65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 2. Linguística Histórica
Jornais Literários e Práticas de Escrita no Recife da Segunda Metade do Século XIX à Primeira Metade do Século XX.
Marcelle Pereira Gonçalves - IFPE - Campus Recife
Angela Ferreira da Silva - IFPE - Campus Recife
Adriely de Oliveira Silva - IFPE - Campus Recife
Douglas da Silva Tavares - Prof. Me./ Orientador - IFPE - Campus Recife
INTRODUÇÃO:
O presente estudo é resultado do trabalho de filologia de textos publicados em forma de jornais literários na cidade do Recife durante a segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX. Da formação destes Corpora, resultou um interessante acervo que nos pareceu extremamente propício à elaboração de um capítulo da história social da escrita em nossa cidade e, consequentemente, da história social da Língua Portuguesa em Pernambuco. Para tanto, tomamos como referencial teórico Houaiss (1985), Lobo e Oliveira (2012) e Mattos e Silva (2004) para uma reflexão sobre a penetração e difusão da escrita no Brasil. Ainda, temos Souza Barros (1985), Moura (1991), Rodrigues (1997) e Burke (2009) para a realização de uma História Social do fenômeno linguístico da penetração da escrita e suas práticas no Recife do período de tempo delimitado em nosso estudo. Assim, esta pesquisa, um dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em História Social do Português de Pernambuco – IFPE Campus Recife, apresenta-se como mais uma contribuição nos estudos históricos da Língua Portuguesa do Brasil no geral e, particularmente, da Língua Portuguesa em Pernambuco através de suas práticas de escrita e as formas pela qual a mesma passou a fazer parte da vida cotidiano de nossa sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo de nosso trabalho foi reconstruir, através do estudo de jornais literários publicados nos anos compreendidos entre 1850 e 1950, uma das diferentes formas, sócio e historicamente estabelecidas, para a difusão e consolidação da cultura escrita na cidade do Recife de então.
MÉTODOS:
Durante nossa pesquisa, realizamos visitas a centros de documentação como FUNDAJ, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, Biblioteca Pública Estadual Presidente Castelo Branco e Arquivo Público Estadual. Em nosso trabalho, adotamos os seguintes passos: a) operamos uma pesquisa em jornais literários do período delimitado (O Lábaro, Alvorada, O Álbum, etc.); b) formamos um banco de dados a partir da seleção e digitalização destes impressos; c) associamos o estudo do contexto sócio-histórico da cidade do Recife no período de 1850 a 1950, partindo de trabalhos de Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) aos estudos de base linguística cujos referenciais teóricos foram Houaiss (1985), Lobo e Oliveira (2012) e Mattos e Silva (2004) para uma análise dos documentos históricos por nós selecionados; e d) elaboração de conclusões a cerca da difusão e consolidação da cultura escrita na cidade do Recife entre os anos de 1850 até 1950.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De nossa pesquisa, obtivemos uma série de relatos históricos que nos dão conta que os jornais literários foram muito mais que produções com as quais os amantes das artes das letras buscavam divulgar ou publicar suas produções artísticas. Estes foram espaços utilizados para uma maior difusão da cultura escrita como nos atestam passagens de um dos jornais literários por nós estudados na qual podemos ler: “... Partidários das letras, literário, crítico e noticioso, O Lábaro saberá manter-se na defesa de sua missão qual é a de defender o mundo das letras e a cultura das luzes...” (O Lábaro, Julho de 1900), em uma clara referência ao propósito de divulgar e consolidar a cultura escrita em nosso meio social. Tal passagem, é a prova do que relatam em seus trabalhos Souza Barros (1985), Moura (1991) e Rodrigues (1997) sobre o fato de que a cidade do Recife Passou por um importante processo de transformação e desenvolvimento nos mais diferentes campos, inclusive no tocante ao processo de difusão e consolidação de uma população leitora e letrada. Desta feita, temos proporcionado meios para fazer uma fundamentação rumo a uma história social da língua portuguesa proposto por Mattos e Silva (2004) e conhecer formas de penetração desta escrita no Brasil, Houaiss (1985).
CONCLUSÕES:
Como conclusão de nosso trabalho, temos que os jornais literários editados entre os anos de 1850 e 1950 foram muito mais que espaços para a divulgação de trabalhos artísticos em textos impressos. Tais publicações foram meios usados, conscientemente, pelos seus autores ou colaboradores para uma maior penetração e consequente consolidação da cultura escrita na sociedade recifense dos cem anos compreendidos em nossa pesquisa. Tais jornais eram instituídos como forma de mostrar aos possíveis leitores a importância desta modalidade da língua com vistas a manter a cidade no rumo das mudanças e avanços vivenciados naquela época. Assim, estes impressos eram publicados e distribuídos em residências recifenses levando e consolidado a cultura escrita entre as populações de então.
Palavras-chave: Jornais Literários, Penetração da Escrita no Brasil, História Social das Línguas.