65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 3. Línguas Estrangeiras Modernas
A UTILIZAÇÃO DOS PROVÉRBIOS NA PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
Daniel de Sá Rodrigues - Prof. Msc - Dpto de Pesquisa e Extensão - IFAM Coari/AM
INTRODUÇÃO:
O provérbio é uma unidade léxica fraseológica fixa, cristalizada e consagrada por determinada comunidade linguística, que reúne experiências vivenciadas em comum e as formula como um enunciado conotativo, sucinto e completo, com a finalidade de aconselhar, ensinar, enfatizar, persuadir, advertir, consolar, incentivar, repreender e outros objetivos estabelecidos pelo contexto em que são utilizados (AZEVEDO e FERNANDES, 2009; LIMA, 2011; XATARA e SUCCI, 2008). É um gênero textual que se enquadra na tipologia do senso comum, pois se projetam em formações discursivas de ampla veiculação entre variados grupos sociais (AZEVEDO e FERNANDES, op. cit.). Os provérbios fazem parte do repertório linguístico de usuários de qualquer idioma, portanto, merecem lugar no ensino de línguas. Por serem textos curtos e com significados que convidam o leitor a refletir e agir, os provérbios podem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é descrever a prática de ensino-aprendizagem de leitura em língua inglesa com o uso de provérbios.
MÉTODOS:
As atividades foram feitas em sala de aula com os trinta e dois estudantes de uma turma do Curso Técnico de Administração, na modalidade subsequencial, do Instituto Federal do Amazonas, Campus Coari, no turno noturno. Um projetor multimídia e um notebook foram utilizados para permitir a visualização dos provérbios. Cada estudante recebeu uma folha de papel na qual eles escreveram o que foi solicitado. Nesta folha contém os três provérbios trabalhados em duas aulas seguidas em um mesmo dia, com total de noventa minutos. Esse tempo disponível foi dividido em três momentos, sendo cada um dedicado a um provérbio. Para iniciar um momento, foi mostrado, através do projetor multimídia, um provérbio com uma imagem. Os estudantes marcaram as palavras conhecidas. A identificação destas palavras tem como objetivo dar pistas para a compreensão do provérbio. Logo após, escreveram a relação entre o provérbio e a imagem. A seguir, foram esclarecidas as questões linguísticas. Feito isso, finalizando o momento, os estudantes, por escrito, na folha, explicaram o provérbio. No final dos três momentos os estudantes responderam por escrito seguinte questão: Como você avalia as atividades com os provérbios?
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Sobre o primeiro provérbio abordado, A man is as old as he feels, as palavras man, he, e is são as mais conhecidas entre os estudantes. Quanto ao segundo provérbio, Your actions speak louder than your words, a palavras action, Your e words são as mais conhecidas. Em relação ao terceiro provérbio, A journey of a thousand miles begins with a single step, as palavras mais conhecidas são o artigo A e miles. Sobre a relação entre o provérbio e a imagem, notam-se que, além das respostas que atendem satisfatoriamente a pergunta, houve aquelas que se restringem ao provérbio, à imagem, além das paráfrases da tradução, das insuficientes, das incoerentes e sem resposta. Depois de esclarecidas questões linguísticas, ao serem perguntados sobre o significado do provérbio, alguns estudantes deram respostas satisfatórias, outros deram paráfrase de tradução, respostas insuficientes, incoerentes ou não dão resposta. Ao avaliar as atividades, os estudantes apontam positivamente a possibilidade de refletirem sobre os provérbios, considerados como mensagens de ânimo, de incentivo, de ensino. Os estudantes apontam também que a abordagem dos provérbios ajudou na aprendizagem de inglês. O ponto negativo, contudo, é a dificuldade de fazer as atividades sem a tradução dos provérbios para o português.
CONCLUSÕES:
O trabalho com provérbios evidenciou que o conhecimento de vocabulário dos estudantes, em sua maioria, se limita às palavras mais usadas no inglês diário. Por outro lado, as palavras então desconhecidas foram apresentadas aos estudantes de maneira contextualizada. Nas questões sobre a relação entre cada provérbio e a imagem correspondente e sobre o significado dos provérbios, percebe-se a diversidade das respostas, o que reflete a heterogeneidade da turma de estudantes no que diz respeito ao domínio linguístico do inglês e a capacidade de interpretação. Quanto à avaliação que os estudantes fazem das atividades, nota-se a grande aceitação da abordagem dos provérbios em sala de aula, o que confirma a eficácia do uso deste gênero textual no contexto de ensino-aprendizagem. No que diz respeito ao ponto negativo da avaliação da atividade, entende-se que os estudantes estavam acostumados com o ensino baseado na tradução nas escolas onde estudavam inglês. A experiência aqui descrita demonstrou que o uso dos provérbios em sala de aula contribui tanto para o ensino-aprendizagem de língua inglesa, especialmente no âmbito lexical e gramatical, quanto para reflexão, com a finalidade de ensinar, aconselhar, enfatizar, animar, entre outros objetivos em que se propõem os provérbios.
Palavras-chave: Atividade, Vocabulário, Imagem.