65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
PERFIL DOS PESQUISADORES DO CAMPUS BRASÍLIA, DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA - IFB.
Andreia dos Santos - Aluna do Curso Tecnólogo em Gestão Pública - IFB
Antonio Donizete Braga - Aluno do curso Técnico em Eventos do IFB
Ana Pimenta - Aluna do curso Técnico em Eventos do IFB
Artegvan Gomes - Aluno do curso Técnico em Eventos do IFB
Maria Antonia De Paula - Aluna do curso Técnico em Eventos do IFB
Sandra França - Aluna do curso Técnico em Eventos do IFB
INTRODUÇÃO:
A profissão de educador é uma das que exigem constante atualização de conhecimentos e capacitação. Participar de projetos de pesquisa, de congressos e eventos científicos, assim como publicar resultados das próprias pesquisas são algumas opções muito importantes de educação continuada. Istro contribui, tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. Na rede pública de ensino, existe um universo heterogêneo de docentes. Todavia, dentro dessa diversidade, há algumas particularidades, que são próprias da Rede Federal de Educação Técnica e Tecnológica. Assim, esta pesquisa visa contribuir para a formação de um quadro que identifique as características desse professor, na medida em que mapeia o perfil dos professores do campus Brasília, do Instituto Federal de Brasília. Considerou-se também o papel dos estabelecimentos de ensino no desenvolvimento profissional do seu corpo docente. Pois, conforme Lüdke (2012), a parceria entre a universidade e a educação básica para a pesquisa científica, por meio dos programas de Mestrado e Doutorado, pode propiciar debates com temáticas que interessam às diversas instituições.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral deste trabalho consiste em identificar as principais especificidades dos professores pesquisadores do campus Brasília, do IFB. Esta pesquisa objetiva também, relacionar a produção individual científica dos professores pesquisadores com suas respectivas participações em grupos de pesquisa, assim como apresentações de trabalhos em eventos científicos.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada tem um cunho qualitativo e utilizou como instrumentos a pesquisa documental e de banco de dados, além da revisão bibliográfica. Verificou-se que os dados disponíveis em documentos oficiais dos órgãos competentes trazem informações suficientes para responder ao problema formulado: qual o perfil de pesquisa do corpo docente do campus Brasília? Dessa forma, após a formulação do problema e de hipóteses, procedeu-se à elaboração do plano de trabalho; identificação e localização das fontes de pesquisa; obtenção do material em bancos de dados; análise e interpretação das informações coletadas; e construção do relatório de pesquisa. Para responder a esse problema, levantou-se lista atualizada dos seus 56 professores, junto à Direção-Geral do Campus Brasília – DGBRA. A plataforma Lattes/CNPq e os sítios do IFB/PRPI na internet, dentre outros bancos de dados, foram consultados. Em seguida, procedeu-se à revisão bibliográfica e avaliação dos dados tabulados. Ante a avaliação dos resultados alcançados, analisaram-se as relações entre saber docente e pesquisa, confrontando os dados coletados com reflexões oferecidas pela literatura que aborda essa temática aplicada à educação tecnológica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos 56 professores pesquisados, verificou-se que 30% são doutores, 48% mestres e 9% são especialistas. Isso demonstra que existe número elevado de professores que buscam especializar-se. Considerando a produção literária dos professores pesquisadores do IFB nos últimos 5 anos, identificou-se centenas de trabalhos publicados e de participações em congressos ou simpósios nacionais e internacionais. O percentual de 78% de professores vinculados a universidades demonstra que existe grande troca de conhecimento entre o IFB e essas instituições. Para a coleta dos dados foram considerados os artigos e textos científicos publicados em livros, periódicos ou revistas científicas. As informações podem apresentar variações. Principalmente, em virtude da desatualização dos dados dos pesquisadores na Plataforma Lattes. Dessa forma, os resultados demonstraram que o professor pesquisador do IFB que está vinculado a grupos de pesquisa de universidades, por intermédio de Mestrado e Doutorado, realiza mais pesquisas, publica e participa de mais eventos científicos.
CONCLUSÕES:
Verificou-se a importância dos cursos de pós-graduação como prática dos docentes do IFB. O vínculo desses profissionais com grupos de pesquisa aumenta significativamente a produção dos pesquisadores; por conseguinte, a constante atualização dos seus conhecimentos. Também ficou evidenciada a importância da pesquisa no âmbito de práticas profissionais dos docentes; seja como consequência da experiência de qualificação; seja como espaço de formação e construção de conhecimentos necessários à melhoria da qualidade das aulas. Nesse sentido, Freire diz que não existe educação sem pesquisa (FREIRE, 1996). Os dados coletados evidenciam que os pesquisadores do IFB estão, em sua maioria (78%), vinculados a grupos de pesquisa interna e externa, Esse mesmo percentual de docentes participa de grande quantidade de congressos científicos nacionais e internacionais. Este cenário contribui para a produção científica e educação continuada do docente do campus Brasília, do Instituto Federal de Brasília.
Palavras-chave: Professor, Educação, Perfil.