65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR E/OU DIDÁTICA NOS CURSOS PÓS-GRADUAÇÃO STRICTU SENSO DE DIREITO RECONHECIDOS PELA CAPES NO ANO DE 2012.
Barbara Damilla Mesquita Pauferro - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Edna Cristina do Prado - Prof. Dra./Orientadora - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa teve como objeto de estudo a formação do docente que atua nos cursos de bacharelado em Direito nas faculdades, centros universitários e universidades distribuídas pelo país. Essa pesquisa foi realizada, por meio de uma abordagem quantitativa, uma ampla cartografia da oferta (ou não) de disciplinas relacionadas à metodologia do ensino superior e/ou didática nos 107 cursos de pós-graduação strictu senso em Direito (76 cursos de mestrado e 31 cursos de doutorado), reconhecidos pela Capes no ano de 2012 a partir das informações disponibilizadas no site da própria Capes e dos referidos programas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Fazer um inventário analítico sobre a oferta de disciplinas relacionadas à metodologia do ensino superior e/ou didática nos cursos pós-graduação strictu senso de mestrado e doutorado em Direito reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no ano de 2012.
MÉTODOS:
Para obter informações referente aos 107 cursos cadastrados na CAPES primeiro foi efetuada uma busca no site desta e a pesquisa foi realizada nos cadastros das 76 Unidades de Ensino Superior divididos em dois momentos. No primeiro momento, foram separados os seguintes tópicos: o nome da Instituição de Ensino, a Modalidade que disponibilizava (Mestrado e/ou Doutorado), o Nome do Curso que a instituição oferta, a Duração total do curso, os Contatos da instituição (e-mail, telefone e/ou fax) e o nome do Coordenador do Programa, colocando tudo em um quadro e os separando por regiões. Com essa etapa da coleta de dados pronta, foi realizada a segunda etapa que foi uma nova busca, desta vez nos sites das próprias Instituições de Ensino, com o intuito de encontrar as matrizes curriculares dos cursos expostas nos site.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir das informações colhidas nos sites das instituições de ensino superiores cadastrada na CAPES, observamos que das 76 instituições, 26 delas possuem em sua matriz curricular didática e/ou metodologia de ensino superior, e 47 instituições não possuem em sua matriz curricular disciplinas relacionadas à metodologia do ensino superior.
Os cursos de mestrado e doutorado acadêmico habilitam professores para contribuírem na formação de novos profissionais da área. Para essas pessoas que escolheram a sala de aula, a disciplina de didática e/ou metodologia no ensino superior é de suma importância, pois, um profissional que tem um grande conhecimento e sabe como dividi-lo de uma forma que a grande maioria consiga entender, estará contribuindo não só para formação construção do conhecimento daquela determinada pessoa e sim para o ciclo de troca/construção de conhecimento. Assim obtendo um resultado de uma sociedade bem informada.
CONCLUSÕES:
O trabalho em seu todo foi realizado por meio do uso das tecnologias de comunicação e informação, o que se constitui como um grande aspecto positivo, dando mais rapidez à coleta dos dados, o que, de outra forma, seria inviável. Embora já previsível, houve quatro instituições que não disponibilizaram informações referentes à matriz curricular de seus cursos nos sites, com os e-mails das mesmas em mãos, efetuou-se o primeiro contato, porém, apenas uma nos deu retorno via e-mail e anexou no mesmo a matriz curricular, fato que se constitui em um aspecto negativo, mas que se esperada ser superado com os novos contatos já estão previstos até o término desta pesquisa.
Palavras-chave: Pós-graduação strictu senso, Formação Docente, Ensino Jurídico.