65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
LEIA E DEVOLVA
Hugo Guedes Gonçalves - Estudante do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana - Bolsista da FAPERJ
Lívia Souza Silva - Estudante do IFF Campus Bom Jesus do Itabapoana - Bolsista da FAPERJ
Sebastião Reis Teixeira Zanon - Professor Orientador – Instituto Federal Fluminense – Campus Bom Jesus
INTRODUÇÃO:
A prática da leitura é um fator importante no processo de aprendizagem do aluno, tem grande relevância na aquisição de conhecimentos e habilidades na formação do cidadão e ajuda a instaurar as relações do indivíduo com a sociedade.
O projeto “LEIA E DEVOLVA!” tem por finalidade estimular o hábito da leitura através da oferta de jornais e revistas, que são oferecidos em locais muito frequentados pelos alunos, em horário extraclasse. O projeto justifica-se pela importância da leitura na formação profissional e cultural do educando.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimular o hábito da leitura através da oferta de jornais e revistas em locais frequentados pelos alunos; Conceber o hábito de leitura como uma prática de lazer e prazer; Contribuir na formação para a cidadania e na formação profissional do educando.
MÉTODOS:
Foram criados quatro pontos de leitura, através de estandes em locais preferencialmente frequentados pelos alunos, visando facilitar o acesso destes a jornais e revistas. Os materiais permanentes como mesas, cadeiras e painéis foram fornecidos pelo IFF – Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Foram feitas as assinaturas de dois jornais diários (O Globo e O Dia) e três revistas semanais (Veja, Época e Superinteressante), além de doações de jornais e revistas feitas por alunos, professores e servidores, que são distribuídos diariamente por estes pontos. Foram também confeccionados cartazes com textos que estimulam a leitura.
Diariamente os bolsistas passavam pelos pontos para reorganizarem as mesas e reporem o material que, às vezes era retirado do local.
Antes da distribuição dos estandes com o material de leitura, foi aplicado um questionário aos alunos a fim de coletar dados sobre a frequência da leitura de jornais e revistas da clientela envolvida. Ao final do projeto, foi aplicado outro questionário e comparados os dados estatisticamente, com o objetivo de verificar se houve alteração na frequência da leitura de jornais e revistas pelos alunos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos no questionário 1 (aplicado antes da implantação do projeto) demonstraram que os alunos tinham preferência pela leitura de jornais e revistas (35%). Verificou-se ainda que 14% dos entrevistados não liam jornais; 39% liam apenas 1 vez por semana; 33% entre 2 e 3 vezes; 7% entre 4 e 5 e 7% mais de 5 vezes. Segundo o questionário 2, aplicado com o decorrer do projeto, 15% dos alunos passaram a ler 1 vez por semana; 50% entre 2 e 3 vezes; 25% entre 4 e 5 e 10% acima de 5 vezes. Dentre os entrevistados, 88% disseram que o projeto estimulou o seu hábito e/ou gosto pela leitura, ressaltando a importância do projeto na melhora do hábito de leitura dos mesmos.
CONCLUSÕES:
Os dados apresentados confirmam que o Projeto “LEIA E DEVOLVA!” estimula a prática da leitura. Essa constatação pode ser feita não apenas pelos números apresentados, mas também pela observação diária da frequência dos alunos nos locais onde foram disponibilizados os jornais e as revistas. O projeto alcançou, portanto, os objetivos propostos: estimular a prática da leitura e concebê-la como um ato de lazer, de prazer, fundamental na formação para a cidadania e na formação profissional.
Palavras-chave: Leitura, Prazer, Saber.