65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: INOVAÇÃO E DESAFIOS NAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS CLASSES MULTISSERIADAS
César Diogo Bezerra da Silva - Centro Acadêmico do Agreste- UFPE
Marcos Aurélio Alves e Silva - Centro Acadêmico do Agreste- UFPE
Jaqueline Barbosa da Silva - Profa. Dra./Orientadora- Centro Acadêmico do Agreste- UFPE
INTRODUÇÃO:
As conquistas alcançadas pelos movimentos sociais vêm garantindo aos povos do campo o reconhecimento social do direito ao trato diferenciado. A especificidade desse saber vem sendo legitimado pela identidade social, individual e coletiva dos sujeitos campesinos. Nesse contexto as demandas de inclusão digital desafiam os povos do campo, no que concerne ao acesso e o domínio tecnológico, exigindo do poder central políticas de acesso à inclusão (KENSKI, 2007; PADILHA, 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Nesse estudo buscamos verificar o uso das novas tecnologias nas estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos educadores do campo junto aos estudantes de classes multisseriadas.
MÉTODOS:
O levantamento da literatura da área aliou-se aos instrumentos de coleta de informações, utilizando-se de questionário perfil e entrevista aberta junto aos docentes de classes multisseriadas do município de Panelas/PE. A investigação, de natureza qualitativa e enfoque participativo, contou com a participação de 95 docentes que atuam nas classes multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática das estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas pelos docentes norteou a análise dos depoimentos individuais dos entrevistados, possibilitando a identificação da presença das novas tecnologias no cotidiano escolar da educação do campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O conjunto dos docentes das classes multisseriadas, participantes de uma ação extensionista que estreita a relação entre a Universidade e comunidade do campo, revelaram a presença das novas tecnologias na prática pedagógica. Porém, a utilização de métodos tradicionais ainda é uma constante nessa ação, presentes no depoimento de mais de 48% dos docentes, os quais afirmaram recorrer a exercícios, testes e trabalhos para verificar a aprendizagem dos estudantes. Em contrapartida, aproximadamente 47% do conjunto dos docentes entrevistados se remetem ao uso de filmes, músicas, jogos, debates, brincadeiras, dinâmicas, entre outros. Ainda identificamos a utilização de mídias e recursos de áudio acessados pelos docentes, revelando uma interação na relação professor-estudante, bem como evidenciando o estreitamento entre o trabalho de sala de aula e a realidade em que esse público vive.
CONCLUSÕES:
Apesar dos resultados apontarem que os docentes que atuam na educação do campo, em sua maioria, não acessam materiais diversificados de trabalho, há indícios de inovação da prática pedagógica nos depoimentos que afirmam recorrer, entre outros, a: utilização de filmes, músicas, jogos, debates, brincadeiras e dinâmicas, contribuindo no trabalho teórico-prático das diferentes áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia) e amenizando o estereótipo do campo, enquanto local de atraso e ausente de desenvolvimento. Enfim, as diferentes tecnologias utilizadas nas estratégias de trabalho dos docentes colaboram com o processo de formação inicial dos estudantes e contribuem na relação entre os saberes da educação em geral, da educação do campo e das novas tecnologias.
Palavras-chave: Ação Extensionista, Ensino Fundamental, Prática Pedagógica.