65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO MARQUES AGUIAR DE CAPITÃO POÇO - PA
Charles Ramon de Medeiros Brito - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Wendel Kaian Oliveira Moreira - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Antonia Jucinéia Braga Sousa - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Fábio Daibes Borrajo - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Rodrigo Martins da Costa - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
Com grande demanda de extração dos recursos naturais no sentido descontrolado em decorrência da alta taxa de indivíduos no planeta com uma carga de consumismo muito elevada, veio a necessidade de uma nova visão para o uso dos recursos naturas do planeta, pesquisadores e ambientalistas buscam formas de conscientizar a sociedade para um uso ecológico dos recursos, pondo essa sensibilidade em crianças, jovens e adultos, mostrando a “problemática ambiental e a importância de aquisição de novos comportamentos e atitudes” para que haja bom fundamento de conscientização ambiental na sociedade, tem que haver uma transcendência de um saber endógeno com fundamentos consistentes para elevação do conhecimento ecológico do indivíduo na questão de boas maneiras do uso sustentável dos recursos naturais, uma vez que, ainda permuta uma mentalidade entre nós o mito da abundância e da inesgotabilidade dos recursos naturais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi averiguar como os alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Marques Aguiar em Capitão poço - PA são orientados para trabalhar a consciência ambiental e quais os fatores limitantes para desenvolvimento dessa atividades.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado no período de Abril a Maio do ano de 2012, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Francisco Marques Aguiar localizada no bairro Gasolina (Capitão Poço- PA, onde foi desenvolvido uma pesquisa sobre a Educação ambiental e conscientização ecológica. A Escola tem funcionamento nos horários matutino, intermediário, vespertino e noturno, foi fundada 2004, a escola tem um total de doze (12) salas apresentando uma média de 20 alunos por classe, trabalhando da 1º ao 9º ano. Como instrumental de pesquisa, foram utilizada entrevista com os alunos, de diferentes séries, e com os professores, esta entrevista se deu por meio de dois tipos de questionários, o primeiro dirigido somente ao corpo docente e o segundo aos alunos. A aplicação do questionário foi realizada durantes o turno Vespertino com duração média de 20 minutos por classe no dia. Para a decodificação dos dados quantitativos e para a criação de uma tabela para o melhor entendimento dos dados foi necessário ter o auxilio o programa Microsoft Office Excel 2007 onde foram gerado gráficos tabelas para que tais dados fossem discutidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com os dados obtidos e analisados os principais fatores que contribuem para o seu desenvolvimento ou que os limitam mediante a tais questões . A avaliação do questionário aplicado para os professores foi concluído que: 75% do corpo docente afirmam que a escola não prioriza a formação da visão ambiental, mas 50% dizem que de alguma forma a escola já trabalha com o desenvolvimento da consciência ambiental. No entanto 100% concluem que não há nenhum tipo de projeto aplicado voltado a este desenvolvimento, isto interfere diretamente na coleta seletiva de lixo, no desperdício de água e na ações futura do alunos. Em consequência para 65% dos alunos a escola tem uma visão ambiental e 60% responderam que a escola não trabalha nenhum tipo de consciência ambiental, ficaram confusos ou não sabiam, quanto à coleta seletiva, também 70% relataram que não há apoio público e mobilização da comunidade envolvida, no qual reflete diretamente nas dificuldades enfrentadas para implementação da consciência ambiental.
CONCLUSÕES:
Na escola onde foi feita a pesquisa foi observado baixos níveis de conscientização ecológica que é preciso estimular ainda mais alunos e professores a reconhecerem a necessidade que se faz hoje, a ter desde cedo uma educação ambiental, é fundamental também a importância da existência de profissionais capacitados que possam orientar melhor as crianças e adolescente, um elo entre a comunidade e poder publico que é omisso ao processo.
Palavras-chave: Educação ambiental, Alunos, Professores.