65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ALIANÇA ESTRATÉGICA NO SETOR PRIVADO COM ENFOQUE AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DO MARKETING AMBIENTAL
Kris Herik de Oliveira - UPM - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (IC)
Reinaldo Dias - Prof. Dr. - UPM - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Orientador)
INTRODUÇÃO:
Na contemporaneidade, organizações empresariais almejam atender as necessidades do mercado-alvo (externas) e de si próprias (internas) atentando-se com os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente. Como estratégia organizacional, algumas delas estabelecem alianças estratégicas com enfoque ambiental. A parceria com outras organizações institui valor ao explorar as oportunidades e neutralizar as ameaças com que uma empresa se depara (BARNEY & HESTERLY, 2010). O objetivo, diante desse cenário, é minimizar ou até mesmo eliminar a ordem negativa de seus impactos no meio ambiente. Consequentemente, nas atividades de marketing, as empresas parceiras organizam e aprimoram as suas ferramentas de acordo com essa perspectiva. Em outras palavras, atua-se com atividades de marketing ambiental. Pois, são essas atividades que procuram formas de atender aos ilimitados desejos e necessidades dos consumidores, sem prejudicar o meio ambiente natural, e ao mesmo tempo realizar os objetivos de comercialização dos produtos das organizações (DIAS, 2009). Neste sentido, as particularidades da aliança estratégica com enfoque ambiental ainda se apresentam pouco exploradas. Portanto, esta pesquisa busca identificar as características da aliança estratégica no setor privado com enfoque ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: identificar as características da aliança estratégica no setor privado com enfoque ambiental. Específicos: identificar empresas privadas que possuíam alianças estratégicas com enfoque ambiental; compreender como a aliança contribui para a eficiência das empresas envolvidas e para manterem o foco no seu produto central; identificar se a aliança envolve atividades de marketing ambiental.
MÉTODOS:
Esta pesquisa qualitativa de caráter exploratório utilizou o questionário (estruturado), com perguntas abertas e fechadas. Em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo. O foco da análise foi o gerente de projetos (que atua no escritório de Valinhos-SP) de uma empresa recém-incorporada a outra de atuação global. A empresa tem como foco principal soluções técnicas e estratégicas que objetivam reduzir os impactos negativos sobre o meio ambiente. Suas atividades são desenvolvidas como forma de assessoria, auditoria, avaliação de impactos ambientais, consultorias, entre outros serviços oferecidos a diversos clientes. A empresa possui mais de 30 profissionais divididos nos seus escritórios do Brasil (Belo Horizonte, São Paulo e Valinhos), a equipe inclui geólogos, engenheiros, biólogos e técnicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Um estudo, já publicado, apresentou que os funcionários e acionistas se sentem melhores por estarem associados a uma empresa ambientalmente responsável e que essa satisfação pode até mesmo resultar em um aumento da produtividade da empresa (LOPES et al., 2008). Dessa forma, quando há parceria com uma empresa visando o enfoque ambiental, se bem disseminada a real intenção e evidenciado os valores ambientais adotados pelas empresas envolvidas, resultados satisfatórios podem ser obtidos. Esta pesquisa, através de respostas disponibilizadas pelo gerente de projetos, identificou que o profissional se mostrou conhecedor parcial do termo “aliança estratégica”, e o restringiu a formalidade, ou seja, à contratos normativamente constituídos e firmados entre as empresas. Mas, de acordo com o referencial teórico abordado, uma aliança estratégica existe a partir do momento que é estabelecido um acordo entre as empresas envolvidas. Assim, quando o profissional afirma: “Temos sim diversos contratos (remunerados) em andamento, firmados com nossos clientes”, este representante já informa que há alianças estratégicas com outras empresas, consequentemente informando que a parceria é vital para a sobrevivência da empresa devido aos parceiros envolvidos no processo.
CONCLUSÕES:
Esta pesquisa de caráter exploratório permitiu identificar características da aliança estratégica com enfoque ambiental. Assim, identificou-se que numa aliança estratégica com enfoque ambiental há acordos na forma contratual; aumento da satisfação dos colaboradores por fazerem parte de empresas que respeitam o meio ambiente; dificuldades no entendimento se a empresa realmente participa de uma aliança estratégica com enfoque ambiental; necessidade de parcerias para a sua sobrevivência; por se tratar de uma empresa de soluções ambientais, esta possui acordos com outras empresas oferecendo seu serviço e mantendo o foco em sua atividade central; de acordo com a busca de oferta de valor superior, nicho de mercado, oportunidades de negócio a empresa realiza atividades de marketing ambiental para manter-se competitiva e sustentável no mercado; o capital intelectual e técnico para a sobrevivência da empresa abordada é alto devido às habilidades e competências dos colaboradores que fazem parte da empresa em questão.
Palavras-chave: aliança estratégica, Meio Ambiente, marketing ambiental.