65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
IMPORTÂNCIA DOS INDICES ZOOTÉCNICOS E ECONÔMICOS PARA A AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DA ATIVIDADE LEITEIRA: UM ESTUDO DE CASO
Maria Imaculada Fonseca - Profa. Dra. - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Jaboticabal
Ricardo Millani Alves de Toledo - Agrônomo - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Câmpus de Jaboticabal
INTRODUÇÃO:
Devido ao novo cenário da economia mundial, onde a crise econômica e a globalização vem afetando diretamente a agropecuária, os produtores não encontram outra saída a não ser maximizar a eficiência produtiva e, principalmente investindo na gestão eficaz da propriedade. Neste contexto, a cadeia produtiva do leite, atualmente um dos principais setores do agronegócio brasileiro, vem passando por um processo de reestruturação de forma a tornar-se mais competitiva e, para isso vem demandando investimentos em pesquisas voltadas à gestão, difusão das tecnologias e a utilização de técnicas administrativas e de produção, que possibilitem ao produtor obter instrumentos efetivos de planejamento, implantação e controle das atividades a serem executadas para assim aumentar a produção e qualidade do leite (FERREIRA, 2009). Para tanto é necessário o perfeito entendimento e interpretação dos índices zootécnicos e econômicos obtidos na propriedade, pois possibilitam a avaliação tanto da eficiência técnica quanto econômica da atividade e, consequentemente permitem a tomada de decisões para que se torne possível melhorar o desempenho ou introduzir novas tecnologias para aumentar não apenas a produção e a qualidade do leite produzido, mas também a lucratividade, objetivo maior do produtor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliação da viabilidade técnica e econômica da pecuária leiteira em uma propriedade rural, através da comparação dos índices zootécnicos e econômicos encontrados com os recomendados segundo a literatura.
MÉTODOS:
Foi realizada uma pesquisa descritiva, na forma de um estudo de caso em uma propriedade leiteira no interior do Estado de São Paulo sendo a coleta dos dados realizada por meio de visitas técnicas à propriedade onde, além da observação “in loco” foram feitas entrevistas com o proprietário e funcionários envolvidos na atividade. Para avaliação dos parâmetros foram utilizados como valores de referência os considerados ideais segundo recomendações técnicas da EMBRAPA (2012). Para o desenvolvimento da pesquisa e para facilitar a comparação entre os indicadores técnicos recomendados e os encontrados na propriedade estudada, foram consideradas as seguintes áreas funcionais que compõem a atividade leiteira: Instalações e equipamentos, Recursos Humanos, Manejo Produtivo e Reprodutivo, Manejo Alimentar e Manejo Sanitário.. Para avaliação dos índices econômicos foram utilizadas as recomendações da EMBRAPA (2006), sendo que os custos operacionais foram realizados segundo Matsunaga et. al. (1976).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A propriedade está localizada a 12 km da cidade de Palestina-SP, sendo de médio nível tecnológico, possui área total de 50 ha, sendo 18 ha para a pecuária leiteira. O rebanho é composto por 35 animais girolandos, sendo 15 vacas em lactação, com produção diária de 200 litros e produtividade de 13,3 litros/vaca/dia. Constatou-se que as áreas funcionais que mais interferem na obtenção dos índices zootécnicos ideias são: os equipamentos e instalações que estão sendo subutilizados em virtude do reduzido número de animais em relação à infraestrutura da propriedade, sendo indicada a recomposição do rebanho; recursos humanos ineficientes, sendo indicado estipular planos de metas e bonificação extra como forma de estímulo; o manejo produtivo, reprodutivo e sanitário, estão adequados. Quanto aos fatores econômicos, a não realização rotineira de custo de produção e fluxo de caixa são considerados gargalos a serem corrigidos com urgência. Dentre os vários índices econômicos analisados e que são reflexos desta situação, podemos citar: o COE está em 150,9% do valor da produção, acima do recomendado que é, no máximo, 65%; o COT está em 194,6% do valor da produção sendo que o máximo é 75%; e a margem líquida anual que deve ser no mínimo de 6% do valor do capital total investido está em -11,1%.
CONCLUSÕES:
Diante do exposto percebe-se que a atividade leiteira exercida na propriedade precisa ser reavaliada para que se torne viável tanto técnica quanto economicamente, já que o maior problema está relacionado com os fatores econômicos que, se resolvidos, tornarão a propriedade eficiente, já que a mesma, em termos técnicos, possui bons índices que devem ser preservados. Podemos concluir que a realização do levantamento das variáveis que compõem as áreas funcionais da atividade leiteira é de fundamental importância para a tomada de decisões porque possibilita a detecção e utilização de todo o seu potencial de forma a torná-la eficiente em termos técnicos e econômicos que, apesar de intimamente relacionados, no caso da propriedade estudada não estavam sendo trabalhados com tal correlação. Conclui-se então que é importante a realização de uma gestão eficiente para o alcance dos objetivos e que, a atividade leiteira quando exercida de forma planejada, pode gerar bons resultados ao produtor, tornando-se viável tanto tecnicamente quanto economicamente, ou seja, a identificação e adequação dos índices técnicos e econômicos encontrados com os ideais estão intimamente relacionadas com o desenvolvimento da atividade leiteira, independente do tamanho e do nível tecnológico da propriedade.
Palavras-chave: Pecuária de leite, Gerenciamento rural, Empresa rural.