65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA ÁGUA DE REFRIGERAÇÃO DO DESTILADOR PARA REUSO
Shirley Barros de Sales - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Geisiane Kelly Gonçalves de Oliveira - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Aline Gomes Lopes - Orientadora/Mestranda em Educação Agrícola – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
O total de água no planeta causa uma impressão de abundância. Durante milênios ela foi considerada um recurso infinito, levando o homem a acreditar que os recursos hídricos eram inesgotáveis. Devido a crescente demanda pela água potável, imposta pelo crescimento populacional e o mau uso desse recurso, muitas regiões do mundo sofrem com a diminuição da disponibilidade de água limpa. Há locais em que a água já é considerada escassa, comprometendo a saúde da população e a sobrevivência das espécies. O consumo de água contaminada é um dos maiores causadores de mortalidade infantil em todo o mundo, principalmente nos países onde a água limpa já é considerada insuficiente. O Brasil, país rico em recursos hídricos, já está sofrendo com a poluição, contaminação e falta deste recurso natural, principalmente em áreas mais povoadas. Assim, visando à importância da água, este trabalho de pesquisa busca verificar se a qualidade da água de refrigeração do destilador do laboratório de Ciências no Instituo Federal de Rondônia está dentro dos valores permitidos pela legislação para propor o seu reaproveitamento ou não.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a qualidade da água de refrigeração utilizada no destilador do laboratório de Ciências do Instituto Federal de Rondônia, Câmpus Ji-Paraná, a fim de saber se a mesma está apta a ser reutilizada.
MÉTODOS:
Nos meses de Setembro, Outubro e Novembro do ano de 2012 foram realizadas as análises de qualidade da água tratada, da água destilada e da água de refrigeração descartada do destilador. Foram analisadas 15 amostras, sendo 5 em cada mês. As amostras foram coletadas com o auxílio de um Becker, que posteriormente foram identificados com os respectivos nomes: torneira, destilada e descartada. Em seguida, foram preenchidas fichas com os dados referentes às amostras obtidas contendo data e a assinatura de quem realizou as análises. Os parâmetros utilizados para avaliar a qualidade físico-química das amostras foram: pH, cor, sólidos totais dissolvidos, condutividade elétrica, temperatura, sulfeto, cloreto, nitrato, fosfato, nitrito e nitrogênio amoniacal. As coletas e as análises seguiram a metodologia descrita no Manual Prático de Análise de Água – FUNASA embasado no Método para as Análises de Águas Potáveis e Residuárias – Standard Methods for Examination of Water and Wastewater (APHA, 1995). A Resolução CONAMA 357/05 e a Portaria 2914/MS foram utilizadas para estabelecer os valores máximos dos parâmetros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os parâmetros físicos são determinantes para que estabeleça a qualidade das águas, entretanto, parte desses parâmetros não interfere diretamente na saúde daqueles que a utilizam, mas são usados como indicadores de aumento na concentração de parâmetros químicos. De acordo com os resultados das amostras analisadas observou-se que a temperatura da água descartada está elevada, devido à coleta e análise ser realizada logo após o processo de destilação que a aquece. Porém, a temperatura não influência na qualidade da água que será reutilizada. A condutividade elétrica não faz parte do padrão de potabilidade brasileira, porém constitui-se importante indicador de eventual lançamento de efluentes por relacionar-se com a concentração de sólidos totais dissolvidos. Através das análises físico-químicas realizadas foi possível identificar a qualidade da água, que se encontra de acordo com a legislação em vigor, sendo assim pode-se classificar a água apropriada para o uso.
CONCLUSÕES:
Através da pesquisa realizada no Laboratório de Ciências do IFRO, Câmpus Ji-Paraná, observou-se que a água descartada está dentro dos valores exigidos pelas legislações. Nesse caso fica evidente que a água, antes desperdiçada, pode ser direcionada ao reservatório para ser reutilizada. Recomenda-se que seja feita analises da água descartada sempre que possível para garantir a qualidade da mesma que será utilizada na limpeza da Instituição. Conclui-se através da pesquisa que o projeto alcançou o resultado esperado demonstrando que com métodos simples pode-se diminuir os desperdícios da água dos destiladores e que a água de resfriamento está suscetível a ser reutilizada. Compete à gestão em conjunto com os funcionários, implantar o reservatório em todos os laboratórios do IFRO que utilizam os destiladores.
Palavras-chave: Qualidade da água, Reutilização, Desperdício.