65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E FITOSSOCIOLÓGICO EM ÁREA DE CAPIM-ELEFANTE DO IFAM, MANAUS-AM
Evenyn Barroncas Lopes - Bolsista PIBIC/FAPEAM. Curso de Agropecuária Integrado - IFAM-CMZL
Cristiane Viana Pereira - Bolsista PIBIC/FAPEAM. Curso de Agropecuária Integrado - IFAM-CMZL
Goretti Socorro de Lima Trindade - Bolsista PIBIC/CNPq - Curso Superior Tecnólogo em Agroecologia, IFAM-CMZL
Anísia Karla de Lima Galvão - Profa. Dra./Orientadora - IFAM-CMZL
INTRODUÇÃO:
As pastagens e capineiras representam a base da alimentação do rebanho bovino brasileiro, que em 2012 totalizou 212,8 milhões de cabeças, sendo considerado o maior rebanho comercial do mundo. No entanto, a maioria dessas áreas encontra-se degradada ou em processo de degradação. A infestação por plantas daninhas é um dos problemas resultantes da degradação, causado pelo manejo inadequado das pastagens e capineiras, que reduz a produtividade das forrageiras. Os estudos florísticos e fitossociológicos são essenciais para a atualização das floras regional e nacional e servem de base para o entendimento de padrões de distribuição geográfica das espécies. Além disso, é importante na obtenção do conhecimento sobre as populações e a biologia das espécies, constituindo importante ferramenta para recomendações de manejo, seja na implantação, recuperação ou condução das pastagens e capineiras.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Levantar e analisar a composição florística e fitossociológica em uma área de produção de capim-elefante do IFAM-CMZL.
MÉTODOS:
O levantamento foi realizado em uma área experimental de produção de capim-elefante localizada no IFAM-CMZL, Manaus-AM. A coleta foi feita aos 100 dias após o plantio das estacas. Para amostragem, usou-se um quadrado de madeira de 0,25m2, que foi arremessado 20 vezes numa área de 15 x 15m. As parcelas foram amostradas ao acaso e o terreno percorrido em ziguezague. Os indivíduos registrados, dentro das parcelas, foram coletados, quantificados e armazenados em sacos identificados. Alguns indivíduos de cada espécie foram acondicionados em jornais e prensas para posterior confecção das exsicatas. As plantas foram identificadas in loco e depois conferidas com a literatura e com o material do herbário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, onde as exsicatas foram depositadas. Para cada espécie, foram calculados os parâmetros: frequência, densidade, abundância, frequência relativa, densidade relativa, abundância relativa e índice de valor de importância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O estudo registrou 366 indivíduos, distribuídos em 10 espécies, oito famílias e oito gêneros. Entre as espécies, duas eram Monocotiledôneas e oito eram Dicotiledôneas. Uma das espécies foi identificada somente por família. As famílias mais representativas, em número de espécies, foram Fabaceae e Euphorbiaceae, ambas com duas espécies registradas. Paspalum notatum A. H. Liogier ex Flüggé foi a espécie que apresentou maiores valores de frequência (1,0), densidade (20,8) e índice de valor de importância (69,36). Entre as espécies que apresentaram maiores valores de frequência, destacaram-se também Mimosa pudica L. (1,0), Turnera subulata Sm (0,8) e Fimbristylis miliaceae (L.) Vahl (0,55). Das espécies com maiores valores de IVI, também se destacaram F. miliaceae (68,18), M. pudica (65,37) e T. subulata (41,45). Entre as espécies de maior importância na área, destaca-se a M. pudica, que é considerada uma importante planta daninha por provocar injúrias nos animais e no homem. O manejo adequado dessa capineira é necessário para evitar prejuízos ao produtor.
CONCLUSÕES:
As espécies mais importantes foram Paspalum notatum, Fimbristylis miliaceae, Mimosa pudica e Turnera subulata. O manejo adequado da área é necessário considerando, principalmente, os danos que a M. pudica pode causar aos animais e ao homem.
Palavras-chave: Capineira, Fitossociologia, Plantas daninhas.