65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
UM OLHAR ACERCA DA PLURALIDADE CULTURAL NA EDUCAÇÃO A PARTIR DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Antonia dos Santos da Conceição - Depto de Ciências Humanas- UFMA- Campus III
Ellen Rhuanna Silva Meireles - Depto de Ciências Humanas- UFMA- Campus III
Mayanne Kelly Silva Sousa - Depto de Ciências Humanas- UFMA- Campus III
Thayla Andressa Carneiro Nascimento - Depto de Ciências Humanas- UFMA- Campus III
INTRODUÇÃO:
No presente trabalho apresentam-se os resultados de uma pesquisa realizada sobre o tema transversal Pluralidade Cultural que se encontra nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), analisando primeiramente, a necessidade de tratar temas voltados para a essencialidade cultural de cada povo. O século XIX é considerado o século das classificações, sejam elas culturais e/ou sociais, perante a essas classificações surge uma sociedade plural, com diferentes etnias, costumes, culturas, condições socioeconômicas, dentre outras diversidades. Desde o processo de colonização onde o Brasil recebe colonizadores e mão de obra dos mais diversos continentes, nota-se uma multiplicidade de culturas e essas diversidades podem ser percebidas na atualidade de forma mais precisa, o que leva a afirmar que a sociedade brasileira é marcada pela miscigenação. Por estamos imersos em um mundo dotado de diversidades seja cultural, sexual, ideológica,... Faz-se necessário buscar meios que levam essas diversidades a serem conhecidas e respeitadas por todos, então é nesse viés que a Pluralidade Cultural vem se tornando um dos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL,1998) mais importantes pois atuam na busca de um maior discernimento para os alunos perante a toda pluralidade cultural existente em seu meio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com a pesquisa fazer uma análise minuciosa no que diz respeito a forma como tem sido aplicado a temática sobre pluralidade cultural, e questionar a opinião dos professores sobre a importância do ensino da mesma, e ter conhecimento de que forma tem contribuído para a construção do aluno como um cidadão apto a conviver com as mais variadas formas e manifestações culturais.
MÉTODOS:
Realizou-se pesquisa bibliográfica, fazendo uso, sobretudo, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e de artigos que discutem a temática. Para dá um maior embasamento na pesquisa, utilizou-se como instrumento, questionários, sendo aplicada a quantidade de dez questionários para professores do ensino fundamental maior da área das Ciências Humanas do Colégio Estadual Roseana Sarney localizada no município de Bacabal- MA, a análise dos mesmos duraram algumas semanas, tendo em vista a demora da entrega do material pelos professores, visando por meio dos resultados coletados ter conhecimento se a temática tem sido trabalhada em sala de aula, e como os alunos lidam com toda a diversidade que estão imersos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao analisarmos as respostas dos questionários constatamos que todos os professores questionados afirmam a importância de se trabalhar sobre a Pluralidade Cultural. 50% assumem que receberam do Governo Federal os PCN’s, mas, pelos mais diversos motivos, nunca o leram. 70% afirmam que a temática tem um grande papel na construção do sujeito, mas desta porcentagem 40% defende a tese de que seria necessário um professor especializado para tratar da pluralidade cultural, tendo em vista que nos Parâmetros Curriculares Nacionais é elencado alguns objetivos que os alunos devem alcançar como o de conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elementos de fortalecimento da democracia; Compreender a desigualdade social como um problema de todos e como uma realidade passível de mudanças.Repudiar toda descriminação baseada em diferenças de raça/etnia,classe social, crença religiosa, sexo, e outras características individuais ou sociais; (BRASIL, 1998 p. 143).
CONCLUSÕES:
Portanto, a partir da presente pesquisa pode-se notar a relevância da inserção dos temas transversais na sala de aula, focalizando na temática sobre pluralidade cultural, que é de fundamental importância para a convivência do indivíduo em sociedade, num país como o Brasil, que se destaca por sua diversidade cultural, étnica, racial e socioeconômica. Logo, ao expor todas as vantagens que são vinculadas ao conhecimento da Pluralidade Cultural e no quão é importante os docentes se empenharem em ler e por em prática os objetivos elencados na cartilha, a fim de um apoio na prática docente onde o professor tem que buscar métodos que levem o aluno a compreender todas as desigualdades prementes a seu convívio social, e claro, não permitir que seus alunos naturalizem qualquer que seja a desigualdade, tendo em vista que a sociedade é a principal causadora das mesmas.No entanto, nota-se a seriedade de um trabalho embasado com os temas transversais nas práticas pedagógicas, utilizando de diferentes métodos para que seja possível o entendimento dos alunos a fim de formar adultos críticos, e comprometidos com a transformação social igualitária, no que concerne ao direito de uma vida digna e com respeito.
Palavras-chave: Temas transversais, diversidade, cidadania.