rapidamente que os investimentos na formação bruta de capital fixo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo, analisar a evolução do setor serviço na Paraíba nos períodos de 2000 a 2010, e em particular os serviços intensivos em conhecimento (SICs).
MÉTODOS:
Este trabalho foi fundamentado através da pesquisa exploratória e descritiva, as quais Alves (2003) afirma que a pesquisa exploratória é um estudo aprofundado acerca do problema, e a descritiva uma descrição dos aspectos estudados. Segundo a natureza dos dados, a pesquisa tem cunho quali-quantitativa, pois ela quantifica, interpreta e melhor compreende os dados obtidos. E, portanto, utilizaram-se dados secundários, por meio de fontes bibliográficas a partir de publicações de artigos, ensaios, resumos e periódicos etc., e dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (IPEA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise de dados do IBGE e do IPEA, observamos que o Estado da Paraíba no ano de 2010 é representado por 54,9% população ocupada no setor de serviço, ou seja, o setor de serviço passa a ter uma significância maior em relação ao setor primário que é representado por 24,6% da população ocupado, enquanto que o setor secundário representa 16,4%. Já quando analisamos a receita bruta de prestação de serviço (RBPS) e a população ocupada (PO), podemos observar que em 2005, a RBPS na Paraíba representava 4,3% em relação à região Nordeste, e em 2010 ela se mantém nesta mesma proporção, já a PO em 2005 apresenta 4,7% passando para 4,9% em 2010.
Enquanto que os serviços profissionais em 2009 representam 4,4% da RBPS, se mantendo estável em 2010, e em relação à PO em 2009 foi de 4,8% e em 2010 passa a ser 4,9%.
E, portanto, de acordo com a composição das ocupações por setor de atividade em 2010, os serviços profissionais representam 1,5% do Estado da Paraíba, sendo mais expressivo na mesorregião da Mata Paraibana. E na RBPS em 2009 é de 17,8% e em 2010 de 17,28%, enquanto que a PO passa de 30,5% em 2009 para 32,9% em 2010.
CONCLUSÕES:
No presente trabalho, foram utilizados dados referentes à evolução da agropecuária no estado da Paraíba, segundo os dados censitários de 2000-2010, de acordo com os dados verificou-se que o setor de serviço passa a ofertar e demandar mais empregos do que os setores primários e terciários, porém analisamos que no que diz respeito aos serviços intensivos em conhecimento, a Paraíba tem mostrado um crescimento, o que mostra que o conhecimento passa a ser um fator de grande relevância para a economia, embora o setor de serviços apresente maiores resultados no comércio e com isso não emprega tanta mão de obra qualificada. Porém, vale destacar que os SICs, vem ganho bastante destaque no cenário econômico, e que o Estado da Paraíba têm capacidade de investir nesse ramo que trás retornos crescentes para o desenvolvimento do Estado.
Palavras-chave: Evolução do Setor Serviços na Paraíba, SICs, Desenvolvimento.