65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA “AVENTURA” NA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA DE ITABOCA-PA.
Luiz Claudio Silva de Castilho Júnior - Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Universitário de Castanhal/UFPA
Luis Fernando Palheta - Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Universitário de Castanhal/UFPA
Gabriela Freitas da Paixão - Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Universitário de Castanhal/UFPA
José Rodrigo Ponte dos Santos - Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Universitário de Castanhal/UFPA
Naiara de Sousa Araújo - Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Universitário de Castanhal/UFPA
Assunção José Pureza Amaral - Prof. Dr. Orientador, Instituição: Faculdade de Pedagogia/ Campus Castanhal/UFPA
INTRODUÇÃO:
O Programa de Extensão “Universidade no Quilombo”, do Campus Universitário de Castanhal/UFPA, por meio de seus quatro projetos promove atividades de extensão, como pintura, brincadeira, relato da memória, jogos lúdicos e africanos, discussões temática, a exemplo da educação ambiental, desenvolvidas no Quilombo de Itaboca, localizado no Município de Inhangapi na região Nordeste do Pará.
Os discentes do Curso de Pedagogia, do Campus de Castanhal, por meio do Programa Universidade no Quilombo, conseguem vivenciar na prática as teorias que são estudadas, com objetivo de viver e interagir com as ações no Quilombo de Itaboca, sobretudo referente à comunidade e a busca da valorização da diversidade cultural.
Dentre as atividades a serem desenvolvidas estão: visitas programadas pelo com temas e focos específicos; observação, descrição, encontros e relatos de fatos, histórias e “causos”, lutas, uso dos recursos naturais, mitos, lendas e estórias; “oficina de brinquedo”; “oficina de brincadeiras”; “oficina de confecção de brinquedo com recursos naturais”; “oficina de brinquedo reciclado”; campanhas, gincanas de livros, criação do espaço de leitura, “Biblioteca Quilombola”, onde são feitas as oficinas de leituras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fortalecer a parceria entre a Universidade e o Quilombo de Itaboca, com o intuito de trocar experiências. As ações de educação ambiental objetivam formar cidadãos críticos, aptos a decidir e atuar na sua realidade socioambiental
MÉTODOS:
A pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Remanescente de Quilombo Itaboca, localizada no Município de Inhangapi, na região Nordeste do Estado do Pará .As atividades de cada projeto foram realizadas de formas diferentes, mas interagindo entre si, atendendo cerca de 80 crianças. Por intermédio de intercâmbios: Universidade-quilombolas que durante o ano de 2012 aconteceu dentro da comunidade, com alunos, professores e parceiros, as atividades foram planejadas a partir de trocas de experiências, conhecimentos e vivências por meio de rodas de conversas.
Realização de campanhas de meio ambiente diretamente no território quilombola, com coleta de lixo, seleção, destino, reaproveitamento e confecção de brinquedos e objetos; vídeo debate; discussões temáticas em cada ação; oficinas de pinturas e desenhos; envolvimento e participação de cerca de mais de 50 acadêmicos de graduação nas diversas atividades programadas e projetos na comunidade; reunião com lideranças dos quilombos envolvidos para garantir as parcerias e avaliar algumas estratégias; registros fotográficos, vídeos e escritos das atividades, onde foram realizadas pesquisa de campo, observação e diálogo com a comunidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A educação ambiental implica em mudança de hábitos e comportamentos relacionados à preservação do meio ambiente e do próprio homem. A Comunidade Quilombola de Itaboca já desenvolve, na prática, ações de reflorestamento. Cerca de 3.000 mudas de diferentes espécies foram plantadas; também reaproveitam resíduos sólidos, então é notório, na comunidade, o desejo dos moradores em potencializar essas produções, pois o local é uma área com um grande potencial natural.
Durante o ano de 2012 foram desenvolvidas ações pedagógicas com os moradores, a exemplo do teatro de marionete, realizadas para esclarecer as consequências que o acúmulo de lixo causa à saúde e se percebeu que muitos moradores não tinham noção da gravidade e das várias doenças que o lixo pode ocasionar.
A educação ambiental vem sendo estabelecida no Quilombo de forma gradativa com intuito de melhorar a qualidade de vida da população quilombola, conseqüentemente diminuir os problemas causados ao meio ambiente e mostrando que o processo educativo não encerra apenas na aquisição de informações, mas, sobretudo na prática de formação de sujeitos e produção de valores, assim o educador (ambiental) é um mediador da relação estabelecida com o meio ambiente que nesse caso envolve os afrodescendentes do quilombo de Itaboca.
CONCLUSÕES:
Como resultados, tivemos o envolvimento e interação dos acadêmicos das Faculdades de Pedagogia, Letras, Educação Física, Sistema de Informação e Matemática do Campus Universitário de Castanhal da UFPA com a comunidade remanescente de Quilombo Itaboca. A partir disso, foi possível atendermos cerca de 80 crianças e adolescentes em oficinas de brinquedos e brincadeiras com os recursos naturais existentes na comunidade quilombola, disseminando uma das várias formas de preservar e cultivar o meio ambiente, assim como o espaço verde quilombola através da referida educação ambiental. Ao analisar as mudanças dos moradores do quilombo de Itaboca, após as ações de educação ambiental realizadas, é notório as mudanças de atitudes relacionadas ao meio ambiente, assim o objetivo das atividades foram alcançados, na mudança de valores e atitudes relacionadas ao mesmo.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Socioambiental, Recursos Naturais.