65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE MONITORIA NA REDE PÚBLICA
Crislene Maria Queiroz do Nascimento - Depto. de Ciências Biológicas – UESPI
Andressa Roberta Cardoso Pascoa - Depto. de Ciências Biológicas – UESPI
Ana Júlia Seixas Cury da Costa - Depto. de Ciências Biológicas – UESPI
Lissandra Corrêa Fernandes Góes - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Ciências Biológicas – UESPI
INTRODUÇÃO:
A educação no Brasil vive uma época de grandes desafios e inovações. A escola reflete essa situação. A fragmentação do conhecimento em disciplinas, o volume de informações dos currículos distanciam a experiência e o pensamento crítico das práticas escolares. No ensino de Ciências, estas questões podem ser percebidas pela dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade a sua volta, não reconhece o conhecimento científico em situações do seu cotidiano. O ensino de ciência poderia ser planejado para potencializar a capacidade das crianças e adolescentes para resolver problemas na vida real. Mas num contexto escolar como o atual, é quase impossível. Sabemos que as atividades de monitoria dizem respeito a uma ação extraclasse que busca resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las. Com isso, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi desenvolvido um sistema de monitoria na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira na cidade de Parnaíba- PI.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das monitorias do PIBID no rendimento dos alunos da Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira na cidade de Parnaíba- PI.
MÉTODOS:
As atividades de monitorias foram realizadas na Unidade Escolar Padre Raimundo José Vieira, com as turmas de 6º ao 9º ano dos turnos manhã e tarde, duas vezes por semana. O atendimento aos alunos acontecia numa sala disponível nesta escola, onde eram divididos por série e em horários contrários aos das aulas regulares. O tempo era dedicado ao esclarecimento das dúvidas na disciplina de ciências. Primeiramente identificamos as dificuldades dos alunos e assim o ajudamos a entender melhor os conteúdos vistos em sala de aula. Semanalmente foram realizadas reuniões juntamente com a coordenadora do projeto onde exploramos as diferentes dificuldades apresentadas pelos alunos. Assim, por intermédio da pauta, surgiam novas formas de como trabalhar com os mesmos. Para analise da importância do sistema de monitoria foi realizado um cálculo das notas de todos os alunos antes e depois do início das atividades do projeto PIBID na escola.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No sistema de monitoria de ciências disponível aos alunos observou-se que a maioria dos alunos que o procuraram não havia compreendido os conceitos discutidos em sala de aula e assim não conseguiram resolver os exercícios propostos pelo professor, sendo que em alguns casos, faltavam-lhes conhecimentos de anos anteriores, dificuldades na interpretação do enunciado dos problemas e nas ferramentas matemáticas, no caso dos alunos de 9º ano que estudam física e química. Portanto, o monitor pôde perceber a dificuldade de cada aluno e assim sanar as dúvidas, devido ao caráter da monitoria ser individual ou com pequenos grupos. Foi realizado um estudo comparativo das notas semestrais dos alunos onde foi possível observar um aumento nas médias dos mesmos logo após o programa PIBID ter iniciado na escola trabalhada. Através de relatos dos professores da escola, constatou-se que os alunos com dificuldades e com notas baixas que procuraram as atividades de monitoria melhoraram as notas, aumentaram o interesse em sala pela disciplina de ciências e passaram a participar ativamente das aulas.
CONCLUSÕES:
Sabe-se que o ensino atual tem suas dificuldades e isso acarreta algumas necessidades no processo de formação dos alunos da rede pública. Felizmente vários programas estão sendo criados para ajudar a complementar a aprendizagem dos mesmos. Uma das atividades propostas pelo PIBID é o sistema de monitoria, que se destaca por ser um momento onde os alunos esclarecem dúvidas e passam a ter maior domínio do conteúdo ministrado em sala, quando apenas o tempo de aula regular não é suficiente. Esta prática influencia no aumento do interesse dos alunos pela disciplina de ciências, na construção do conhecimento, relação professor-aluno e no desenvolvimento geral desses alunos, aumentando a capacidade dos mesmos ingressarem futuramente em uma instituição de ensino superior. Portanto, observamos que o sistema de monitoria teve papel fundamental na aprovação dos alunos.
Palavras-chave: Aprendizagem, Construção do conhecimento, Rendimento dos alunos.