65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÂO, PROCEDENCIA E COMERCIALIZAÇÃO DA CENOURA NO ESTADO DO MARANHÃO
THALYSON VASCONCELOS LIMA - Lab. Biometria, Graduando em Agronomia, CCAA - UFMA
ANTONIO RICARDO DE MOURA BANDEIRA - Lab. Biometria, Graduando em Agronomia, CCAA - UFMA
THALYS VASCONCELOS LIMA - Lab. Biometria, Graduando em Agronomia, CCAA - UFMA
LINDOMAR SIQUEIRA DA SILVA - Lab. Biometria, Graduando em Agronomia, CCAA - UFMA
EDVALDO OLIVEIRA JUNIOR - Engenheiro Agrônomo/ Empresa Itapercuru Bioenergia
MARIA DA CRUZ CHAVES LIMA MOURA - Prof.ª. Drª./ Orientadora – Lab. Biometria, CCAA - UFMA
INTRODUÇÃO:
A cenoura (Daucus carota L.), é uma olerícola do grupo das tuberosas, originária da região onde hoje se localiza o Afeganistão. Essa tuberosa está entre as dez hortaliças mais cultivadas no Brasil, seu cultivo tem grande importância, ante a capacidade de gerar emprego e a alta demanda de mão de obra nos vários segmentos da produção (VILELA, N. J.; BORGES, I. O., 2008). A cenoura pode ser consumida in natura ou destinada às indústrias de processamento para composição de seletas de legumes, seu consumo médio por habitante está em torno de 5, 8 kg/ano. A coloração alaranjada da cenoura é indicativa de seu alto teor de betacaroteno, o mesmo é substrato básico para síntese de vitamina A, assim essa hortaliça é principal fonte dessa substância (CRUZ, C.D.; OLIVEIR, A. R.; et al, 2003). O betacaroteno tem importância na indústria farmacêutica e de alimentos, podendo ainda servir para a fabricação de corantes para queijos, margarinas, carnes e etc. (MEDEIROS, G. R.; KWIATKOWSKI, A.; et al. 2011).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar produção e produtividade da cenoura no período de 1990 a 2009 ao nível nacional, regional, estadual e procedência do volume comercializado na CEASA/MA no triênio 2008 a 2010.
MÉTODOS:
Para a realização deste trabalho, foram feitos levantamentos de dados e informações envolvendo produção, produtividade da cenoura, ao nível nacional, regional e estadual, no período de 1990 a 2009. Foi analisado, também, o volume comercializado e procedência desta hortaliça, na CEASA/MA, no triênio de 2008 a 2010. Para isto, coletaram-se dados, utilizando-se banco de dados de órgãos públicos (IBGE-SIDRA, 2011) e boletim técnico da COHORTIFRUTI/CEASA/MA (2010), os quais foram compilados e analisados visando avaliar a evolução e volume comercializado da cultura da cenoura.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De 1990 a 2006 o Brasil aumentou a produção de cenouras em mais de 100%, alcançou produção de 750.000 toneladas e produtividade média de 29 ton/ha. Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Bahia são os maiores produtores, sendo responsáveis por 76,3% de toda a área produzida no País, a região Nordeste representa 22,5% deste total. No Nordeste, a Bahia com área plantada em torno de 3.058 ha, apresentou produtividade média de 25 ton/ha. No Maranhão, por não haver significativa área de produção da cultura, houve importação de cenoura de outras regiões do País para atender a demanda local. Bahia, Goiás, São Paulo e Ceará foram os principais fornecedores de cenoura para o Maranhão, a Bahia em 2008 foi responsável por mais da metade de toda cenoura comercializada (206 ton.) no Estado. Nos dois anos seguintes, Goiás teve significativa participação no fornecimento de cenouras ao Maranhão, sendo em 2010, o maior fornecedor do produto na CEASA/MA. Apesar de fornecer os maiores volumes em 2010, Goiás e São Paulo forneceram o produto com menor regularidade, concentrando seu fornecimento em meses isolados, sem obedecer uma frequência constante. Os estados do Ceará e Bahia preencheram os meses em que Goiás e São Paulo não forneceram o produto ao Maranhão.
CONCLUSÕES:
O Maranhão não se configura como produtor de cenoura, o que o torna dependente de outros Estados produtores no suprimento de sua demanda. Os Estados que mais forneceram o produto na CEASA/MA foram: Bahia (370 ton), São Paulo (265 ton.) e Goiás (211,38 ton.), responsáveis pelo fornecimento de 94% de toda cenoura em 2010. O estado da Bahia forneceu em 2008, mais da metade do volume de cenoura comercializada no Maranhão, nos dois anos seguintes, Goiás apresentou grande representatividade no fornecimento ao Maranhão, sendo em 2010, o maior fornecedor do produto na CEASA/MA. Apesar de fornecer os maiores volumes em 2010, Goiás e São Paulo o forneceu com menor regularidade, em meses isolados. Os estados, Ceará e Bahia foram importantes fornecedores de cenoura ao Maranhão, em meses em que grandes fornecedores como Goiás e São Paulo cessaram o fornecimento ao Estado. O Maranhão apresenta grande potencial para produção de cenouras, tendo em vista suas condições edafoclimáticas favoráveis ao cultivo e disponibilidade de diversas cultivares no mercado com potencial de cultivo para o Estado.
Palavras-chave: Daucus carota L., Mercado local, Abastecimento.