65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
A RELAÇÃO ENTRE PROCRASTINAÇÃO E REPRESENTAÇÕES MECÂNICAS DE TEMPO NA ADMINISTRAÇÃO DE TAREFAS
Neander de Almeida Barbosa - Curso de Psicologia – FAMINAS
Fabrício Lugão - Curso de Sistema de Informação – FAMINAS
Silon Martins da Silva - Curso de Psicologia – FAMINAS
Ívila Campos Braga - Curso de Psicologia – FAMINAS
Sanyo Drummond Pires - Prof./Orientador - Curso de Psicologia - FAMINAS
INTRODUÇÃO:
Apresenta-se análise de questionários aplicados em acadêmicos dos cursos de Psicologia e Sistema de Informação, com o objetivo de colher informações a respeito da noção de tempo desses alunos em relação à organização e procrastinação de suas tarefas. A relevâcia deste trabalho consiste em analisar determinantes ambientais específicos que atuam diretamente na procrastinação de tarefas. Esta análise pode nos tornar mais claras contingências comuns aos meios organizacional e acadêmico e pode nos nortear na busca por ferramentas que auxiliem em uma produção humana mais eficaz. O conceito de procrastinação baseia-se no tempo e significa adiar a execução de tarefas, em gerla àquelas consideradas desagradáveis ou sem importância e pode ser compreendido como um fenômeno dinâmico e envolvendo aspectos pessoais, comportamentais e ambientais. Este trabalho aborda aspectos ambientais para compreender a ação de adiar tarefas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Sabendo-se que o homem vive entre diversos tipos de temporalidade e que a percepção mecânica e objetiva do tempo para orientar nossas atividades rotineiras é definida pelos relógios e calendários que nos auxiliam operacionalmente a definir prazos e compromissos, é nosa proposta pensar a compreensão da linearidade do tempo como fator importante para se evitar adiar tarefas.
MÉTODOS:
Para análisarmos as contigências ambientais que estejam ligadas a determinantes da procrastinação, utilizamos um questionário com perguntas sobre como as pessoas se organizavam em relação a suas tarefas e qual critério de atribuição de prioridade elas seguiam para organizarem suas tarefas ao longo do dia. Foram escolhidos 1 (uma) turma de acadêmicos do curso de Psicologia e 1 (uma) turma de acadêmicos do curso de Sistema de Informação da FAMINAS – Faculdade de Minas campus Muriaé-MG, para que os questionários fossem aplicados, totalizando um número de 74 indivíduos. Essas informações foram análisadas a luz da Análise do Comportamento, orientação metodológica que toma como filosofia o Behaviorismo Radical de Skinner.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos questionários respondidos, 21% das pessoas levam em conta o tempo para organizar suas tarefas. Destes, 44% adiam tarefas acadêmicas e 22% atividades ligadas à saúde pessoal. Ou seja, 66% adiam tarefas que de alguma forma culminam em uma punição iminente. Dos 79% que preferem se orientar em relação à prioridade, 64% adiam tarefas que geram punição, dividindo-se em 38% que adiam as tarefas acadêmicas, 19% adiam os cuidados com a saúde pessoal e 7% as atividades profissionais. A pesquisa reforça o fato de que as atuais representações mecânicas de tempo não são parâmetros muito eficazes para organizar as tarefas. Tais representações tendem a transmitir uma noção muito circular do tempo, tanto nos relógios tradicionais, com o movimento de seus ponteiros, como nos digitais. Sabemos que o tempo é linear e não retornável. No entanto, as representações mecânicas não transmitem esta noção, avigorando a simbologia do tempo circular que nos deixa vulneráveis à medidas ligadas a procrastinação. Foram os gregos os primeiros a buscar uma representação objetiva do tempo, usando imagens geométricas para figurar os seres e os acontecimentos do mundo, usando o círculo para uma representação do tempo, considerado cíclico.
CONCLUSÕES:
É preciso reformular o layout das representações mecânicas do tempo, de forma que as mesmas transmitam uma noção linear de tempo com a finalidade de evitar o comportamento de adiar tarefas, uma vez que, como mostrado acima, as pessoas utilizam o tempo para organizar suas tarefas, uma noção circular pode gerar certa complacência ao se pensar que houve uma má administração do tempo no último ciclo de horas, mas haverá outros ciclo igual começando.
Palavras-chave: Procrastinação, Tarefas, Tempo.