65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 5. Geologia Regional e Geotectônica
Mapeamento geológico da região norte de gravatá, PE
Ricardo Gonçalves de Castro - Departamento de Geologia - UFPE
Diego Rodrigues Cravo Teixeira - Departamento de Geologia - UFPE
INTRODUÇÃO:
A área do presente estudo está inserida na folha Caruaru, localizada na parte central da província Borborema, denominada também por Domínio da zona transversal. Tal província foi interpretada como uma junção de terrenos exóticos, e em seu domínio central, quatro terrenos foram propostos: o Rio Capibaribe, o Alto Moxotó, o Alto Pajeú e o Piancó-Alto Brígida. Assim a folha surubim fica inserida no contexto do terreno do Rio Capibaribe e mais a nordeste no terreno do Alto Moxotó.
O domínio central mostra uma geologia composta por ortognaisses, algumas sequências supracrustais, plutons graníticos e sieníticos e faixas miloniticas bastante expressivas que se desenvolveram a partir de zonas de cisalhamento transcorentes, além de corbeturas sedimentares fanerozóicas como a bacia do Araripe (Gomes, 2001; Santos et AL., 2002).
Estruturalmente, o Domínio Central é um sistema de zonas de cisalhamento transcorrentes (Neves e Mariano, 1999; Neves et al., 2000; Silva e Mariano, 2000; Archanjo et al., 2008; Hollanda et al., 2010) com movimentações nas zonas de cisalhamento de 590 à 570 Ma (Guimarães e Da Silva Filho, 1998; Almeida et al., 2006, 2008; Archanjo et al., 2008) apesar de algumas terem ficado ativas por mais tempo, até o Cambriano (Hollanda et al., 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho tem como objetivo fazer o mapeamento geológico ao redor da cidade de Gravatá. Foram feitos estudos das rochas da região, onde o principal objetivo era identificar o tipo da rocha, se metamórfica que tipo de metamorfismo sofreu e as estruturas presente nas mesmas. Espera-se como resultado final a compreensão da evolução geológica dessa região.
MÉTODOS:
O trabalho de campo na região da cidade de Gravatá durou cinco dias, e foi realizado em campo trabalho com GPS, para localizar os pontos estudados, identificação, descrição e coleta de rochas com auxilio de lupa, bússola e martelo.
Em laboratório, foi realizado a analise dos dados coletados em campo para a elaboração do mapa da região estudada e descrição de laminas delgadas das rochas coletadas durante o trabalho em capo com o propósito de descrever as associações minerais, fácies metamórficas e tipos de metamorfismos ocorrido na área.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente estudo, foi possível diferenciar três domínios litológicos diferentes. O Complexo Vertentes, formado por anfibólio-granada-biotita ortognaisses bandados de composição granodiorítica e biotita ortognaisses de composição monzodiorítica com intercalações decimétricas de bandas quartzo-feldspáticas de composição granítica. O Complexo Salgadinho, formado por anfibólio-biotita ortognaisses migmatíticos enriquecidos em magnetita. O Complexo Surubim-Coroalina, caracterizado por sillimanita-granada-biotita gnaisses e/ou xistos, por vezes migmatizados, com intercalações expressivas de camadas de mármore e quartzitos micáceos. Essas unidades foram diferenciadas por critérios litológicos, petrográficos e estruturais. Também foram identificados a ocorrência de duas zonas de cisalhamento, uma na porção sul e outra na porção oeste da área, uma com direção dextral e outra com direção sinistral respectivamente, definidos por critérios cinemáticos estruturais.
Zonas de cizalhamento são identificados como rochas miloníticas, que são rochas de textura fina ou “riscada” resultante da moagem de rochas mais grosseiras ao longo de zonas de falhamentos transcorrentes, sem considerável recristalização, com atitude vertical ou subvertical.
CONCLUSÕES:
Composta por rochas ígneas, metamórficas ortoderivadas e metamórficas metassedimentares a região estudada apresenta grande variação de idades e composição. Ortognaisses bandados e homogêneos compõe as unidades mais antigas, sua composição varia de diorítica a granítica, unidade esta que pertence ao Complexo Vertentes. A partir de datações recentes, o intervalo 2,13-2,09 Ga é considerado como sendo o principal período para a formação dessa unidade.
Ortognaisses se mostram frequentemente migmatizados e foram incluídos no Complexo Salgadinho, no qual tem uma idade em torno de 2,06 Ga.
Existe uma predominância de xistos e gnaisses pelíticos a semipelíticos nos metassedimentos, onde, ortognaisses, quartzitos impuros, mármores e rochas calcissilicáticas também são comuns na região estudada. Tais rochas supracitadas são inclusas no Complexo Surubim-Caroalina. As associações sillimanita-granada-plagioclásio-quartzo nas rochas metapelíticas indicam que a área sofreu metamorfismo na fácies anfibolito alto, porém em alguns locais as temperaturas foram suficientes para gerar anatexia.
Ocorreu também uma intrusão de plútons na região durante o magmatismo do Neoproterozóico, de composição Quartzo Monzodiorítica. O arcabouço atual da região é resultante da Orogênese Brasiliana( 642 Ma a 623 Ma).
Palavras-chave: Domínio Zona Transversal, Folha Caruaru, Mapeamento geológico.