65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
ANÁLISE ESPACIAL DA BIODIVERSIDADE BENTÔNICA NO ENTORNO DE UM RESERVATÓRIO NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO – AÇUDE ITANS (CAICÓ-RN)
Renata Sabrina Silva de Menezes - 1. Depto. de Geografia – UFRN (Campus de Caicó)
Joelma de Azevedo Lobo - 1. Depto. de Geografia – UFRN (Campus de Caicó)
Silvana Barbosa de Azevedo - Prof. Ms. Colaboradora - Depto. de Geografia – UFRN (CERES - Campus de Caicó)
Diógenes Félix da Silva Costa - Prof. Dr./co- orientador – Depto. de Geografia – UFRN (CERES - Campus de Caicó)
Renato de Medeiros Rocha - Prof. Dr./Orientador – Depto. de Geografia – UFRN (CERES - Campus de Caicó)
INTRODUÇÃO:
As principais causas da perda da biodiversidade nos ecossistemas aquáticos brasileiros são poluição, eutrofização, assoreamento, construção de barragens, pesca e introdução de espécies exóticas. Esses impactos se tornam ainda mais preocupantes na região Nordeste do Brasil sob influência do clima semiárido, tida como ambiente ecologicamente instável e de forte ação antrópica. O açude Itans (6°29’20”S e 37°04’00”W) está localizado a 4km a sudeste da cidade de Caicó-RN, através do barramento do rio Barra Nova, tributário da bacia hidrográfica Piranhas-Açu, tendo suas águas utilizadas para o abastecimento, a irrigação, pesca e, em alguns pontos, para o lazer. Este reservatório encontra-se situado no Bioma Caatinga, descrito como pobre em espécies e endemismos; entretanto, estudos recentes têm desafiado esse ponto de vista e demonstrado a importância desse bioma para a conservação da biodiversidade brasileira. A sensibilidade de uma comunidade de organismos aquáticos, ou de populações de diferentes espécies, constitui-se em um indicador fundamental das condições ambientais. A capacidade de adaptação dos animais bentônicos a dinâmica dos parâmetros ambientais é fundamental para determinar a sua distribuição, desenvolvimento e produtividade, bem como o seu potencial produtor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve por objetivo analisar a composição da biodiversidade de macroinvertebrados bentônicos no entorno do Açude Itans (Caicó-RN).
MÉTODOS:
As coletas de macroinvertebrados bentônicos foram em 05 pontos de amostragem ao longo da região litorânea do reservatório em maio de 2012, utilizando-se uma caixa de metal tipo Suber adaptada, com diâmetro 30x30x60cm e peneira de 200µm com cabo de metal. In sito, as amostras foram transferidas para sacos plásticos e conservadas em formal a 10%. As amostras foram levadas para o Laboratório de Ecologia do Semiárido – LABESA (UFRN/CERES), onde foram lavadas com água corrente em peneira de 200µm e armazenadas em potes plásticos com álcool a 70 %. Em seguida, as amostras foram triadas em badejas iluminadas contendo água. Os organismos foram quantificados e identificados em estereomicroscópio Olympus com auxílio de bibliografia especializada. Posteriormente, os organismos devidamente identificados foram novamente conservados em potes plásticos em álcool a 70%. Para a elaboração dos mapas de distribuição espacial da comunidade de macroinvertebrados bentônicos foi utilizado o software Arcgis 10.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise dos dados coletados em campo e posterior identificação em laboratório, foi observada a ocorrência de 13 grupos de organismos: Askola, Biomphalaria, Chironomidae (larvas), Chironomidae (pupa), Farrodes, Hagenulopsis, Heteragrion, Hexacylloepus, Melanóides, Macrobrachium ieringi, Oligochaeta, Perlidae e Pleidae. Com base nos resultados das amostras analisadas, verificou-se uma maior diversidade de organismos no decorrer dos pontos amostrais, com predominância de Melanóides, Oligochaetas, Chironomídeos e Biomphalária, sendo estes organismos tolerantes e resistentes a ambientes impactados. Os Pontos amostrais 03 e 04 apresentaram uma menor diversidade de organismos, podendo se caracterizar como os locais mais afetados pelas pressões antrópicas, apresentando apenas organismos resistentes e tolerantes à poluição, como a predominância de Melanóides e Oligochaetas além de organismos do gênero Heteragrion (ordem Odonata), que são organismos resistentes a ambientes impactados.
CONCLUSÕES:
Levando em consideração os aspectos acima citados, considera-se que o Açude Itans apresenta uma baixa diversidade de macroinvertebrados bentônicos, pois o mesmo apresenta organismos tolerantes e resistentes a ambientes impactados, além da predominância de Melanóides, o que pode indicar uma poluição por via orgânica. Em virtude do baixo número de organismos sensíveis a este impacto, conclui-se que o reservatório pode estar sendo submetido às pressões antrópicas, já que os organismos não conseguiram se estabelecer no local. Desta forma, o reservatório merece uma maior atenção e um monitoramento periódico para reconhecer as causas dessa expansão de organismos resistentes e o desaparecimento dos organismos sensíveis, como também o estado ecológico da qualidade da água, para que os gestores venham a intervir com os procedimentos adequados.
Palavras-chave: Macroinvertebrados bentônicos, Açude Itans, qualidade de água.