65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE ORELINHA (Enterolobium schomburgkii Benth) EM DIFERENTES SUBSTRATOS POR MEIO DE SEMEADURA DIRETA
Iuri Maicon Moreira de Oliveira - Discente, Técnico em Florestas Integrado ao Médio – IFRO
Poliane Rodrigues Rosa - Discente, Técnico em Florestas Integrado ao Médio – IFRO
Liliam Araújo dos Santos - Discente, Técnico em Florestas Integrado ao Médio – IFRO
Camila Eler Assis - Discente, Técnico em Florestas Integrado ao Médio – IFRO
Andreza Mendonça - Profa. Ms. Engenheira Florestal/Orientadora - IFRO
Jhonatas Cortes Rosa - Engenheiro Agrônomo/Orientador - IFRO
INTRODUÇÃO:
A orelhinha é uma árvore nativa da região amazônica pertencente à família das fabaceae. A espécie faz associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, podendo ser recomendada para a recuperação de áreas degradadas. A recuperação dessas áreas, geralmente, é realizada por meio de mudas produzidas em viveiros, mas pode também ser realizada pela semeadura direta. A semeadura direta possibilita o desenvolvimento das plântulas sem comprometer as raízes, comparada ao método usando transplante, contudo a quantidade de sementes usada por recipiente no processo de semeadura direta é considerado um ponto negativo. Estudo prévio da quebra de dormência tegumentar das sementes de orelhinha por meio de desponte no sentido oposto ao hilo com auxilio de cortador de unha mostrou-se eficaz com 100% de germinação em substratos: areia lavada e papel germitest. Para assegurar o sucesso da formação de mudas de qualidade por meio de semeadura direta em sacos plásticos faz-se necessário que o substrato tenha boa aeração, porosidade, densidade e disponibilidade de nutrientes e água. O desafio da semeadura é diminuir os custos com o número de sementes por recipiente a partir de método eficaz de quebra de dormência.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a percentagem de germinação das sementes de orelhinhas despontadas por meio da semeadura direta em sacos plásticos de 17 x 22 cm com diferentes misturas de substratos.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado no laboratório de sementes do Instituto Federal de Rondônia – campus Ji-Paraná. Foram avaliados três diferentes misturas de substratos: S1 - areia + subsolo; S2 - areia + subsolo + palha de arroz; S3 - areia + subsolo + palha de arroz + palha de café usando sacos plásticos de 17 x 22 cm. As sementes de orelhinha foram despontadas no lado oposto ao hilo com auxílio de um cortador de unha. Em seguida, foi semeada uma semente por recipiente. Em cada tratamento foram avaliadas quatro repetições de 25 amostras, totalizando 100 unidades por substrato. A percentagem de germinação foi avaliada após 15 dias da semeadura. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições. O software utilizado foi o Sisvar versão 5.3. As médias, após análise de variância, foram comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que a partir do terceiro dia da semeadura as sementes começaram a germinar. Após seis dias todas as sementes do substrato S1 tinham germinado diferindo estatisticamente dos demais tratamentos. Aos 15 dias o substrato S2 tinha alcançado 96% de germinação e o S3 89% de germinação. A germinação no substrato areia + subsolo confirmou os resultados previamente testados com areia lavada, deve-se ressaltar que a espécie tem uma relação simbiótica com os rizóbios, o que possibilitará o desenvolvimento das mudas. A percentagem de germinação diminuiu à medida que os substratos continham matéria orgânica disponível. O tratamento usando palha de café teve menor percentagem de germinação, devido possivelmente a diminuição da aeração e a matéria orgânica pode ter inibido a protrusão da radícula. A semeadura direta usando uma semente de orelhinha por recipiente evitou danos às plântulas durante o processo de transplante e diminuiu os custos com sementes e com mão de obra para realização da repicagem.
CONCLUSÕES:
A semeadura direta em recipiente usando areia + subsolo combinada ao desponte das sementes mostrou-se um método viável na produção de mudas de orelhinha.
Palavras-chave: Plântulas, Quebra de dormência, Produção de mudas.