65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 7. Fisiologia - 3. Fisiologia de Orgãos e Sistemas
AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VENTRICULAR SISTÓLICA E DIASTÓLICA PELO ECOCARDIOGRAMA TRANSTORÁCICO EM RATOS SUBMETIDOS A UMA DIETA HIPERLIPÍDICA
Raquel Sarmento Mateus - UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (IC)
Vera de Moura Azevedo Farah - Profª. Drª. UPM - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
De acordo com a OMS (2012), a obesidade é considerada uma epidemia mundial, intimamente relacionada com um desequilíbrio alimentar e redução do gasto energético. Os alimentos fast-foods e industrializados, são classificados como alimentos de alto teor de gorduras, contribuindo de forma importante para diversas disfunções, como a obesidade. Muitos estudos tem apresentado a associação entre obesidade e doenças cardiovasculares, que mostram um aumento da pressão arterial, e também no metabolismo de açúcar e lipídeos no sangue. Além disso, crianças acima do peso possuem maior susceptibilidade no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio e acidentes vasculares, que podem ser associados ou decorrentes de alterações na morfologia ou na fisiologia cardíaca, que por sua vez pode ocorrer também devido a fatores como: diabetes, síndrome metabólica e outros. A ecocardiografia transtorácica (ETT) é uma técnica não invasiva baseada na utilização de ultra-sons para o estudo das funções e da anatomia do coração.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do nosso trabalho foi avaliar através do ecocardiograma transtorácico (ETT), a ocorrência de alterações morfológicas cardíacas em ratos submetidos a uma dieta hiperlipídica desde o desmame, com 21 dias de idade, durante 7 semanas até a fase adulta.
MÉTODOS:
Foram utilizados ratos Wistar machos (n=8/grupo), com 21 dias de idade (recém desmamados), pesando entre 50-60g, separados em: grupo controle (GC), alimentados com ração industrial padrão, 3% de teor lipídico, e livre acesso a água; e grupo dieta hiperlipídica (GHL), alimentados com ração hiperlipídica, contendo 30% de teor lipídico, e livre acesso a água. Ao final da 7ª semana do protocolo experimental, os animais foram anestesiados (Ketamina: 50mg/Kg e Xilazina: 12 mg/Kg, i.p.), para a realização do ETT (técnica não invasiva). A frequência utilizada foi de 13 MHz para melhorar a resolução e penetração no tecido, possibilitando assim o estudo dos seguintes parâmetros morfológicos do ventrículo esquerdo (VE): diâmetro da cavidade do VE na diástole (DVEDIA) e na sístole (DVESIS), espessura do septo interventricular na diástole (ESIVDIA) e na sístole (ESIVSIS), e massa ventricular esquerda (MVE), sendo todos os parâmetros corrigidos pelo peso corporal. Os resultados foram analisados pelo teste t para amostras não pareadas, e apresentados como média±erro padrão da média. Foram considerados os resultados significativamente diferentes somente quando p≤0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao final do protocolo experimental de 7 semanas, os animais de ambos os grupos não apresentaram diferença significativa no peso corporal final. Entretanto, os animais GHL (3,95 ± 0,19, g/Kg) apresentaram aumento significativo da MVE, quando comparados com o grupo GC (3,06 ±0,38, g/Kg). O mesmo ocorreu com a ESIVDIA (GHL= 0,46±0,015 vs GC= 0,40±0,030, cm/Kg) e DVEDIA (GHL= 2,62 ±0,18 vs GC= 2,42±0,04, cm/Kg). Porém, quanto aos parâmetros de DVESIS Diástole (GC=2,04 ± 0,14 vs GHL=2,62 ± 0,18 cm/Kg) e ESIVSIS (GC=1,34 ± 0,01vs GHL=1,55 ± 0,16 cm/Kg), não foram observadas diferenças significativas entre os grupos GHL e GC.
CONCLUSÕES:
Nossos resultados sugerem que o consumo de uma dieta hiperlipídica durante 7 semanas, iniciada na fase de desmame, foi acompanhada de importantes ajustes da morfologia do ventrículo esquerdo, na fase adulta dos animais GHL, sendo destacado principalmente pelo aumento da massa ventricular esquerda, sugerindo uma hipertrofia ventricular esquerda.
Palavras-chave: dieta hiperlipídica, ecocardiograma transtorácico, hipertrofia ventricular esquerda.