65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição
ROTULAGEM NUTRICIONAL DA RAPADURA COM COCO FABRICADA EM FORTALEZA-CE
Rhaysa Sara Lima Santos - Departamento de Nutrição – UNISULMA
Camila Martins Carvalho - Departamento de Nutrição – UNISULMA
Marluce Alves Coutinho - Profa. Esp./Orientadora – Departamento de Nutrição – UNISULMA
Rafaelle Cordeiro Pereira - Profa. Mestre/Co – Orientadora – Departamento de Nutrição - UNISULMA
INTRODUÇÃO:
A rapadura é um produto sólido natural, obtido por concentração de suco de cana-de-açúcar Saccharum ssp previamente clarificado, e tradicionalmente comercializados em blocos de diferentes formas e tamanhos. Em todo o Brasil a rapadura vem sendo introduzida no cardápio das dietas saudáveis, por suprir as necessidades nutricionais do ser humano em todas as etapas da vida. A ANVISA, em novembro de 2000 publicou a Resolução RDC n°94, que aprova o regulamento técnico referente à Rotulagem Nutricional Obrigatória de Alimentos e Bebidas Embalados, com o objetivo de estimular as práticas alimentares e estilos de vida saudáveis, para a promoção da saúde, facilitando a escolha de alimentos saudáveis a partir das informações declaradas nos rótulos dos alimentos. Essa iniciativa é uma das diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Alimentação e Nutrição, para a redução dos índices de sobrepeso, obesidade e as associações com outras doenças crônicas de reconhecida relevância epidemiológica. Passou então a ser obrigatória a declaração do valor calórico e dos nutrientes (proteínas, gorduras, gorduras saturadas, colesterol, carboidratos, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio) nos rótulos do alimentos embalados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar o rótulo nutricional para a rapadura com coco seguindo as exigências legais.
MÉTODOS:
A rapadura com coco, utilizada no estudo foi adquirida de Fortaleza-Ce, com o período de produção de 15 dias até seu transporte aéreo. Até o momento das análises o produto ficou acondicionado em recipientes de plástico com tampa, armazenado em local arejado e à temperatura ambiente. A composição centesimal utilizada foi obtida dos resultados das análises-físico químicas realizadas previamente e baseadas nos métodos recomendados pela A.O.A.C., 1996 e pelo Instituto Adolf Lutz, 2008. A rotulagem nutricional da rapadura com coco foi realizada, seguindo a RDC de n° 360 de 2003, RDC de n° 259 de 2002 e o Manual de Orientação ás Indústrias de Alimentos (ANVISA, 2005). A rotulagem nutricional auxilia aos consumidores a terem maiores informações sobre o produto que está sendo adquirido
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi determinada a porção média para rapadura com coco de 25g. O valor calórico é correspondente a 5% do valor energético diário com base em uma dieta de 2000 kcal. O carboidrato composto no produto apresenta 7% das recomendações de ingestão diária. E a proteína representa 1% do valor diário recomendado, sendo proveniente da adição do coco, pois esse nutriente não tem quantidade significativa na rapadura tradicional, a quantidade de proteína no produto não o torna um alimento protéico, mas, contribui para o aumento do valor nutricional. Os lipídeos presentes na composição do produto representam 2% das recomendações diárias sendo este de origem vegetal. Por não ter sido realizado a análise de fibra alimentar obrigatória na rotulagem toma-se como referência a quantidade de fibras presente no coco que segundo o Mistério da Saúde (2002) é de 3,80g para 100g do produto. A rapadura com coco apresenta 7mg de sódio e sabendo que a recomendação diária é de 2400 mg pelas DRI´S (FAO/OMS 1996) o produto possui quantidade não significativa não sendo declarada no rotulo. Para a discussão dos dados da rotulagem da rapadura com coco não foi encontrado nenhum estudos que ajudasse a referenciar tais resultados.
CONCLUSÕES:
A rapadura é uma das sobremesas predileta nas mesas nordestinas, comercializada em barras, de formatos e pesos diversos, a guloseima possui versões sofisticadas, temperada com especiarias. Rotulagem nutricional é toda inscrição destinada a informar o consumidor sobre as propriedades nutricionais dos alimentos, que compreende a declaração do valor energético e dos nutrientes. Com elaboração da rotulagem nutricional a porção definida de 25 g da rapadura com coco, verificou-se que esta supre a necessidade calórica recomendada para lanches podendo substituir tal refeição. Como forma de sugestão o produto pode ser inserido na alimentação escolar, incentivando o consumo de doces naturais sendo fontes nutricionais na tentativa de excluir balas, chicletes e outras guloseimas que apresentam restrição para promoção da alimentação saudável. A quantidade de sódio presente na rapadura com coco foi insignificante não contra-indicado seu consumo devido a presença deste mineral para pessoas com hipertensão arterial ou grupos de risco. A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras.
Palavras-chave: Rapadura com coco, Valor energético, Rotulagem.