65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
PROJETO – SHOW DE TALENTOS: O TEATRO, A DANÇA E O CANTO DESPERTANDO O INTERESSE DOS ESTUDANTES
Váldina Gonçalves da Costa - Profª Drª / Orientadora - PET/Con. – Ciências da Natureza e Matemática - UFTM
Mayara Cristina de Oliveira Pires - Curso-Ciências Biológicas /PET/Conexões –Ciências da Natureza e Matemática –UFTM
Augusto Silva Souza - Curso-Ciências Biológicas /PET/Conexões –Ciências da Natureza e Matemática –UFTM
Raphaela Pagliaro Borges - Curso-Ciências Biológicas /PET/Conexões –Ciências da Natureza e Matemática –UFTM
Tainá Maraucci Aprile - Curso-Ciências Biológicas /PET/Conexões –Ciências da Natureza e Matemática –UFTM
INTRODUÇÃO:
O presente artigo enfoca diferentes linguagens do campo das Artes - a dança, o teatro e o canto, como estratégias para despertar o interesse dos estudantes pela arte e cultura. Parte-se do princípio de que o homem é um ser que constrói a sua própria história por meio da sua interação com o meio e a Arte contribui para essa interação humanizando-o, e possibilitando que a capacidade de imaginar, criar e tornar real a sua imaginação provoque a transformação do sujeito e do meio ao qual ele está inserido. Nesse sentido, acredita-se na Arte como transformadora da realidade do sujeito sendo concebida não só como conhecimento, mas como cultura de um determinado grupo.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Assim, a pesquisa teve como objetivo trazer para comunidade escolar a importância da Arte enquanto saber cultural de forma a despertar nestes estudantes o interesse pela arte e cultura.
MÉTODOS:
Assim, propôs-se numa escola pública um Show de Talentos com algumas modalidades artísticas: teatro, dança, música, canto e contação de casos. O público era formado por cerca de 400 estudantes da rede pública do Ensino Fundamental I e II, cursando do 1º ao 9º ano e com idade variando de 7 a 15 anos. O show teve 4 horas de duração.
A partir dessas informações foram propostas várias regras aos participantes: apresentação da atividade proposta aos universitários; duração máxima de cada atividade era de 5 minutos; era proibido o uso de músicas com conteúdos pejorativos e que façam apologia ao uso de drogas ou álcool, sexo ou que estimulem a violência; figurinos sensuais tais como: short curto, minissaias, blusas decotadas, roupas rasgadas etc; bem como danças, peças de teatro ou qualquer tipo de apresentação que contenham: gestos obscenos, apologia ao uso de drogas, sexo e álcool, ou que incentivem a violência.
As atividades finais do Show de Talentos foram no sábado na escola, mas aconteceram 6 encontros entre os estudantes e os universitários que visavam a inscrição e a discussão das atividades propostas, todos na escola em horário diferente das aulas deles.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As inscrições para apresentação no Show de Talentos foram nas modalidades: teatral, canto e dança, ninguém se inscreveu para a contação de casos. Dessa forma, foram apresentados um teatro, dois cantos e cinco danças. Apesar de nos depararmos com algumas dificuldades como falta de transporte para ir à escola, falta de infraestrutura adequada, conseguimos superá-las e cumprir com o nosso objetivo que era o de trazer para comunidade escolar a importância da Arte enquanto saber cultural de forma a despertar nestes estudantes o interesse pela arte e cultura. Percebeu-se grande motivação por parte dos alunos, pois são modalidades que estão em contato frequentemente pelo rádio, televisão, internet e nas próprias comunidades que vivem. Nas três modalidades ficou evidente o quanto não só o corpo transparece o que de singular aparece, como também a maneira como os estudantes se dispunham ao público, a forma como se vestiram e se interagiram uns com os outros e com o todo público. De alguma forma, conseguimos despertar nos estudantes o interesse pela arte, pois à medida que compareciam na organização dos ensaios e posteriores apresentações iam incorporando essas formas de expressão.
CONCLUSÕES:
A partir da reação do público e do empenho dos alunos foi possível concluir que as apresentações agradaram e atingiram o objetivo de integrar, entreter e ao mesmo tempo despertando o interesse pela Arte e a cultura nas suas diferentes formas de apresentação e também como uma manifestação inerente ao desenvolvimento humano.
O projeto também propiciou aos universitários o diálogo constante com as crianças e os adolescentes, tão necessário no exercício da docência, propiciando o enriquecimento de suas formações profissionais.
Palavras-chave: Arte, Ensino Fundamental, Formação de Professores.