65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO INORGÂNICO POR BACTÉRIAS ENDOFÍTICAS DE CANA-DE-AÇÚCAR DO GÊNERO Burkholderia NA PRESENÇA DO PESTICIDA FIPRONIL.
Adijailton Jose de Souza - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Jose Aldo Teixeira da Silva - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Cicero Geraldo Gualter dos Santos - Discente de Agronomia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Bruno Augusto Prohmann Tschoeke - Discente de Agronomia e PET Biotecnologia, Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Isaneli Batista dos Santos - Mestranda em Produção Agrícola – Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
Júlia Kuklinsky-Sobral - Profa.Dra./Orientadora – Unidade Acadêmica de Garanhuns/UFRPE
INTRODUÇÃO:
A cultura da cana-de-açúcar é uma atividade econômica de enorme importância no cenário nacional, devido aos seus amplos potenciais industriais, tanto na produção de açúcar, como na produção de etanol. Estima-se que esta cultura possua uma área de 8.520,5 mil hectares e produção prevista de 595,13 milhões de toneladas (Conab, 2013). O alto desempenho da cana-de-açúcar está atribuído às boas condições edafoclimáticas que o Brasil oferece para a cultura e aos manejos de pragas e doenças. Porém, por ser uma cultura altamente extratora, os custos de produção tem se elevado cada vez mais devido à necessidade de adubações, além do forte manejo de pragas. Os adubos nitrogenados e fosfatados, juntamente com agroquímicos, são os maiores geradores de custos; associado a isso ainda tem os danos ambientais do uso indiscriminado deste tipo de produto. Nesse sentido são inúmeros os estudos, buscando maneiras que possibilitem a produção sustentável dos sistemas agrícolas atuais. E neste aspecto, a utilização de bactérias promotoras de crescimento vegetal tem se tornado uma alternativa com grande potencial sustentável, em especial para o manejo da cana.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar os efeitos de pesticida fipronil sobre bactérias, endofíticas de cana-de-açúcar, do gênero Burkholderia quanto a capacidade de solubilização de fosfato inorgânico in vitro.
MÉTODOS:
Foram avaliadas duas linhagens bacterianas de Burkholderia sp. (UAGC858 e UAGC867), ambas endofíticas de raiz de cana-de-açúcar, pertencentes à coleção do Laboratório de Genética e Biotecnologia Microbiana (LGBM), na Unidade Acadêmica de Garanhuns – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE).
As bactérias foram inoculadas em meio de cultura sólido, rico em fosfato de cálcio (Santos et al., 2012) e acrescido de diferentes concentrações do pesticida fipronil: TE = 0, C1 = 100, C2 = 200 e C3 = 400 g.ha-1, incubadas a 28°C por cinco dias. As leituras foram realizadas aos 5, 10 e 15 dias após a incubação (L5 DAI, L10 DAI e L15 DAI), sendo que a formação de área clara (halo) ao redor das colônias indicou a solubilização do fosfato. Todo o experimento foi realizado em triplicata e, os isolados que apresentaram halo visível, foi estimado o índice de solubilização (IS), que expressa à relação do diâmetro médio do halo de solubilização e o diâmetro médio do halo da colônia. A classificação da solubilização de fosfato inorgânico foi realizada a partir do índice de solubilização (IS) onde: IS<2 = baixo, 2≤IS<4 = médio e IS>4 = alto (Barraquero et al., 1976).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As linhagens de Burkholderia sp. testadas quanto ao potencial de solubilização de fosfato inorgânico in vitro na presença do pesticida fipronil foram positivas. Em relação ao índice de solubilização de fosfato (IS), observou-se que as linhagens UAGC857 e a UAGC867 apresentaram IS baixos, menor que 2. Lira-Cadete et al. (2012) observou maior frequência de bactérias endofíticas de raiz de cana-de-açúcar capazes de solubilizar fosfato inorgânico com IS baixos, como as duas linhagens avaliadas. Verificou-se também que o tempo de exposição das linhagens ao pesticida foi um fator de interferência na funcionalidade da bactéria. A linhagem UAGC 858, na leitura de L5 DAI, apresentou índices de solubilização de fosfato acima da testemunha, mas a partir da leitura L10 DAI foi observado um ligeiro decréscimo no IS, sendo mais acentuado nas concentrações de C2 e C3 do pesticida fipronil.
A bactéria UAGC867 sofreu menor efeito do pesticida fipronil no desempenho da capacidade de solubilização de fosfato, isso até as duas primeiras leituras (L5 DAI e L10 DAI). Em relação à quantidade de pesticida no meio, essa bactéria apresentou uma tolerância maior ao equivalente a metade da concentração de campo desse pesticida (100g.ha-1), havendo um declínio mais acentuado no IS da na leitura (L15 DAI) do TE e C1 do fipronil.
CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados observados pode-se concluir que as diferentes concentrações do inseticida fipronil exerceram influência negativa no potencial de solubilização de fosfato inorgânico, porém não foi observado inibição, e sim redução no índice de solubilização de fosfato inorgânico in vitro. As concentrações do pesticida no meio também são fatores interferentes no processo de solubilização, além do tempo de exposição do ao produto.
Palavras-chave: Interação bactéria-planta, Controle químico, Promoção de crescimento vegetal.