65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 1. Astronomia - 7. Astronomia
RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS ASTROLÓGICOS PARA A SOCIEDADE JI-PARANAENSE.
Ingrid Ferreira Chagas Soneguete - Discente Curso Técnico em Química, IFRO - Campus Ji-Paraná
Joager Alexandre Camargo Nonato - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Gleyciele Rodrigues Bueno - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Usiel Eusafa de Souza Silva - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Guilherme de Oliveira Marinho - Discente Curso Técnico em Florestas, IFRO - Campus Ji-Paraná
Gilmar Gomes Vieira - Professor, Licenciado em Física, IFRO - Campus Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
Desde a antiguidade, a incansável busca pela compreensão dos mistérios do universo, levou o homem a voltar seus olhos para o céu. E através de observações, gerar diversas hipóteses sobre o universo e sua influência na vida humana. Enquanto algumas hipóteses foram comprovadas cientificamente pela astronomia, como a teoria heliocêntrica e a das órbitas planetárias elípticas, outras permaneceram na crença popular e nos campos do misticismo, pilares da astrologia. Embora não seja de fato uma ciência, sendo tratada como pseudociência pela sociedade astronômica, buscou-se verificar se a mesma é vista com “bons olhos” pelos populares ji-paranaenses, aceitando suas teorias, ou descartando-as. Se aceitarem-na como ciência, mas descartarem seus estudos, compreender o porquê.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o ponto de vista dos moradores do município de Ji-Paraná/RO sobre a relevância da astrologia em suas vidas. Conhecer se aceitam ou não os conhecimentos astrológicos; caso não aceitem, entender o porquê.
MÉTODOS:
Para a realização da pesquisa, foi necessário o levantamento de dados através de entrevistas semiestruturadas com 220 moradores, pelas ruas do município de Ji-Paraná/RO. Os dados foram obtidos durantes os meses de março e abril de 2013. Foram levantados os seguintes questionamentos aos entrevistados: Em sua opinião, há diferenças entre astronomia e astrologia? Você costuma ler horóscopos no dia-a-dia? Você acredita que o posicionamento dos astros pode influenciar em nossas vidas (comportamento, relacionamento amoroso, desempenho profissional, etc.)? Independente de resposta, negativa ou positiva, o entrevistado deveria defender/justificar o porquê de sua resposta. Os dados foram organizados em tabelas para posteriormente serem analisados, avaliando-se o grau de interesse dos ji-paranaenses pela astrologia e a sua credibilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a análise das respostas dos entrevistados, notou-se que 77,7% reconhecem que há diferenças entre astronomia e astrologia; os outros 23,3% alegam confundir os termos e conceitos. Quando questionados se acreditavam ou não na influencia dos astros na vida, relacionamento amoroso, desempenho profissional e comportamento humano, obteve-se a maior disparidade entre as respostas; apenas 12,7% acreditam na influencia astral na vida humana; desacreditam 76,7%; e não opinaram 10,6%, alegando terem dúvidas em relação à influência da lua no crescimento e comportamento dos cabelos após serem cortados. Quando perguntado se possuíam costume de ler horóscopos, a grande maioria, representada por 85,5% dos entrevistados disseram não ter o hábito, contra 14,5% que afirmam ler diariamente. Pode-se notar que embora 14,5% dos entrevistados leem horóscopos, 1,8% deles leem apenas por curiosidade, afirmando não acreditarem na influência astral. Os ji-paranaenses entrevistados alegam não aceitar os estudos astrológicos, pois, nunca obtiveram conhecimento de estudos que comprovem sua eficácia.
CONCLUSÕES:
Observa-se com clareza que os ji-paranaenses, em sua maioria, desconsideram os estudos astrológicos. Alguns possuem dúvidas quanto à influência dos astros em nossas vidas, acreditando parcialmente nos mitos populares sobre a influência da lua no corte de cabelo, onde se recusam a cortá-los em tempo de lua cheia ou minguante. A não aceitação da astrologia na sociedade ji-paranaense, segundo os entrevistados, se dá pela falta de estudos que comprove a veracidade das teorias levantadas pelos astrólogos.
Palavras-chave: Estudos Astrológicos, Horóscopo, Influência Astral.