65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PERCEPÇÃO DOS DISCENTES A RESPEITO DA INSERÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Juliana Machado Ferreira - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Hermano Ribeiro de Carvalho - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Lucas Albuquerque do Nascimento - Curso de Ciências da Natureza - UFPI
Luísa Maria Vieira de Araújo Costa - Ceti-Governador Freitas Neto/Profa. Supervisora do PIBID de Ciências da Natureza
Boniek Venceslau da Cruz Silva - Prof. MSc / Orientador – Curso de Ciências da Natureza - UFPI
INTRODUÇÃO:
Hoje, o ensino de Ciências vem sendo alvo de intensas pesquisas, algumas delas apontam que as atividades baseadas em teoria-exercício-teoria distanciam os alunos das aulas de ciências. Ciente desse problema, nesse trabalho propormos o uso de atividades lúdicas como fator complementar e motivacional na sala de aula. Entendemos que as atividades lúdicas, de modo geral, são tidas como atividades prazerosas, pois buscam dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Tais atividades como jogos didáticos, brincadeiras, cruzadinhas, caça-palavras dentre outras, funcionam como mais um recurso a fim de aproximar os alunos da disciplina em questão. Além de funcionar como uma ferramenta de auxílio para a aprendizagem, as atividades lúdicas são capazes de estimular a espontaneidade dos alunos, enriquecendo suas próprias capacidades, como o desenvolvimento da criatividade e a interação entre as pessoas. Neste presente trabalho, desenvolvido por bolsistas do Pibid da Universidade Federal do Piauí, buscamos apresentar algumas atividades lúdicas que possibilitam aproximar os alunos do ensino fundamental à ciência, uma vez que tais atividades podem ser desenvolvidas de maneira a alcançar resultados satisfatórios no âmbito do ensino de Ciências.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Criar, aplicar e analisar atividades lúdicas na área de ciências no ensino fundamental tendo em vista facilitar a compreensão dos alunos sobre alguns aspectos da citologia. Analisar a percepção dos alunos quanto à inserção dessas estratégias didáticas e de que modo influenciam no processo de aprendizagem dos mesmos.
MÉTODOS:
A pesquisa realizada é de cunho quantitativo e qualitativo, pois nela levamos em consideração a análise baseada em dados recolhidos do questionário aplicado no final da estratégia didática, bem como as opiniões/comportamentos dos participantes. O trabalho foi desenvolvido em uma escola estadual situada em Teresina numa turma de 9º ano do ensino fundamental contendo 30 alunos. Ele foi estruturado em atividades complementares aos conceitos de citologia (transportes de substâncias por meios da membrana plasmática e funções das organelas citoplasmáticas) usadas em sala, a citar: cruzadinhas, caça-palavras e atividades de colagem. A coleta de dados para o embasamento da pesquisa foi realizada mediante tanto a observação, por parte dos bolsistas, no decorrer das atividades aplicadas quanto a análise das respostas do questionário realizado com os alunos. O questionário foi apresentado aos alunos após as atividades com o intuito de diagnosticar a percepção dos mesmos a respeito das práticas adotadas, através de seis questões que iam desde pedido de sugestões para novas atividades até a opinião do quanto essa nova abordagem facilitou ou não na compreensão e/ou revisão dos conteúdos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a aplicação das atividades lúdicas os alunos demonstraram bastante entusiasmo e interesse, de tal forma que houve a participação total da turma, à medida que iam realizando as atividades os alunos interagiram uns com os outros, relembrando conteúdos já abordados em sala de aula. Os alunos não consideraram as atividades difíceis de serem executadas, e as mesmas foram realizadas dentro do tempo previsto. A partir da análise dos questionários aplicados com os alunos, pôde-se observar que grande parte deles gostaram das atividades e as julgaram como um complemento que proporcionou a facilitação e compreensão dos conteúdos. Por exemplo, 70% dos alunos afirmaram que as atividades foram muito proveitosas e ajudaram muito para a compreensão e revisão dos assuntos trabalhados em sala de aula e 23,74% consideraram a utilização dessas atividades inovadoras como algo positivo para a aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Com base nos resultados desse trabalho, pode-se concluir que a criação bem como a aplicação de atividades lúdicas como uma ferramenta que tem como intuito tanto a revisão quanto a melhor compreensão de conteúdos é bastante válida e viável. Percebe-se ainda que as atividades atuam como um fator de aproximação da ciência com os alunos, por serem exercícios realizados no dia-a-dia dos mesmos. Neste caso, os conteúdos vistos em sala é que fazem parte das brincadeiras. As análises feitas em sala de aula e as dos questionários mostraram a grande aceitação das atividades por parte dos alunos, e que os mesmos julgaram proveitosas essas estratégias, pois permitirem uma maior dinamização e facilitação no processo de aprendizagem de ciências.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Atividades lúdicas, Ciências no ensino fundamental.