65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
CYBERBULLYING: A PRÁTICA DA VIOLÊNCIA VIRTUAL
Renato Soares de Almeida - Sistemas de Informação -FAMINAS - MG
João Filho Teodoro - Sistemas de Informação - FAMINAS - MG
Vanessa Macedo de Souza - Psicologia - FAMINAS - MG
Eliza de Oliveira Macedo - Psicologia - FAMINAS-MG
Jessika de Carvalho - Psicologia - FAMINAS-MG
Nilton Freitas Junior - Prof.Especialista/Orientador - FAMINAS-MG
INTRODUÇÃO:
A internet vem fazendo parte cada vez mais do cotidiano das pessoas e, com seu desenvolvimento, surgiu uma gama de opções para sua utilização. Através da internet é possível manter contato com pessoas distantes, utilizar sites de relacionamentos, buscar conhecimentos acadêmicos, até mesmo inserção no mercado de trabalho. Porém, há quem use a rede para fins não benéficos, há quem a utilize como forma de anonimato para realização de crimes, agressões, como bullying e cyberbullying.
Segundo CONSTANTI(2004), as atitudes praticadas através do bullying são formas de intimidações planejadas, ameaças, que geralmente são acompanhadas de violência física e/ou psicológica e, de modo geral, a vitima se encontra em estado vulnerável, sendo assim incapaz de se defender, causando grandes transtornos em sua vida.
Avilés(2009) apresenta cyberbullying como “assédio entre iguais através do celular e da internet”, utilizando-se “das novas tecnologias de informação e comunicação, em espaços virtuais”. (p. 79).
OBJETIVO DO TRABALHO:
trazer os conceitos de bullying e cyberbullying, sendo o ultimo, uma nova forma de bullying. Há um aumento de internautas e de praticas indevidas através do uso de redes sociais e afins, e estes aumentam cada vez mais, sendo o objetivo principal é saber através da pesquisa se essas formas de violências são conhecidas e se o entrevistado já foi vitima de ataques físicos ou psicologicos.
MÉTODOS:
Este trabalho buscou revelar dados sobre o conhecimento da sociedade sobre seu tema. O procedimento utilizado para pesquisa foi a aplicação de um questionário quantitativo, aplicado no centro de Muriaé-MG, tendo como publico alvo adolescentes e adultos, formando um total de 10 pessoas. O objetivo principal do questionário foi descobrir se bullying e cyberbullying são praticas conhecidas pela população e posteriormente a aplicação do mesmo percebeu-se a necessidade de aumentar o numero de entrevistados e se estender a escolar e ao publico infantil, com o consentimento dos pais, desta forma promover conscientização.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a aplicação do questionário, obtivemos como resultado que 90% dos entrevistados já presenciaram atos de bullying; entre as vitimas de bullying, 60% eram alunos e 40% outro grupo de pessoas. Exatos 50% conheciam somente o bullying e 50% conheciam também o cyberbullying. Diante da presença do fato, 40% das pessoas recorreriam a alguém para que alguma atitude fosse tomada, 10% ignoraria o fato, 40% teriam outras atitudes e 10% iria até a vitima para saber sobre a agressão. Dos entrevistados, 60% relatam que não sofreram bullying, 40% relatam que sofreram. Os que sofreram responderam as perguntas 6 e 7, referente ao evento acontecido. Segundo eles, 20% sofreram na infância, 10% na adolescência e 10% na pré-adolescência. Quanto ao acontecimento do fato, 20% recorreram aos familiares e 20% não contou a ninguém; 70% acredita que acontece mais bullying, 30% acreditam que o cyberbullying é mais recorrente. Quanto à média diária de uso da internet, 40% utilizam até 4 horas por dia, 30% diz que quase não utiliza, 20% mais de 4 horas por dia, 10% até uma hora por dia. 60% dos entrevistados usam redes sociais, 30% para outras finalidades e 10% para trabalho.
CONCLUSÕES:
Observou-se que, entre os entrevistados, o uso diário da internet está principalmente voltado para o entretenimento e cada dia mais aumenta o numero de usuários nas redes sociais e cada vez mais cedo começa o uso das redes. Notou-se também que há um pouco de desconhecimento em relação ao bullying e bastante desconhecimento em relação ao cyberbullying.
Percebe-se que as vitimas de bullying e cyberbullying sofrem vários prejuízos, principalmente psicológicos, vistos que as vitimas demoram um tempo para contar para alguém que esta sendo vitima dessa pratica, até que isso aconteça o usuário já passou por um longo período de medo e sofrimento.
Este cenário estimula o desenvolvimento de projetos futuros com ações de conscientização das pessoas em relação ao uso sadio e não prejudicial da internet.
Palavras-chave: Bullying, cyberbullying, violência.