65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
ESTADO NUTRICIONAL DO PIMENTÃO CULTIVADO EM AMBIENTE PROTEGIDO SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE BIOFERTILIZANTE
Rafaela da Silva Arruda - Graduando em agronomia- Instituto de Desenvolvimento Rural, UNILAB, Redenção-CE
Ednângelo Duarte Pereira - Graduando em agronomia- Instituto de Desenvolvimento Rural, UNILAB, Redenção-CE
Monikuelly Mourato Pereira - Mestranda em Engenharia Agrícola- Depto. de Eng. Agrícola, UFC, Fortaleza-CE
Michele Holanda de Almeida - Graduando em agronomia- Instituto de Desenvolvimento Rural, UNILAB, Redenção-CE
Albanise Barbosa Marinho - Profa. Dra./Orientadora - Instituto de Desenvolvimento Rural,UNILAB, Redenção-CE
Thales Vinícius de Araújo Viana - Prof. Dr./Co-orientador- Departamento de Engenharia Agrícola - UFC, Fortaleza-CE
INTRODUÇÃO:
O pimentão (Capsicum annuum L.), pertencente à família das solanáceas, é uma cultura de clima tropical. Do ponto de vista econômico, está entre as dez hortaliças mais importantes do mercado brasileiro, sendo uma cultura que, devido ao curto período para o início da produção, apresenta retorno rápido dos investimentos, por isto é largamente explorada por pequenos e médios horticultores.
Para minimizar os efeitos do excesso de precipitações e dos danos causados a cultura, aliada ao uso de pesticidas orgânicos, é a utilização de ambiente protegido, o qual é responsável por alterações em diversos elementos meteorológicos, tornando viável a produção de vegetais em épocas, ou em lugares, cujas condições climáticas são desfavoráveis. O cultivo em ambiente protegido desponta como alternativa para os horticultores, minimizando os efeitos da variabilidade ambiental, melhorando o desenvolvimento dos cultivos, permitindo a produção durante todo o ano com garantia de colheita e produtos de melhor qualidade; permite o uso racional de água e nutrientes, possibilitando assim maior retorno financeiro.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o estado nutricional do pimentão amarelo variedade Linea F1 em função de diferentes lâminas de irrigação e doses de biofertilizante.
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido com a cultura do pimentão amarelo, em vasos 40L, e desenvolvido em ambiente protegido tipo telado (12 x 6,5 m) na área experimental da Estação Agro meteorológica, pertencente à UFC (03°44’S; 38°33’W; 19,5 m). O delineamento experimental empregado foi em blocos compostos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas, sendo a parcela composta por cinco tratamentos de biofertilizante (0, 250; 500; 750 e 1000 ml planta-1 semana-1) e a subparcela foi composta por cinco lâminas de irrigação, aplicadas em função da evaporação do tanque classe A (33, 66, 100, 133 e 166% da ECA), com três repetições, totalizando 75 tratamentos. O biofertilizante utilizado neste ensaio foi preparado seguindo a metodologia proposta por Sales (2011). O sistema de irrigação utilizado foi localizado por gotejamento, com números diferenciados de gotejadores por planta, para proporcionar o mesmo tempo de irrigação. Para as avaliações dos teores nutricionais em função das doses diferenciadas de lâmina de irrigação e de biofertilizante aos 67 DAT, coletou-se amostras de 10 folhas recém-maduras, para determinação dos teores de N, P, K, Ca, Mg e S.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir da análise de variância dos teores de macronutrientes aos 67 DAT, constatou-se que os teores de N foram influenciados estatisticamente pelas doses de biofertilizante; já os teores de S foram influenciados apenas pelas lâminas de irrigação. Os teores de P, K, Ca e Mg sofreram influência de ambos os tratamentos. Houve interação significativa entre as lâminas de irrigação e doses de biofertilizantes para os teores de N, P, K, Ca e Mg.
CONCLUSÕES:
Diante dos aspectos analisados foi possível chegar as seguintes considerações finais:
A concentração de macronutrientes na folha de pimentão (híbrido amarelo), cultivar Linea F1 segue a seguinte ordem: K>N>Ca>Mg>S>P com o uso de biofertilizante, como única fonte de adubação.
O uso de incrementos na aplicação de água para uma mesma adubação levou a uma maior absorção de nutrientes. No entanto, esse aumento na aplicação de água levou a menores teores de nutrientes na planta devido a um maior crescimento e/ou produção.
Palavras-chave: Capsicum annuum L., Biofertirrigação, Estado nutricional.