65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ECOSSISTEMA - PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 9° ANO NA EMEF PASCOAL MASSÍLIO EM BAYEUX-PB
Giselda Maria da Silva - Profa da Rede Pública Municipal em Bayeux-PB.
Jussara Severo da Silva - Mestre em Engenharia Urbana.
INTRODUÇÃO:
As sociedades primitivas exerciam poucas interferências no espaço geográfico. Todavia, no último século, observamos uma grande interferência humana nas cidades e consequentemente no ecossistema – tema principal deste trabalho. Este trabalho foi desenvolvido com duas turmas do 9° ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pascoal Massílio em Bayeux-PB. A metodologia empregada fez uso de atividades dentro e fora da sala de aula, com a explanação do tema principal, questionário, discussão e apresentação em sala de aula e a construção de um glossário ecológico. Ressaltamos a importância da relação entre os textos lidos e produzidos, os quais podem ser utilizados para introduzir conteúdos de outras disciplinas, trabalhando assim, de forma significativa os conteúdos curriculares. Vemos que o ensino-aprendizagem no mundo hodierno exige que o professor saiba buscar informações nas mais diferentes formas e locais; e então transmiti-las aos alunos, para que os mesmos identifiquem e a compreendam sob diversos aspectos. E o currículo escolar deve dar oportunidades das mais variadas experiências educativas para o educando, e assim possibilitá-lo à reflexão e a uma posterior ação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo desenvolver a partir de práticas didáticas, questões relacionadas ao ecossistema; contribuir na construção de uma consciência crítica quanto às questões ambientais, tendo como local de referência a própria cidade. Também são objetivos deste trabalho a incorporação da cultura de grupo e proporcionar o desenvolvimento das interações sociais entre professores e alunos.
MÉTODOS:
Esse trabalho foi desenvolvido com as duas turmas de alunos no 9° ano na EMEF Pascoal Massílio em Bayeux-PB. A atividade foi dividida em quatro etapas: 1 - Apresentação do conceito de ecossistema; 2 - Questionário, discussão e apresentação em sala de aula; 3 - Atividade extraclasse no bairro onde a escola está situada; 4 - Elaboração de um ecossistema e criação de um glossário ecológico. Além do livro adotado pela unidade escolar, foram utilizados outros autores que abordam esta temática, o jornal escrito e algumas revistas. Nesta atividade não foi utilizada a web, para que fosse priorizada a leitura que pode ter entre suas finalidades a busca da informação e o entretenimento. Ao mesmo tempo, buscando trabalhar e desenvolver a análise e interpretação dos textos; foi utilizada a escrita com a produção dos textos e a criação do glossário ecológico. Os ecossistemas são de fundamental importância para diversos processos naturais, assim partindo da análise geral para a particular - até a conclusão, foi priorizado o enfoque da situação. Da mesma forma, o diálogo, a atividade criativa, o discutir, o questionar e como compartilhar conhecimentos dentro do grupo. Todos os assuntos abordados foram desenvolvidos de forma simples e direta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos objetivos e das atividades desenvolvidas com o tema ecossistema, observa-se que a compreensão do aluno ocorre rapidamente, a partir da relação espécie> população > comunidade > ecossistema, detalhando os tipos, os seus componentes e as suas particularidades. Em seguida à explanação do tema, foi apresentado um questionário como base para pesquisa dos grupos. Houve uma atividade extraclasse no bairro onde a escola está situada, objetivando apresentar a relação existente com a Geografia. E, posteriormente, com a elaboração de um ecossistema e a criação de um glossário ecológico observa-se que os conceitos foram fixados; além de igualmente verificarmos que os alunos compreenderam e assimilaram que também são responsáveis pelo espaço geográfico que ocupam. Glossário foi a primeira palavra a ser inserida no glossário criado pelos grupos; e esta atividade muito auxiliou na compreensão do tema abordado. Desta forma, alcança-se o que preconiza os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais): o ser humano se relaciona com o espaço não somente por meio de um processo de apropriação/organização, mas igualmente de construção, como grupo social, vindo a construir nesse espaço uma série de unidades distintas que se diferenciam pelo grau de estruturação de suas ações.
CONCLUSÕES:
Experiências de ensino-aprendizagem permitem adquirir e ampliar os conhecimentos e as competências; além de contribuir no desenvolvimento pessoal, do ensino e da instituição. As quatro atividades: 1 - Apresentação do conceito de ecossistema; 2 - Questionário, discussão e apresentação em sala de aula; 3 - Atividade extraclasse no bairro onde a escola está situada; 4 - Elaboração de um ecossistema e criação de um glossário ecológico, de forma muito simples e direta contribuíram diretamente para que os objetivos fossem alcançados. O professor não é apenas um transmissor de informações, mas aquele que propicia condições para que o aluno possa construir o seu conhecimento a partir das informações existentes. É importante concluir que, nessa direção, as instituições de ensino são fundamentais, por oferecer e proporcionar os meios (ensino, informação e conhecimento). Este processo deve ser encarado com naturalidade e maturidade; pois além de muito dinâmico, está voltado para agir em prol de uma melhor Educação. Interagir com e no espaço em que se vive, faz com que o aluno sinta-se elemento integrante e dinâmico no processo. É importante saber que é a escola, a responsável não apenas pela transferência de conhecimentos e sim, pela formação de uma geração mais consciente do seu papel.
Palavras-chave: educação, atividade, ecossistema.