65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
A INFLUÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR LONDRINENSE.
Eduardo de Faria Nogueira - Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
Marli de Lourdes Verni - Departamento de Administração da Universidade Estadual de Londrina – UEL.
José Igor Rebouças de Oliveira - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
Andrea Kaliany da Costa Lima - Depto de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN.
Hudson do Vale de Oliveira - Professor do Instituto Federal de Roraima – IFRR/Câmpus Amajari.
INTRODUÇÃO:
A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um fator de competitividade no meio corporativo, pois fabricar produtos e/ou prestar serviços que não degradam o meio ambiente, promover a inclusão social e participar do desenvolvimento da comunidade na qual a empresa está inserida, entre outras iniciativas, são diferenciais cada vez mais importantes para as empresas na conquista de novos consumidores ou clientes. As empresas têm o desafio de estarem atentas e prontas para acompanharem e, até mesmo, se anteciparem às mudanças sociais e produzirem diferenciais que garantam uma vantagem competitiva e sustentável em longo prazo. Assim, é de fundamental importância que as empresas conheçam a opinião dos consumidores sobre o tema e, principalmente, identifiquem a influência que este exerce sobre as suas decisões de compra. Para que os consumidores sejam influenciados no seu processo decisório de compra por produtos e/ou serviços de empresas socialmente responsáveis, é necessário que eles saibam primeiramente o nível de responsabilidade social das empresas (KOTLER, 2000). É importante, portanto, a divulgação dessas informações pelas organizações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O principal objetivo da pesquisa foi verificar se as ações socialmente responsáveis desenvolvidas pelas empresas da cidade de Londrina-PR têm influência na decisão de compra dos consumidores londrinenses.
MÉTODOS:
A pesquisa apresenta caráter exploratório, descritivo e quantitativo. Por ser descritiva, ela busca conhecer e interpretar a realidade sem interferi-la ou modificá-la, além de expor características, percepções e expectativas. Segundo Vergara (2004, p. 47), “ao estabelecer correlações entre variáveis constrói uma base para interpretar e explicar fenômenos, permitindo conhecer e interpretar o comportamento do consumidor”. A amostra considerada na pesquisa foi de 384 respondentes. Os dados foram coletados em alguns pontos do município de Londrina, tais como: Universidade Estadual de Londrina, empresas, calçadão, grupos de terceira idade, supermercados e shopping center. Após a realização da coleta dos dados, realizou-se a tabulação e a análise destes por meio de estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os aspectos mais relevantes destacados quando do momento da compra foram: qualidade (26%), preço (23%) e condições de pagamento (20%). Assim, nota-se que a RSE ainda não parece ser uma característica essencial na hora da aquisição de algum produto e/ou serviço. A RSE pode ser descrita como um aspecto de diferenciação que poderá ser atrelado a um critério de desempate na hora da escolha do consumidor, porém não decisivo. Apenas 1% dos respondentes considerou a RSE como principal fator motivador da decisão de compra, comprovando, assim, que é um critério que pouco influencia o comportamento de compra. Dentre os consumidores que já compraram algum produto e/ou serviço de alguma empresa pelo fato desta praticar alguma ação social, observou-se que 72,4% não compraram motivados por esta ser socialmente responsável. Dentre aqueles que efetivamente compraram motivados por essa razão (27,6%), 83% optaram pela recompra do produto e/ou serviço. Diante disso, apesar de não ser o principal fator influenciador na hora da compra, pode-se ressaltar que as empresas que praticam RSE estabelecem um relacionamento mais duradouro com àqueles consumidores mais atentos as questões sociais das empresas, pois estes “consumidores conscientes”, em sua grande maioria, voltam a efetuar uma nova compra.
CONCLUSÕES:
Apesar do consumidor londrinense considerar a responsabilidade social empresarial como sendo uma variável importante e positiva para a imagem da empresa, este ainda não a considera um fator determinante na hora da compra de algum produto e/ou serviço, pois aspectos como o preço e a qualidade ainda figuram como atributos essenciais em termos de decisão de compra. Assim, as empresas devem utilizar estratégias que busquem tornar as suas ações sociais elementos importantes a serem considerados pelos consumidores quando da compra de um produto e/ou aquisição de um serviço, tornando-se um diferencial competitivo de mercado.
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial., Consumidor Londrinense., Decisão de compra..