65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
AVALIAÇÃO DA ALTURA E NÚMERO DE FOLHAS DE CINCO CULTIVARES DE BANANA (Musa spp )
Welcio Rodrigues da Silva - Depto. Ciências Agrárias, IF Goiano-Campus Ceres
Luís Sérgio Rodrigues Vale - Prof. Dr./ Orientador. IF Goiano-Campus Ceres
INTRODUÇÃO:
A bananeira é uma planta cultivada tipicamente em áreas de clima tropical, tendo uma exigência constante de calor e elevada umidade, para que possa alcançar um bom desenvolvimento e assim gerar uma produtividade rentável. Tais condições são normalmente encontradas na faixa compreendida pelos paralelos de 30° de Latitude Norte e Sul, nas regiões onde a temperatura tem em média uma variável de 10°C a 40°C (ALVES et al., 1999).
No mundo, a produção de bananas coloca o Brasil como 2º maior produtor, tendo a colocação de 1º lugar como consumidor, sendo a Índia o maior produtor mundial seguida pela Filipinas, Equador e China (VALE, 2010).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve por objetivo avaliar a altura máxima e o número de folhas de cinco cultivares de banana nas condições da região de Ceres-GO.
MÉTODOS:
O experimento no qual se coletaram os dados está implantado na área experimental do Instituto Federal Goiano-Campus Ceres desde Novembro de 2012, em um Latossolo Vermelho Escuro, altitude de 571m, umidade relativa do ar média 80% e temperatura mínima de 15°C e máxima de 29°C. O delineamento experimental foi o de blocos completos casualizados com cinco repetições. As cultivares estudadas foram BRS Conquista, Prata-Anã, Maçã Tropical, Grande Naine, PA 9401, SH 3640, Pacovan RR e Princesa, destas as três últimas não foram analisadas, pois, não estavam em condições para coleta de dados devido as mudas não terem sido suficientes para completar as covas no momento do plantio. Cada parcela é constituída de 4 covas com espaçamento de 3 m x 2,5 m e total de 160 plantas. A saturação por bases do solo é de 76% e o Al igual a zero, assim não se necessitou de calagem. As mudas utilizadas foram do tipo raiz nua provenientes de micropropagação, aclimatadas em viveiro. As medições de altura máxima foram executadas com o auxílio de uma fita métrica graduada e mm e a análise do número de folhas feita através de contagens. Foram calculadas as médias e comparadas pelo teste teste de Tukey a 5% de probabilidade. As análises estatísticas foram realizadas com o auxílio do programa estatístico SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As plantas da cultivar PA 9401 apresentaram a menor média de tamanho, o que indica que as plantas desta cultivar se apresentam ligeiramente menores quando comparadas com as demais, exceto da cultivar Prata anã na qual sua média de altura de plantas é bem próxima. Já as plantas da cultivar Maçã Topical tiveram a média de maior altura. Mesmo com essas variações entre as médias, não foi significativo quando os dados são comparados pelo teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade. O C.V (%) está numa faixa de 11 a 20% que é tido como bom de acordo com Rodrigues (2009).
As plantas das cultivares Maçã Tropical e RS Conquista possuem os menores números de folhas por planta o que as assemelham entre si e as diferem estatisticamente das demais cultivares. Ainda as plantas das cultivares Prata-anã e Grande Naine possuem os maiores valores de número de folhas por planta o que as assemelham estatisticamente. As cultivares Grande Naine e PA 9401 assemelham estatisticamente entre si sendo que a ultima se difere estatisticamente da cultivar Prata Anã.
CONCLUSÕES:
As plantas de banana estão se desenvolvendo com a altura uniforme. Para o número de folhas por planta a cultivar Prata-anã foi superior e as cultivares BRS Conquista e Maçã Tropical apresentaram resultados inferiores às demais.
Palavras-chave: Crescimento, Desenvolvimento, Comparação.