65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DE ÁGUA COMO MÉTODO DE DISSEMINAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM RECURSOS HÍDRICOS NO ENSINO AGRÍCOLA
Aline Gomes Lopes - Mestranda em Educação Agrícola – PPGEA/UFRRJ
Lenicio Gonçalves - Prof. Dr./Orientador - Depto.de Biologia Animal-DBA/IB/UFRRJ
Harossandro Tarabossi Araruna - Acadêmico de Engenharia Agronômica – ULBRA/RO
Nilton Bonelle - Prof. Engenheiro Químico – ULBRA/RO
Geisiane Kelly Gonçalves de Oliveira - Acadêmica de Licenciatura em Química – IFRO
Shirley Barros de Sales - Acadêmica de Licenciatura em Química – IFRO
INTRODUÇÃO:
A água é um elemento indispensável para a manutenção da vida. Está presente no corpo dos seres vivos, em sua alimentação entre outras atividades. Quando pura é inodora, incolor e insípida, porém nas últimas décadas, como consequência das transformações e problemas socioambientais resultantes dos sistemas de produção e da globalização, a qualidade dos mananciais tem sido alterada. Este fato é ocasionado, dentre outros aspectos, pelas atividades antrópicas que impactam de um modo geral o meio ambiente, acarretando a redução da disponibilidade de água de qualidade, além de comprometer o seu aproveitamento e reaproveitamento. Frente a estes fatos, é de suma importância difundir uma consciência ambiental que evite a contaminação, poluição e degradação dos sistemas hídricos. Portanto, inserir no ambiente escolar conhecimentos relativos ao meio ambiente e dentre eles os de qualidade das águas, desperta o interesse e a necessidade dos alunos, futuros profissionais, de direcionar medidas preventivas para manter o equilíbrio e a qualidade ambiental, com consequente melhoria da qualidade de vida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir, através da Educação Ambiental com ênfase em recursos hídricos, para a melhoria do nível de conhecimento dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin.
MÉTODOS:
Participaram da pesquisa 48 estudantes do 3º ano do Ensino Médio integrado ao curso Técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin localizada no município de Cacoal – Rondônia. A pesquisa se deu no período de outubro de 2012 a março de 2013. Inicialmente foi realizada uma reunião com a equipe pedagógica para apresentar o projeto. Posteriormente, foi proferida uma palestra aos estudantes para também informá-los sobre a pesquisa e convidá-los a participar. Após estas atividades foram realizadas, durante os meses de fevereiro e março de 2013, visitas de campo - ao córrego Lobó e ao poço artesiano da escola com o objetivo de coletar amostras de água para análise. Foram cinco pontos de amostragem identificados com GPS, com três subamostras para cada ponto. A metodologia utilizada para as análises está de acordo com o Método para Análises de Águas Potáveis e Residuárias (APHA, 1995) e o Manual Prático de Análise de Água – FUNASA. A Resolução CONAMA 357/05 e a Portaria 2914/MS foram utilizadas para estabelecer os valores máximos dos parâmetros: pH; fósforo; nitrato; nitrito; nitrogênio amoniacal; potássio e oxigênio dissolvido.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante a reunião com a equipe pedagógica foi apontada, pelos professores, a importância da participação dos alunos do 3º ano para colaborar na realização do trabalho, por serem do último ano de formação do curso técnico e que estão construindo conhecimentos para aplicar no cotidiano profissional e pessoal. Tais estudantes também teriam maior facilidade em compartilhar com os outros alunos da escola durante o dia mundial da água, a experiência vivida neste projeto. Ficou evidenciado que a atividade prática desenvolve nos alunos a responsabilidade do fazer e abrange a capacidade de aprendizagem. Durante a análise dos dados da pesquisa os alunos demonstraram que necessitam de métodos eficientes para adquirirem a capacidade de analisar e compreender os problemas ambientais e consequentemente, produzirem medidas redutoras, compensatórias e mitigadoras. Nesta perspectiva a Educação Ambiental surge como uma alternativa para promover experiências, reflexões sobre os acontecimentos do cotidiano e a realidade, além de construir e/ou expandir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento de uma nova visão de mundo.
CONCLUSÕES:
Com a realização desta pesquisa verificou-se que a água analisada do córrego e do poço localizados na escola é de boa qualidade, porém já está em estado de alerta com relação aos impactos ambientais existentes na região, pois se observou excesso de fósforo em todos os pontos de coleta e do baixo valor do pH em um dos pontos. Com base na bibliografia pesquisada, conclui-se que a quantidade de fósforo não confere, diretamente, riscos à saúde humana ou animal, mas contribui para o processo de eutrofização do ambiente aquático. Com relação ao pH, o valor médio encontrado de 5,75 está abaixo do estabelecido na legislação correspondente, caracterizando a água como ácida. Os estudantes se mostraram preocupados em conseguir soluções para diminuir tal impacto ambiental, sendo assim conclui-se que a participação dos alunos no projeto e a disseminação deste novo conhecimento no evento realizado no dia mundial da água possibilitou a conscientização da importância da conservação dos recursos hídricos, a utilização do tema e a metodologia empregada foram importantes para que os estudantes adquirissem novos conhecimentos sobre o assunto e desenvolvessem a consciência ambiental sobre o uso e poluição da água, tornando-se assim, cidadãos mais participativos na sociedade.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Recursos Hídricos, Ensino Agrícola.