65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 3. Serviço Social da Educação
OS FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TÉORICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I: UMA ANÁLISE DAS PARTICULARIDADES DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA UECE
Tuany Abreu de Moura - Bolsista ICT- FUNCAP - Curso de Serviço Social - UECE
Antonio Israel Carlos da Silva - Bolsista PET/Serviço Social - Curso de Serviço Social - UECE
Aurineida Maria Cunha - Profa. Dra./ Orientadora – Curso de Serviço Social – UECE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho científico faz parte da pesquisa intitulada “História dos 60 anos do curso de Serviço Social no Ceará: particularidades da formação profissional na UECE”, desenvolvida desde 2010, através da análise dos currículos, ementas e projetos pedagógicos que nortearam a formação do assistente social no Ceará, buscando compreender o processo histórico de surgimento e formação acadêmica dessa profissão. Nessa fase da pesquisa, cuja perspectiva metodológica está pautada em pesquisa bibliográfica, documental e de campo, analisamos a implementação do atual Projeto Político Pedagógico no Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará, à luz das diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), tendo como eixo de discussão a disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I (FHTMSS I). Na proposta básica que subsidiou as diretrizes em sua construção temos que os fundamentos da profissão objetivam-se a apreensão do significado sócio-histórico e ideo-político do Serviço Social, inscrita no conjunto de relações sociais que são acionadas pelas classes e mediadas pelo Estado em face das sequelas da questão social. A pesquisa põe em evidencia a formação profissional em Serviço Social na UECE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho científico tem como objetivo analisar o atual Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social da UECE, implementado em 2006, à luz das diretrizes curriculares da ABEPSS, tendo como eixo de reflexão a disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social I (FHTMSS I).
MÉTODOS:
Como trajetória metodológica foi realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa documental nos projetos pedagógicos e nas ementas das disciplinas do curso. Assim como, pesquisa de campo que assegurou uma abordagem metodológica pautada nas perspectivas qualitativa e quantitativa. Nesse resumo, damos enfoque à disciplina FHTMSS I, ofertada no terceiro semestre do curso, juntamente com as disciplinas de Teoria Política, Pesquisa em Serviço Social I, Desenvolvimento Capitalista e Questão Social, Seminário de Serviço Social II e Oficina I. A disciplina analisada tem como objetivo compreender o contexto histórico internacional do surgimento e institucionalização do Serviço Social e o significado sócio-histórico e ideo-político da profissão. Fundamentos teóricos e metodológicos das escolas europeia e norte-americana. Surgimento e institucionalização do Serviço Social da América Latina (Chile, Brasil e Peru). Contexto Histórico, bases teóricas e propostas metodológicas. A pesquisa de campo foi realizada em 2012.2, com o quantitativo de 52 alunos matriculados regularmente no terceiro semestre no curso de Serviço Social da UECE, no período diurno e noturno, que por adesão colaboram com a realização da pesquisa. Após aplicação os questionários foram tabulados, sistematizados e analisados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os resultados do instrumental, composto de questões abertas, com objetivo de obter respostas subjetivas acerca dos elementos propostos pelo projeto político pedagógico do curso, do universo de 52 estudantes, chegamos aos seguintes resultados: no quesito conteúdo abordado pelo professor(a), 40,3 % alegaram ser ótimo, 21,1 % disseram ser excelente, 7,69% constataram que o conteúdo abordado foi bom e 3,84 % não responderam. Ao serem questionados acerca da bibliografia 38,4% afirmaram ter sido ótima, 17,3% bom e/ou excelente, 13,4% não responderam. No que tange ao processo de avaliação de aprendizagem pelo(a) professor(a), as respostas obtidas foram 36,4% ótimo, 15,3% bom, 15,3% excelente, 3,84% não responderam, 28,8% afirmaram ter realizados atividades como seminário, visitas institucionais, fichamento e/ou prova escrita. Desse modo, podemos afirmar que a disciplina FHTMSS I corresponde ao que está estabelecido pelas diretrizes curriculares da ABEPSS, porém, o processo de contrarreforma da educação superior no Brasil e um de seus aportes legais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB-1996), que buscou flexibilizar, reduzir o tempo de formação acadêmica e privatizar o ensino superior brasileiro gerou refrações na formação profissional em Serviço Social.
CONCLUSÕES:
O Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social da UECE foi criado com o objetivo de assegurar uma formação profissional pautada num projeto acadêmico-profissional comprometidos com processos sociais e valores ético-políticos. Está balizado pelas Diretrizes Curriculares da formação profissional, que particularizam o Serviço Social no conjunto das relações de produção e reprodução da vida social, constituindo uma profissão de caráter investigativo e interventivo que tem como objeto as expressões da questão social. A proposta de currículo apresentada ao Ministério da Educação (MEC) em 2001 passou por mudanças substantivas, no que tange ao perfil do profissional, no elenco das competências e na total exclusão das matérias e ementas elaboradas pela Comissão de Especialistas, em 1999. Nesse sentido, a disciplina de FHTMSS I, de acordo com os dados coletados na presente pesquisa, está em consonância com as Diretrizes Curriculares.
Palavras-chave: FHTMSS I, Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social, Formação Profissional.