65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O PIBID COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DA DOCÊNCIA
Felipe Fernandes Freitas - Bolsista do PIBID, graduando em Artes Cênicas – UnB.
Clarice da Silva Costa - Professora. Drª./ Coordenadora do PIBID – UnB.
INTRODUÇÃO:
De um modo geral é possível observar que as políticas públicas educacionais têm agido no sentido de ampliar o acesso da população brasileira às Universidades Federais. Com a criação do REUNI, em 2007, houve uma expansão das Universidades Federais e, conseqüentemente, no número de ingressos (dados do INEP apontam que entre 2010 e 2011 houve um aumento de 0,51% no número de vagas na UnB). Paralelamente às políticas quantitativas, surge em 2009 o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem contribuído com o aumento dos níveis qualitativos no que se refere à formação superior. O Programa, que é fomentado pela Capes, foi inserido no curso de licenciatura de Artes Cênicas da UnB em agosto de 2012, e já mostra resultados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
É pretendido registrar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID (limitado ao curso de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de Brasília), o reflexo do programa na formação destes alunos, e outros desdobramentos.
MÉTODOS:
Encontra-se em andamento uma revisão bibliográfica de legislações e relatórios que apontam dados, objetivos e metas do PIBID. Conjuntamente, está sob análise um grupo de dez alunos bolsistas que integram este programa. São observadas as ações desenvolvidas pelos alunos, e como o estreitamento da relação entre estudantes de licenciatura com o ambiente escolar reflete em sua formação profissional.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A implantação do PIBID intensificou o contato do estudante de licenciatura com o âmbito escolar. São feitos encontros semanais e são desenvolvidas atividades em escolas de ensino da educação básica, e estudos sistematizados de textos relacionados com a Arte e a Educação. Promove-se, então, a prática e a capacidade de reflexão e assimilação dos alunos. Como resultado parcial pode-se dizer que o PIBID está agindo em consonância com as políticas educacionais que visam à formação de professores, como no disposto no art. 7º, IV, da Resolução CNE/CP 1/2002, que leva em conta a interação sistemática e compartilhamento de projetos entre as instituições de formação e as escolas de educação básica.
CONCLUSÕES:
O PIBID surge da necessidade de se promover melhorias na formação superior. O Relatório de Gestão 2009-2011 da Diretoria de Educação Básica (DEB) aponta-o como instrumento para a “melhoria de qualidade da educação brasileira”. Todavia, o programa não se configura como uma ferramenta de garantia à continuidade. A qualificação do docente potencializa suas chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho, incluindo a iniciativa privada. O Estado pode ter sua garantia de retorno reduzida devendo despertar para investimentos que valorizem a carreira de professor da educação básica. Profissional qualificado merece ambiente de trabalho, salário e progressão funcional ao seu nível de formação.
Palavras-chave: Teatro, Educação, Formação de professores.