65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
GESTÃO SUSTENTÁVEL: REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DESCARTADA NO PROCESSO DE DESTILAÇÂO
Geisiane Kelly Gonçalves de Oliveira - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Shirley Barros de Sales - Acadêmica de Licenciatura em Química - IFRO
Aline Gomes Lopes - Orientadora/Mestranda em Educação Agrícola – UFRRJ
INTRODUÇÃO:
A água é um recurso natural infinito essencial para sobrevivência de todo animal e vegetal. É também um insumo indispensável para o desenvolvimento urbano, industrial e agrícola, sendo importante para qualidade de vida dos cidadãos e o simultâneo desenvolvimento econômico. A ampla demanda e a má gestão desse recurso ocasionam diminuição da disponibilidade e o acesso à água potável. Ações lesivas ao meio ambiente assumem proporções catastróficas a humanidade, como o desperdício, a poluição e contaminação dos recursos hídricos. O fio condutor para desenvolver a pesquisa foram as ações que levaram a prática da educação ambiental informal, com mudanças comportamentais e nos valores de cidadania, uso racional e reuso da água. O investimento em iniciativas de reaproveitamento da água e sustentabilidade como ato educativo na sociedade pode amenizar para um futuro próximo, problemas acarretados na gestão incorreta dos recursos hídricos, e assim se tornar um eficiente instrumento de preservação desse elemento vital.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Implantar um sistema de captação da água descartada no processo de destilação no laboratório de Ciências do Instituto Federal de Rondônia, câmpus Ji-Paraná, reutilizando para atendimento de outras atividades que necessitam dos recursos hídricos, como ato de sustentabilidade.
MÉTODOS:
O trabalho efetivou-se nos meses de agosto de 2012 a dezembro de 2012, distribuído em quatro etapas: a primeira etapa, e que sustentou a pesquisa, foi uma revisão bibliográfica sobre o tema abordado, o próximo passo constituiu na verificação da quantidade de água desperdiçada a cada litro de água destilada produzida. Durante essas etapas implantou-se, próximo ao laboratório de Ciências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Câmpus Ji-Paraná, um sistema de armazenamento da água descartada no processo de produção de água destilada, com a finalidade primária de reutiliza-la posteriormente na higiene das instalações da instituição. Para o projeto se concretizar e obter o resultado almejados foi realizada uma palestra com a equipe responsável pela limpeza, para informar sobre a implantação e o modo de uso do sistema em questão, além de conscientiza-los sobre a importância do reaproveitamento deste recurso.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento bibliográfico ampliou conhecimento e a importância para desenvolvimento do sistema de reuso de água na instituição. Autores como Silva et al. (2012), Ávila et al. (2008), Guimarães e Marsaro (2009), Santos et al. (2007) empreenderam experiências semelhantes com a qual se refere esse trabalho e com resultados satisfatórios, assim na posse de suas referências a pesquisa aplicada orientou-se nas informações obtidas como material teórico. Os dados obtidos por meio das análises quantitativas trouxeram a magnitude do grande desperdício causado pelas atividades de produção de água destilada no laboratório. Como resultado, obteve-se uma média de nove litros de água tratada descartada antes de começar a destilar e verificou-se que para produzir um litro de água destilada, se gasta em média 18 litros de água tratada. O desperdício, que calculado para 40 litros de água destilada utilizada semanalmente para atender a demanda do laboratório, somariam mais de 720 litros desperdiçados a cada sete dias.
CONCLUSÕES:
Em virtude dos fatos mencionados a proposta de reutilização dessa água apresentou-se interessante para instituição, pois a economia mensal foi significante, além de promover a consciência ambiental nos envolvidos. Dentre outros aspectos positivos que se obteve com a implantação do projeto, destaca-se o custo de implantação relativamente baixo, podendo assim ser replicado nos demais laboratórios. Baseando-se na ação preventiva de desperdício e na correção de danos ao meio ambiente, com o intuito de promover atitudes sustentáveis, os resultados desse projeto contribuem de forma sustentável para com o meio ambiente, reaproveitando a água desperdiçada pelo destilador e reutilizando-a para outros fins. É imprescindível que todos envolvidos no processo de construção da sociedade se conscientizem de que é importante a preservação do meio ambiente e de seus recursos naturais.
Palavras-chave: Destilação, Reutilização de água, Sustentabilidade.