65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Edson Barbosa de Souza - Instituto de Ciências Biológicas - UPE
Danielle Karla Alves da Silva - Centro Ciências Biológicas - UFPE
Sueli Tavares de Souza Silva - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE
Mônica Alves Coelho dos Santos - Secretaria Executiva de Educação do Jaboatão dos Guararapes – PE
Gutemberg Félix Ferreira - Centro de Vigilância Ambiental do Jaboatão dos Guararapes - PE
Nicácio de Oliveira Freitas - Prof. Dr./Orientador - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - PE
INTRODUÇÃO:
O livro didático (LD) de biologia do ensino médio ainda é considerado a principal ferramenta didático-pedagógica no ensino de biologia, servindo de base para prática docente e muitas vezes constituindo fonte exclusiva de consulta para professores e alunos. No entanto, na maioria das vezes, esse material não é submetido a uma análise crítica por parte dos docentes com objetivo de corrigir ou preencher as deficiências existentes. Várias pesquisas realizadas com os manuscritos de biologia e ciências têm identificado conceitos errados e/ou conteúdos desatualizados nos materiais disponíveis no mercado, necessitando de constantes revisões das obras. Dos diversos conteúdos de biologia, o estudo da biodiversidade tem recebido destaque pelas questões ambientais envolvidas no tema. Vários sistemas de classificação dos seres vivos foram apresentados desde Aristóteles até o de Whittaker (1969), muito usado atualmente, apesar de outros sistemas propostos como o de Cavalier-Smith (1998). Dessa forma, muitos conteúdos presente nos LD de biologia não acompanham ou não são modificados de acordo com os avanços científicos e tecnológicos da atualidade. Isso pode prejudicar diretamente a formação dos alunos, resultando na formulação de conceitos errados ou na perpetuação de informações desatualizadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar os conteúdos relacionados ao Sistema de Classificação dos Seres Vivos nos livros didáticos de biologia do ensino médio, quanto a correção e informação das informações apresentadas.
MÉTODOS:
Foram investigados sete LD de biologia do ensino médio, de um total de oito indicados pelo Ministério da Educação apresentados no Guia do Livro Didático/2012 para escolha dos docentes da rede pública de ensino. Os LD foram avaliados de acordo com um roteiro previamente elaborado para coleta de informações referentes ao ano de publicação, número de autores, tipo de formação dos autores na área de educação, sistema de classificação adotado, tipo de abordagem (satisfatória, insatisfatória e não abordado) do sistema de classificação e de aspectos filogênicos. A abordagem satisfatória é aquela que atende os requisitos de clareza, correção, atualidade e apresentação do conteúdo por meio de figuras/imagem/tabelas para facilitar o aprendizado do aluno. Os dados investigados referentes a classificação dos seres vivos basearam-se no sistema de seis reinos conforme Cavaleir-Smith em 1998. Os LD apresentados em volume único foram excluídos da pesquisa por apresentar os conteúdos de forma resumida. Em seguida os dados foram apresentados e discutidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi identificado um total de 16 diferentes tipos de autores responsáveis pela elaboração dos materiais, com uma média de cerca de dois autores por livro-texto de biologia do ensino médio disponível no mercado. Outro fator relevante foi que dos autores envolvidos na elaboração dos LD, 13 apresentaram formação na área de educação, apenas em nível de graduação (habilitação em licenciatura) e dois com doutorado na referida área. De acordo com o observado, a média do quantitativo de autores por livro-texto de biologia pode ser relativamente baixa, considerando a magnitude da diversificação de conteúdos abordados pelos livros, torna-se limitado a abordagem por um número reduzido de autores, isso pode resultar em conceitos deficientes. O Sistema de Classificação de Whittaker (1969) foi predominante em todos os LD avaliados, com os sistemas de Margulis (1988) e Woese (1990) presente em alguns manuais didáticos. Quanto ao ano de publicação, seis livros dos sete investigados foram publicados em 2010. Por outro lado, apesar das recentes publicações dos LD, nenhuma menção a atual Classificação dos Seres Vivos de Cavalier-Smith foi observada. Apenas dois dos LD avaliados apresentaram uma abordagem satisfatória dos conteúdos relacionados à classificação e a filogenia dos seres vivos.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados apresentados, a pesquisa, pela sua natureza peculiar, mostrou que os LD de biologia devem conter informações recentes no campo científico e tecnológico, haja vista que a Biologia é uma disciplina que apresenta verdades provisórias (conceitos) e contêm novas descobertas, em virtude dos avanços científicos. Percebe-se que as novas propostas de classificação dos seres vivos ainda são pouco abordadas nos LD de biologia do ensino médio, principalmente a de Cavalier-Smith (1998). Em fim, o LD deve se configurar numa ferramenta de subsídio à prática do ao professor e proporcionar aos estudantes informações cada vez mais completas e atualizadas.
Palavras-chave: conceitos científicos, ensino, livro didático.