65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 11. Economia
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO NO CAMINHO DO PRINCIPIO DA ECONOMICIDADE
Antonio Vitor Ribeiro dos Santos - Orientador / Bacharelado em Ciências Contábeis – UFMA
Carlos Alberto de Melo Silva Mota - Técnico em Edificações – IFMA
Wanderson Lucena Rocha - Técnico em Edificações – IFMA
INTRODUÇÃO:
O serviço público tem um desafio essencial nesse novo século. É tempo de provar que os recursos estão sendo bem aplicados, que os resultados atingidos estão dentro do esperado e que a satisfação do cliente/cidadão seja cada vez mais visível, para isso é necessário poupar os recursos e os aplica-los da melhor forma.
Nos dias atuais não cabe mais a máxima de que serviço público é uma vida mansa sem grandes responsabilidades. A nova máxima agora gira em torno dos princípios constitucionalmente previsto na Carta Magna de 1988, dentre eles o da eficiência. Um dos resultados mais imediatos desse princípio é a economicidade que se constitui como o melhor uso/aplicação dos recursos públicos. Ele tem como conceito defendido por Bugarin (2004, p. 129) como a busca permanente pelos agentes públicos da melhor alocação possível dos escassos recursos públicos para solucionar ou mitigar os problemas sociais existentes.
Por isso é de suma importância analisar dentro de um caso prático a aplicabilidade deste processo, pois mais que um marco histórico para a Administração Pública, economicidade e eficiência andam de mãos dadas num processo que visa à satisfação do bem-estar da coletividade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: • Analisar no ambiente administrativo e em sala de aula os aspectos relacionados aos princípios da economicidade no serviço prestado pelo IFMA. Específicos: • Identificar os desperdícios e economicidades nos trabalhos desenvolvidos pelos docentes, administrativo e discentes; • Propor melhorias para a redução dos mesmos; • Relacionar eficiência com economicidade nas práticas observadas.
MÉTODOS:
A pesquisa executada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado no município de Barra do Corda – MA. Teve seu desenvolvimento dado através de uma série de etapas, a primeira foi dedicada à revisão bibliográfica sobre administração geral e pública com enfoque no principio da economicidade. Ao final desta etapa, será produzido um texto-base contendo os principais conceitos analisados e a sua fundamentação teórica.
A partir daí as pesquisa se encaminhou ao campo onde foram analisadas nas rotinas das atividades do ensino e do administrativo as principais economias e desperdícios no dia a dia da instituição.
Após a análise dos dados coletados e confrontos com as informações obtidas a partir de fontes primárias e secundárias, foi desenvolvido um relatório conclusivo, com a comparação do principio da eficiência e economicidade bem como com sugestões de melhoria para os diversos setores deste instituto visando inseri-lo no contexto da excelência na prestação do serviço e ainda a análise de dados obtidos através da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A escolha da temática abordada nesta pesquisa está pautada na compreensão de que a busca pela eficiência no serviço público é uma máxima que deve ser almejada por todas as entidades, visando a maior efetividade e economia no desenvolvimento de suas atividades.
Assim, visando essa otimização, foi analisado inicialmente os processos administrativos e o ambiente de sala de aula para verificação do quão adequado está o uso dos recursos. Verificou-se que em determinados situações os recursos estão sendo bem aplicados, mas em outras situações há um dispêndio, principalmente no que diz respeito ao consumo de energia.
No que diz respeito a analise conforme apresentam os dados abaixo, obtidos na pesquisa:
Após todas essas analises foi possível perceber séries de fatores que afetavam o quadro de desperdício dentro do Instituto e depois disso os catalogar e datar esses dados de forma que fossem possível propor melhorias para os mesmos, tal como palestras e implementações que viesse a diminuir esses danos.
Para que enfim possamos chegar ao nosso alvo maior, a excelência na prestação dos serviços tal como a eficiência, e dessa forma criar um ciclo para que outras empresas possam também seguir esse método e proporcionar um retorno ao próprio ambiente tal como a cliente/cidadão.
CONCLUSÕES:
É de suma importância compreender como tem se dado uso dos recursos públicos nos órgãos da Administração Pública, especificamente neste Instituto. Para tanto, após promover revisão bibliográfica e elaboração e aplicação de roteiros de entrevistas e questionários, analisamos os aspectos mais marcantes que afetam a economicidade e concluímos que é preciso promover algumas melhoras no ambiente de trabalho tanto do setor administrativo quanto do setor pedagógico.
Seria interessante primeiramente uma conscientização de todos da necessidade de zelarmos pelo patrimônio público, usando os recursos da melhor maneira possível de forma racional e sem desperdícios. Em seguida seria ideal atos de gestão, por parte do planejamento e gestão ou mesmo da direção, de ações que gerem benefícios na economicidade, como por exemplo, no “Dia do meio ambiente” não ligar o ar condicionado.
Em suma, este trabalho não se esgota neste ponto, a pesquisa ainda continua e com o objetivo final de proporcionar um feedback para o Instituto de forma a melhorar a economicidade nos processos para então colocar o IFMA de Barra do Corda no caminho da economicidade.
Palavras-chave: Administração, Eficiência, Economicidade.