65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 5. Saúde Coletiva
Resíduos sólidos e problemas de saúde: experiência educativa com apoio de mapas temáticos aplicados a um território do bairro Engenho do Meio, Recife/PE.
Ruanny Maria Albuquerque dos Santos - Graduanda - Depto. de Enfermagem - UFPE
Mircia Betânia Costa e Silva - Prof. Adjunto I/ Orientadora – Depto. de Medicina Social -UFPE
Marcelo Antonio Nero - Prof. Adjunto I/ Coorientador – Depto. de Engenharia Cartográfica – CTG-UFPE
Paula Stephanne Pacheco Soares - Graduanda - Depto. de Enfermagem - UFPE
Emanuelle de Carvalho - Graduanda - Depto. de Enfermagem - UFPE
Erika Cristina Batista da Silva - Graduanda - Depto. de Enfermagem - UFPE
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultante do desenvolvimento do projeto de extensão 5 Estrelas – Oficina de Saúde Ambiental da UFPE, tendo como campo de atuação o bairro Engenho do Meio, o qual possui fortes características urbanas. Dentro desse trabalho, como etapa primeira, foi realizado um levantamento evidenciado “in loco”, buscando um avanço na análise crítico-acadêmica. No contexto do território demarcado por setores censitários desse bairro, verificou-se a existência de casas com grandes quantidades de entulhos, sistema de esgoto aberto, ferros velhos expostos, alta freqüência de animais sinantrópicos, cujas ocorrências foram registradas e as respectivas localizações coletadas com GPS de navegação. Estes problemas de saúde ambiental constatados podem vir a acometer a população ali residente a desenvolver agravos e doenças que por vezes são negligenciadas pela sociedade e pelo poder público. Isto nos remete à precaução relacionada às situações endêmicas, tais como a incidência de dengue, leishmaniose, tétano, hepatite, intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, dentre outros. Neste sentido, foi proposta uma ação educativa junto à comunidade no sentido de sensibilizar para o problema.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Realizar uma ação educativa focalizada na precaução acerca das relações entre resíduos sólidos e problemas de saúde. Para isto, buscou-se espacializar e categorizar os resíduos sólidos dispostos no território; Levantar o perfil epidemiológico do bairro junto a documentos oficiais do município; Estudar os processos de causalidade; e Elaborar instrumento educativo enfatizando a precaução em saúde.
MÉTODOS:
Este trabalho refere-se a um subprojeto do Projeto 5 Estrelas. De início foram realizadas reuniões temáticas sobre conceitos e visões acerca de objetos do campo da Saúde Ambiental. A partir daí, definiu-se como subtema para estudo as relações entre resíduos sólidos e problemas de saúde. Em seguida, realizou-se uma verificação espacial (utilizando-se aparelho GPS), seguida de uma categorização dos resíduos dispostos na área delimitada, correspondente ao território de dois setores censitários do IBGE. De posse das informações coletadas implementou-se no ambiente de um Sistema de Informação Geográfica (no caso do ArcGIS 10) um mapa temático da região explorada. Foi realizado levantamento de perfil epidemiológico da população referente a área de estudo, utilizando-se de documentos de domínio público, disponibilizados pela secretaria municipal de saúde do Recife e IBGE. Procedeu-se o estudo da determinação de doenças e agravos naquele ambiente, tendo em vista os aspectos sócio-sanitários levantados. Pôde-se então construir um instrumento impresso – folheto educativo – gerador de ação mobilizadora a qual consistiu numa abordagem pessoa a pessoa com distribuição e explicações pelo grupo de acadêmicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os dados colhidos no campo permitiram a confecção de um mapa temático como diagnóstico situacional do território sob análise, o que, por sua vez, embasou a pesquisa sobre possíveis doenças relacionadas à presença de animais sinantrópicos e domésticos, caracterizados como hospedeiros ou vetores, no ambiente urbano. O perfil epidemiológico da cidade e ainda os riscos evidenciados pelo acúmulo de entulhos no domicílio e peridomicílio, apontam a possibilidade da ocorrência de dengue, filariose, leptospirose, toxoplasmose e leishmaniose, sugerindo, ainda, infecções relacionadas a artrópodes e aves, como um exercício da precaução contra problemas de saúde e análise da determinação social da saúde. O conjunto desta análise trouxe subsídios para pontuar orientações num folheto educativo sobre os seguintes tópicos: descarte correto dos resíduos sólidos; riscos inerentes ao descarte incorreto; ciclos de doenças que têm o lixo como fonte primária, destacando alguns animais sinantrópicos.
CONCLUSÕES:
São diversos os problemas de saúde relacionados ao ambiente. Ainda mais, nos espaços modificados pelo homem, em vista do desequilíbrio nos ecossistemas naturais. A abordagem de problemas relacionados à produção e disposição do lixo, nesse contexto, aponta no sentido da instrumentalização da população acerca da informação para ação comunitária, visto que problemas dessa monta, tais como a mudança de atitudes vem afetar a todos, por uma melhor qualidade de vida. Neste caso, percebeu-se necessária uma ação educativa para estimular a comunidade quanto à precaução relacionada aos danos que os resíduos sólidos podem causar à saúde, visto que é fonte primária de fatores determinantes do processo saúde-doença. A mobilização acadêmica em torno de um projeto socioeducativo veio propiciar um encontro da discussão teórico-política com a realidade social, abrangendo, ainda, um olhar diferenciado sobre o território urbano, aflorando visualmente as precariedades e os riscos desse contexto e, numa perspectiva transformadora, trazendo ao âmbito da formação, o papel cidadão.
Palavras-chave: Saúde ambiental, Resíduos sólidos, Doenças transmissíveis.