65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
CONSUMO DE MATÉRIA SECA, DESEMPENHO PRODUTIVO, IDADE DE ABATE DE OVINOS SANTA INÊS CONFINADOS COM CANA-DE-AÇÚCAR
Marcos Paulo dos Santos - Instituto Federal Goiano- Campus Ceres
Nívea Patrícia Ribeiro Reges - Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres
Marcelo Marcondes de Godoy - Prof.Dr/Orientador - Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres
INTRODUÇÃO:
A cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) tem sido disseminada por todo território nacional, características como: a elevada produção de energia e o baixo custo de matéria seca produzida por unidade de área; o fácil cultivo; a coincidência de sua maior disponibilidade com o período de escassez de forragem e a manutenção do valor nutritivo por longo tempo após a maturação, tem justificado a escolha da cana-de-açúcar como alternativa de volumoso na dieta de ruminantes (PINTO et al., 2003 & FERNANDES et al., 2001). Por apresentar fibra de baixa qualidade, a utilização da cana-de-açúcar tem sido marcada pela redução no consumo de matéria seca, aumentando o desempenho de animais de alta produção, e embora se saiba dos seus efeitos sobre o consumo, é necessário o conhecimento dos limites para sua utilização de modo a maximizar a produção e minimizar os custos (VALADARES FILHO & CABRAL, 2002). Estudos como os de (FREITAS et al., 2006; MELLO et al., 2006: BONOMO et AL., 2009) demonstrando o potencial produtivo e a composição química adequada de algumas cultivares de cana-de-açúcar que poderiam favorecer o desempenho animal, ainda são poucos, ressaltando assim a importância de se analisar o potencial produtivo de outras cultivares de cana-de-açúcar sobre o desempenho animal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se avaliar as características de desempenho produtivo, peso corporal (PC), e ganho médio ponderal diário (GMPD), de borregos e borregas Santa Inês confinadas com duas cultivares de cana de açúcar.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido de Setembro a Novembro de 2012 no Laboratório de Ovinocultura do Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres, localizado na Rodovia GO 154, km 3, Zona Rural, no município de Ceres-GO. Foram utilizados 14 borregas e 14 borregos da raça Santa Inês confinados distribuídos, aleatoriamente, nos seguintes tratamentos: CV1M: 7 borregos consumindo cana de açúcar cv. IAC 86-2480; CV1F: 7 borregas consumindo cana de açúcar cv. IAC 86-2480; CV2M: 7 borregos consumindo cana de açúcar cv. SP 80-0155 e; CV2F: 7 borregas consumindo cana de açúcar cv. SP 80-0155. Os ovinos tiveram peso vivo inicial de aproximadamente 25 kg. O confinamento teve duração de 84 dias, sendo 14 dias de adaptação e 70 dias para coleta de dados, com seis períodos experimentais de 14 dias. O balanceamento da dieta foi realizado pelo sistema AFRC (1993) de acordo com a categoria e para desempenho moderado. A pesagem dos ovinos foi realizada ao final de cada período experimental até os 84 dias de confinamento. O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado e as variáveis, ganho de peso diário e peso corporal foram submetidas à análise de variância em função do sexo dos ovinos e das cultivares de cana de açúcar. As médias foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O peso corporal dos animais não foi influenciado tanto pela cultivar de cana consumida quanto pelo sexo dos animais confinados.
O PC e o GMPD, não foram influenciados pela cultivar de cana utilizada. NUNES (2011) analisando o desempenho produtivo de cordeiros confinados consumindo outras quatro cultivares de cana, também não verificou influência direta da cultivar sobre o desempenho dos animais.
Borregos machos independente da cultivar de cana consumida apresentaram maiores ganhos diários em relação as fêmeas, esse comportamento pode ser explicado pelo fato de que os machos em sua maioria possuem maior conversão alimentar que as fêmeas permitindo assim à obtenção de maiores ganhos diários.
CONCLUSÕES:
A cultivar de cana utilizada, bem como sua interação com o sexo dos borregos não influenciaram o peso corporal (PC) dos animais.
Borregos machos apresentaram maior GMPD que borregas fêmeas confinadas, independente da cultivar consumida.
Palavras-chave: Confinamento, Ganho de Peso, Fibra.