65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Utilizando material alternativo para introduzir os conceitos da Física do lançamento de foguetes no Centro de Ciências e Planetário do Pará - UEPA
Manoel Reinaldo Elias Filho - Prof. Me./ Orientador - Departamento de Ciências Naturais - UEPA
Victtor Takeshi Barreiros Yano - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
Djhon Maciel Amaral Coelho - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
Camilo José Gonzaga Gonçalves - Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais Hab. Física - UEPA
Sinaida Maria Vasconcelos de Castro - Profa. Dr./ Co-orientadora - Departamento de Ciências Naturais - UEPA
Maritana Araujo Teixeira - Profa. / Co-orientadora - E.E.E.M. Professor Francisco da Silva Nunes - SEDUC-PA
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento desse projeto emerge de vivências e reflexões de graduandos do Curso de Ciências Naturais, habilitação em Física, e egressos recentes da educação básica, que perceberam a necessidade de uma abordagem mais prática, dinâmica e motivadora para o ensino da física, pois de acordo com Burochovitch & Bzuneck (2004, p. 13) “a motivação tornou-se um problema de ponta em educação, pela simples constatação de que, em paridade de outras condições, sua ausência representa queda de investimento pessoal de qualidade nas tarefas de aprendizagem”. E, ainda, “à medida que as crianças sobem de série, cai o interesse e facilmente se instalam dúvidas quanto à capacidade de aprender certas matérias” (id.2004, p. 15). Nessa perspectiva, sob orientação do coordenador da área de física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, foram desenvolvidas diversas atividades, tanto de ensino de ciências, como de física, que conferiram aos alunos o papel de sujeito ativo na construção do conhecimento, além de privilegiarem o emprego do método experimental e a utilização de materiais alternativos e reaproveitados, o que representou possibilidade de vivência do método científico e a sensibilização para questões ambientais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Transmitir conceitos de física a partir do lançamento de foguetes construídos com garrafa PET; Incentivar a pesquisa científica entre estudantes no ensino de física; Difundir o conhecimento científico através de observação e curiosidade do aluno; Formar uma mentalidade voltada à preservação do meio ambiente; Utilizar materiais alternativos como recurso metodológico para o aprendizado da física.
MÉTODOS:
O projeto foi realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará, como componente do projeto “Universidade e Escola: desafios para a formação de professores no contexto amazônico”, visando atender a demanda de estudantes da educação básica que visitam aquele ambiente de extensão da UEPA. Foram atendidos 20 (vinte) estudantes divididos em 04 (quatro) grupos. Esses alunos participavam da realização de três experimentos que demonstravam de forma interativa conceitos da física a partir da construção e do lançamento de foguetes, que expressavam a evolução no nível de dificuldade e montagem dos mesmos, ao se trabalhar sequencialmente a confecção de foguetes com canudo, de papel e de garrafa PET. Foram utilizados roteiros de montagem com o intuito de facilitar o entendimento dos procedimentos, incentivar a interação dos participantes e promover a discussão de conceitos básicos da física. Após a montagem foi estimulada a competição entre os grupos para evidenciar o grau de eficiência dos diferentes modelos de foguete. Ao final das atividades um questionário foi aplicado para avaliar a percepção dos estudantes a respeito da experiência vivenciada, e a assimilação dos conceitos e princípios da física. Todas as etapas contaram com o suporte teórico-prático dos bolsistas do PIBID.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados coletados junto aos participantes apresentam indicadores importantes acerca da atividade. No que se refere a motivação para participar, as respostas se distribuíram da seguinte maneira: para estímulo na aprendizagem - 60%, e curiosidade e lazer - 20% cada. Questionados sobre a linguagem usada pelo professor/monitor durante a atividade, 95% indicaram que a linguagem foi apropriada, e 5% sinalizaram a necessidade de utilização de linguagem mais adequada. Sobre o nível de compreensão dos conteúdos, 100% responderam que foram capazes de assimilar os conteúdos abordados. No que tange a participação e auxílio dos monitores/professores envolvidos, 85% indicaram que foi suficiente, e 15% não ficaram satisfeitos. A respeito dos recursos usados, 80% os consideraram eficientes no auxílio a compreensão dos conteúdos, enquanto 10% responderam que poderiam ter sido melhor utilizados, percentual semelhante aos que afirmaram já conhecer tais materiais. Por fim, ao analisar os lançamentos realizados, 85% dos participantes expressaram satisfação com os mesmos, 10% queriam lançamentos mais específicos, e 5% desejariam lançamentos mais espontâneos. Tais resultados expressam a eficiência da abordagem enquanto fator motivador para o processo ensino-aprendizagem de conteúdos da Física.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos é possível inferir que Lançamento de Foguetes: de papel, canudinho e de garrafa PET consegue chamar a atenção da maioria dos envolvidos, despertando o interesse para o conhecimento explanado pelos bolsistas, conseguindo, também, aproximar pessoas de várias idades do ensino da Física por meio de uma ciência lúdica e dinâmica. A manifestação de satisfação em geral revela que o objetivo de despertar o interesse pela ciência foi alcançado, evidenciando o sucesso da atuação do projeto. No entanto, constatou-se a necessidade de ajustes e melhorias na forma de aplicação deste, visando motivar um número maior de pessoas. Ao término das atividades desenvolvidas foi possível perceber que todos os participantes tiveram uma compreensão satisfatória a respeito dos experimentos, desde sua construção até sua aplicação, onde os mais diversos conceitos físicos foram abordados de maneira correta e sucinta de acordo com a compreensão dos alunos. Houve uma grande preocupação com a linguagem durante o desenvolvimento das atividades, considerando a diversidade do público em relação ao nível de ensino, o que demandou a utilização de uma linguagem que possibilitasse o entendimento dos conteúdos por todos os participantes, contribuindo assim para o sucesso da atividade.
Palavras-chave: Experimentação, Reaproveitamento de materiais, Ensino não-formal.