65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
ASPECTOS ECOLÓGICOS E MORFOLÓGICOS DE COLÔNIAS DA FAMÍLIA TEDANIIDAE (PORIFERA: DEMOSPONGIAE) NA ZONA DE ENTREMARES NO AFLORAMENTO ROCHOSO DA PRAIA DO ARAÇAGI, ILHA DO MARANHAO, BRASIL
Elielma Lima de Sousa - Ciências biológicas/Depto. de Química e Biologia-UEMA
Suelen Rosana Sampaio de Oliveira - Ciências biológicas/Depto. de Química e Biologia-UEMA
Ingrid Tayane Vieira da Silva do Nascimento - Ciências biológicas/Depto. de Química e Biologia-UEMA
Daniele Borges de Sousa - Ciências biológicas/Depto. de Química e Biologia-UEMA
Etiene Expedita Pereira Santos - Ciências biológicas/Depto. de Química e Biologia-UEMA
Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta - Profa. Dra./Orientadora - Adjunto I/Depto. de Química e Biologia-UEMA
INTRODUÇÃO:
Os poríferos são animais sésseis e filtradores de grande importância ecológica. Eles são capazes de estabelecer uma intricada teia de inter-relacionamentos ecológicos (comensalismo, mutualismo e parasitismo). Algumas espécies de Demospongiae podem ser encontradas em ambientes límnicos, porém, a grande maioria habita os mares. Seus padrões de distribuição divergem em função dos fatores abióticos, tanto físicos como químicos, assim como por fatores naturais (tipo de substrato, correntes, sedimentação).Em estudos sobre a espongofauna da praia do Araçagi, as esponjas da família Tedaniidae (Porífera: Demospongiae) dominam em tamanho e quantidade de colônias.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O propósito neste estudo foi analisar a distribuição e aspectos morfológicos e ecológicos de poríferos da família Tedaniidae na faixa de entremares no afloramento rochoso da praia do Araçagi (2° 27’ 53.65’’S e 44° 11’ 50.99’’W), Ilha do Maranhão.
MÉTODOS:
Foram realizados censos visuais bimestralmente, no período de fevereiro a outubro de 2012 na praia do Araçagi-MA, durante as marés de sizígia. Delimitou-se um transect de 80m no sentido baixamar-preamar, o qual foi dividido em duas partes: P1(40m mais próximos da baixamar) e P2(40m adjacentes à linha de maré alta).Com o auxílio de paquímetro, trena e máquina fotográfica foi realizado o registro do tamanho e da distância existente entre cada colônia e organismos associados aos poríferos, respectivamente. Analisaram-se também, os seguintes parâmetros dos poríferos: exposição solar (fotopositiva, fotonegativa) e forma de crescimento (incrustada, lobada, ramificada).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A média do número de colônias avaliadas durante os meses de amostragem foi de 509,6±48,24. O maior número de colônias registrado foi de 585 na época chuvosa. Das colônias registradas, a maior apresentou tamanho de 40x21cm e a menor 1,0x0,5cm.As alturas das colônias variaram entre 0,1 e 6 cm. As distâncias entre as colônias variaram entre0,1a1070cm. Essas distâncias foram maiores em P2, onde a exposição atmosférica é maior durante a baixamar. O maior número de colônias (408±38,16) ocorreu em P1, mais próximos da linha d’água e por conter rochas que permanecem sempre submersas, mesmo no período de maré baixa. Já em P2 a média de colônias foi 52,8±11,73, provavelmente, por ser uma área localizada na zona com maior exposição do substrato aos fatores de luminosidade e temperatura. As colônias de organismos da família Tedaniidae, tanto de P1 quanto de P2, estavam fixadas lateralmente e na parte superior do substrato. As esponjas apresentaram exposição solar fotopositiva e forma de crescimento do tipo incrustada, parâmetros já descritos para a ordem Poecilosclerida. As colônias da Tedaniidae (>95%) encontravam-se em relações interespecíficas com: esponjas (Calcaria; Demospongiae); antozoários (Cnidaria); moluscos (Gastropoda); crustáceos (Malacostraca); equinodermos (Ophiuroidea) e urocordados (Ascidiacea). Possivelmente, estes organismos relacionam-se com os poríferos em busca de facilidade de obtenção de alimento, camuflagem, como também a proteção contra predadores.
CONCLUSÕES:
Todos os poríferos observados apresentavam formas irregulares (100%), distribuindo-se ao longo da zona de entremarés, preferencialmente colonizando as rochas submersas onde a intensidade dos raios solares é menor. Estudos taxonômicos para identificar as espécies de tedanídeos da área são necessários, visto que esses organismos apresentam grande importância para a área de bioprospecção e biodiversidade.
Palavras-chave: Poríferos, Exposição atmosférica, Substrato.