65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
O SOFTWARE MATHEMATICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE FUNÇÕES
Cleuma Ferreira Artimandes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Eliete da Silva Pereira - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Jânio Guerreiro Bezerra - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Walterlan Mesquita da Conceição - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Genival da Silva Almeida - Prof. Dr./Orientador - Direção de Pesquisa e Pós-Graduação - IFRR
INTRODUÇÃO:
Vários Estudos literários retratam a preocupação com a aplicação de metodologias inovadoras na prática docente. Os recursos tecnológicos se destacam como um dos instrumentos didáticos eficientes, no Ensino da Matemática. Um dos fatores que contribui para essa eficiência é o fácil acesso ao professor e aluno, podendo se constituir em um valioso agente de mudanças para a melhoria da qualidade de ensino (MERCADO, 2003). Não se discute mais o uso da informática como recurso didático e sim a forma mais eficiente utilizada pelos Educadores, para alcançar os objetivos desejados (VALENTE, 1999). Neste sentido, esse projeto, além da pesquisa bibliográfica, apresenta o software Mathematica como alternativa metodológica no estudo de funções. O Mathematica, além de propiciar uma linguagem simples, oferece uma infinidade de ferramentas com aplicabilidades, desde operações básicas até as mais avançadas e suas representações gráficas. Resultados e discussões a partir de aplicações de práticas docentes no Ensino de Matemática são apresentados, com o objetivo de validar a metodologia desenvolvida. Além disso, este projeto pretende viabilizar um recurso didático que pode ser utilizado numa metodologia inovadora, na busca de melhorias da qualidade do Ensino de Matemática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar a aceitabilidade do software Mathematica como recurso didático para o estudo de funções e verificar os benefícios adquiridos a partir dessa metodologia diferenciada de ensino aos alunos de 9º ano da Escola Estadual Dom José Nepote, na cidade de Boa Vista-RR.
MÉTODOS:
Este trabalho foi realizado no âmbito da proposta de utilização do Software Mathematica no Ensino Fundamental, do Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – IFRR, contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES. As atividades foram realizadas na Escola Estadual Dom José Nepote, cidade de Boa Vista, Estado de Roraima, em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental, envolvendo 50 alunos, no período de outubro a dezembro de 2012. As aulas do PIBID ocorreram, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos cada, utilizando-se como metodologia alternativa de ensino o software Mathematica. Como procedimentos de coleta de dados, foram aplicados dois questionários com os alunos buscando conhecer, inicialmente, suas percepções sobre o ensino da matemática, suas dificuldades e se já conheciam o Mathematica. Foram desenvolvidas atividades inerentes às ferramentas do software e suas aplicações nas aulas de Matemática. A partir dos resultados, verificou-se a viabilidade da metodologia utilizada e sua relevância para trabalhos futuros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com os resultados, verificamos que 60% dos alunos participantes do projeto declararam não gostar de matemática. 89% percebiam o ensino da disciplina como difícil. Dentre os fatores que levaram a essa visão, destacaram que 40% estão relacionados às dificuldades em perceber a relevância e praticidade dos conteúdos estudados, 37% à ausência de novos métodos de ensino e 23% à forma como o professor ministra os assuntos. 96% declararam interesse em participar das atividades propostas, apesar de todos os alunos desconhecerem a existência do software Mathematica e de nunca terem utilizado softwares em sua vida escolar.
Após a aplicação do software Mathematica, constatou-se, conforme levantamento dos dados, que 95% dos alunos avaliaram esse recurso didático como excelente e 91% afirmaram que o ensino mediado por essa ferramenta foi muito interessante e importante para seu aprendizado na disciplina. Sobre o ensino de funções, 84% dos alunos conseguiram resolver, interpretar e demonstrar graficamente as questões propostas utilizando o software.
CONCLUSÕES:
A utilização de novas tecnologias no processo de ensino favorece o aprendizado dos alunos, motivando-os na busca por conhecimento, despertando curiosidade e interesse pelos conteúdos estudados, inclusive quando se trata de disciplinas consideradas muito difíceis, com altos índices de reprovação. No ensino de matemática, esses recursos inovadores se apresentam como importante ferramenta didática, contribuindo para melhor compreensão e visualização prática das atividades, diferenciando-se do ensino tradicional. Dentre os conteúdos matemáticos, o estudo das funções apresenta diversos fatores que dificultam o seu entendimento, onde destacamos as dificuldades para perceber o comportamento das funções, por meio das representações gráficas e suas aplicações. Neste sentido, verificou-se que o software Mathematica contribui significativamente para a compreensão deste conteúdo, proporcionando aos alunos possibilidades de relacionar teoria e prática. É notório que os alunos almejam mudanças que favoreçam sua aprendizagem, com mais qualidade de ensino e motivação, demonstrando interesse e receptividade quanto à utilização de novas metodologias.
Palavras-chave: Aceitação, Tecnologias, Ensino-aprendizagem.