65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE CIÊNCIAS: INTEGRAÇÃO DE METODOLOGIAS PARA ENSINAR BOTÂNICA
Erika da Silva Matisui - Bolsita PET/ Lic. em Ciências Biológicas/ IFAM
Ederlane da Silva Matisui - Acadêmica – Tecnologia em Produção Publicitária/ IFAM
Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena - Dra./ Orientadora – Lic. em Ciências Biológicas/ IFAM
Rosa Oliveira Marins Azevedo - MSc./ Orientadora – Lic. em Ciências Biológicas/ IFAM
INTRODUÇÃO:
Ocorre atualmente uma mudança nos meios de comunicação e na transmissão das informações para as diversas camadas sociais, fazendo com que a educação melhore a abordagem dos métodos utilizados para tornar possível o ensino e a aprendizagem dentro e fora da sala de aula, pois os alunos estão cansados de aulas pouco desafiadoras. Tornou-se importante uma educação que visualize não só o conteúdo, as notas e a aprovação, mas que comece a mostrar ao aluno o processo pelo qual se dá o conhecimento. Um dos maiores problemas é o estudo de ciências naturais onde raramente há ligação entre o conteúdo ensinado e os fenômenos que o envolvem, deixando falhas na formação dos estudantes, principalmente pelo fato de que os alunos possuem muitos conhecimentos prévios acerca dos conteúdos que envolvem a área de ciências, como por exemplo o ensino de botânica. Assim, foi feita a integração dos conteúdos que tratam sobre a morfologia vegetal, posteriormente esse conteúdo foi organizado em uma apostila; aulas expositivas conduzidas em forma de dialogo; utilização dos conhecimentos prévios dos alunos; criação de uma apostila sobre morfologia vegetal e a construção de portfólios pelos alunos colocando em prática tudo o que eles aprenderam.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho procurou verificar se a integração de metodologias tornaria viável o processo de ensino e aprendizagem em ciências naturais. Procurou averiguar ainda, se houve ou não redução do nível de evasão nas aulas de ciências e verificar se houveram melhoras na relação aluno-professor, visto que essa relação estava desgastada e era pouco estimulada.
MÉTODOS:
O estudo foi realizado em uma escola da Rede Pública de Manaus com alunos de duas turmas do sétimo ano do ensino fundamental. Para realização do estudo foi feita uma pesquisa sobre os materiais didáticos que tratavam o tema Morfologia dos vegetais, com um enfoque em angiospermas, a partir disso elaborou-se uma apostila sobre as características das plantas e seus principais constituintes. Dentro da sala de aula o estudo foi dividido em quatro momentos: no primeiro o tema da aula foi apresentado aos alunos e estes foram incentivados a falar sobre os conhecimentos prévios que eles possuíam acerca do tema; no segundo a aula iniciava de forma expositiva dialogada; no terceiro era verificado se os alunos haviam adquirido novas concepções sobre o tema abordado; no quarto os alunos eram avaliados por meio de exercícios referentes ao conteúdo abordado na sala de aula. Como trabalho final os alunos elaboraram um portfólio no qual deveria constar a classificação morfológica externa dos vegetais, assunto este que foi abordado ao longo das aulas. A quantidade de faltas, o nível das notas dos alunos na disciplina de ciências e o nível de interesse na realização dos trabalhos, foram as variáveis utilizadas para avaliar a aceitação do método e seu impacto nas turmas trabalhadas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Notou-se que os alunos adquiriram um olhar mais critico sobre os conteúdos abordados dentro da sala de aula e passaram a frequentar de forma mais regular as aulas de ciências, as notas e o comportamento melhoraram, bem como o relacionamento entre aluno e professor e vive-versa. Os alunos inicialmente ficaram muito tímidos para falar, mas com incentivo e muita paciência todos participaram, quanto aos exercícios os alunos sempre procuraram resolvê-los da melhor maneira possível. O trabalho final, o portfólio, foi feito por todos os alunos e os resultados foram maravilhosos, por meio do portfólio foi possível observar como as turmas se desenvolveram ao longo da metodologia aplicada.
CONCLUSÕES:
A integração de metodologias, bem como a mudança na forma de abordagem dos temas trabalhados no ensino de ciências com turmas do ensino fundamental, mostrou-se muito eficaz para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula. É essencial que se consiga cada vez mais articular metodologias já existentes para trabalhar não só o ensino de ciências como também nas outras áreas de ciências, evitando assim que métodos considerados antigos ou muito tradicionais sejam esquecidos e substituídos por métodos atuais, não que estes sejam ruins, mas devido as dificuldades existentes nas escolas públicas, principalmente do Brasil, ainda não é possível a utilização de novas abordagens metodológicas.
Palavras-chave: Nova abordagem, Portfólio, Avaliação.