65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A INICIAÇAO CIENTIFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
RITA DE CÁSSIA PEREIRA BORGES - Profa. Dra. - IFMT – Campus Cáceres
MARCOS FRANCISCO BORGES - Prof. Dr. Depto. de Matemática – UNEMAT
VITÉRICO JABUR MALUF - Prof. Dr. Depto. de Matemática – UNEMAT
INTRODUÇÃO:
O ensino de ciências tem sido apontado pelos pesquisadores da área como um dos pontos nevrálgicos da educação formal (AZEVEDO (2006); BARCELOS et al (2010), FRACALANZA (1986); HAMBURGER (2007); KRASILCHIK (2007); MAGALHÃES e OLIVEIRA (2007); NARDI (1998)), pois, ainda é comum encontrar, desde as séries iniciais até a universidade, uma prática em que o modelo de ensino ainda é o da transmissão de conhecimentos.
É neste contexto, que entendemos que evento como o da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, oferecido pelo CEICIM/UNEMAT/IFMT, é importante para a iniciação científica dos alunos da Educação Básica, bem como para provocar mudanças no ensino de ciências. Como diz Arguello (2002): “Educar em ciência é educar no processo de fazer ciência”, e o evento estimula, sob a orientação dos professores de ciências e matemática, o aluno a participar deste processo, ao realizar suas próprias investigações, a achar respostas às suas perguntas, por meio da observação de situações vividas no seu cotidiano, além de desenvolver a linguagem oral e escrita.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar como introduzir a iniciação científica aos alunos na educação básica no ensino de ciências.
MÉTODOS:
O projeto “Revelando Novos Talentos” proporciona aos alunos elaborem, juntamente com seu professor orientador, uma investigação que tem como ponto de partida uma questão problema, a qual é desenvolvida durante o ano letivo e com a apresentação dos resultados ao público na “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal”.
O projeto encontra-se estruturado tem quatro fases: i) escolha do tema e a elaboração do Projeto; ii) o desenvolvimento do projeto; iii) preparação para a Mostra – elaboração do resumo expandido para publicação em Anais e montagem do pôster – e iv) exposição do trabalho na Mostra, que é avaliado por três professores das instituições envolvidas e com formação que atenda às áreas dos projetos.
Durante estas fases, nosso papel foi o de monitorar o desenvolvimento dos projetos nas escolas, acompanhando a equipe de alunos e o professor orientador e pela realização do evento, que teve a apresentação de 55 trabalhos de 13 escolas, o que envolveu, aproximadamente, 220 alunos da Educação Básica e 38 professores orientadores.
Os trabalhos apresentados na Mostra foram analisados a partir de quatro categorias: 1 – Questão problema/observação, 2 – Divulgação científica, 3 – Pesquisa Científica e 4 – Desenvolvimento Tecnológico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O resultado da análise dos trabalhos apresentados e publicados no Anais da “Mostra” nos dá indícios de que é possível a construção de um modelo de ensino de ciências com base na investigação e experimentação dos alunos, sob orientação dos professores, como é recomendado por muitos educadores e academias de ciências de todo mundo, entre elas a Academia Brasileira de Ciências, contrapondo-se ao modelo de ensino da transmissão de conhecimentos. Dos 55 trabalhos, quatro foram considerados na categoria Questão problema/observação, em que se torna evidente a indagação, observação e o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, 29 trabalhos na categoria Divulgação científica, detectando a habilidade de demonstrar, reunir, articular e comunicar o conhecimento científico já produzido, a partir de uma questão problema. Na categoria Pesquisa Científica foram apresentados 17 trabalhos, com destaque para o método de investigação, sistematização dos resultados e conclusões, caracterizando a pesquisa como instrumento de produção do conhecimento. Na categoria Desenvolvimento Tecnológico os cinco trabalhos encontravam-se voltados a produção de novos produtos e materiais tecnológicos.
CONCLUSÕES:
A introdução dos alunos da educação básica na iniciação científica encontra-se refletida nos trabalhos da categoria Pesquisa Científica, pois a partir da busca da solução de uma situação problema, eles chegaram a conclusões originais e relevantes, favorecendo o aprendizado em ciência. Todos os trabalhos partiram de uma questão problema e tiveram em seu desenvolvimento cunho investigativo, como é o caso da categoria Divulgação Científica, o que nos permite dizer que os conteúdos existentes, podem ser abordados, pelo professor, de forma investigativa, pois oportuniza a busca da produção do conhecimento, o que o torna relevante para a aprendizagem dos conceitos científicos, bem como, para o desenvolvimento da prática científica. O resultado da análise dos trabalhos publicados no Anais da Mostra de 2012 possibilitou, ainda, que houvesse a reelaboração dos critérios, realinhando o projeto para 2013 de acordo com as categorias:i) Iniciação Científica Mirim; ii) Divulgação Científica; iii) Incentivo à Pesquisa e iv) Desenvolvimento Tecnológico. Os resultados deste trabalho nos aponta que o ensino de ciências baseado na investigação é um passo importante para a formação de alunos da educação básica, bem como, para a mudança do quadro em que se encontra o ensino de ciências.
Palavras-chave: Investigação Científica, Produção do conhecimento, Mostra de Iniciação Científica.