65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
AS DIFERENTES NOÇÕES DO CONCEITO DE COMUNIDADE E SUAS RELAÇÕES COM A AUTODEFINIÇÃO DE UMA COMUNIDADE AMAZÔNICA, PARINTINS-AM.
ALMIRO LIMA DA SILVA - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
MÔNICA XAVIER DE MEDEIROS - Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa discutiu as diferentes noções do conceito de “comunidade”, de maneira a possibilitar o entendimento de como a comunidade do Macurany, no município de Parintins/AM, chegou a denominar-se por este termo (comunidade). Traz ainda um esclarecimento da presença da igreja católica nesta localidade, evidenciando o uso da “tradição” como meio para difundir e consolidar a ideologia da igreja. São trazidas para as discussões sobre o conceito de comunidade as seguintes noções: a visão idealizada com a qual Tonnies (in FERNANDES, 1971) concebe comunidade como sendo lugar de paz, espaço fechado, íntimo, livre de perigo e harmonioso; comunidade vista por Weber (in FERNANDES, 1971), sobretudo, como “relação social”; a modernidade que “rompe os muros da comunidade” pensada como lugar fechado e seguro (BAUMAN, 2010). À luz de Hobsbawm (2012), discute-se o caráter político que a “invenção da tradição” assume quando utilizada pela igreja católica, na comunidade do Macurany. Este trabalho de pesquisa torna-se relevante na medida em que se propõe estudar e discutir criticamente questões sociais relacionadas à história dos moradores do Macurany, comunidade amazônica nunca antes estudada nesta perspectiva.
OBJETIVO DO TRABALHO:
GERAL: Analisar as diferentes noções do conceito de comunidade e suas relações com a autodefinição de uma comunidade amazônica. ESPECÍFICOS: A) Perceber a presença da igreja católica na trajetória histórica da Comunidade do Macurany, no município de Parintins/AM. B) Verificar se a presença do catolicismo interferiu na autodefinição da comunidade.
MÉTODOS:
Partindo de uma abordagem dialética (LAKATOS E MARCONI, 2008), foi utilizado o procedimento histórico, por possibilitar a análise das formulações diversas do que se pensa sobre comunidade e como isso se relacionou com a autodefinição de comunidade. No início, fez-se um levantamento da literatura pertinente ao tema, em seguida, a divulgação dos trabalhos de pesquisa que seriam realizados, por meio das emissoras de rádios locais e através de reuniões com os moradores do Macurany. Na sequência, foram aplicados formulários nas famílias com residência fixa na comunidade, a fim de se fazer um diagnóstico da realidade do lugar. Utilizando-se da história oral (ALEMEIDA, 2005), foram entrevistados cinco moradores, sendo três na faixa etária de 60 a 85 anos e dois de 30 a 40 anos. Houve consulta de Cerqua (1980), onde consta a descrição dos trabalhos da igreja católica na até então prelazia de Parintins, à qual a comunidade do Macurany pertence. Após a coleta de dados, iniciou-se a categorização e o processo de análise e escrita do texto final.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As discussões sobre as diferentes noções do conceito de “comunidade” possibilitaram entender que não existe um conceito único e acabado para tal termo. E ainda que, seria engano pegar um modelo teórico de comunidade e tentar encaixar num determinado grupo social. Esclareceu-se a presença da igreja católica na comunidade do Macurany, verificando-se que esta se introduziu diretamente ali, na década de 60, através dos padres do Pontifico Instituto das Missões Estrangeiras (PIME), com objetivo de difundir e consolidar a ideologia cristã. À luz de Hobsbawm (2012), identificou-se que a igreja, ao fundar nesta localidade uma “comunidade” católica, instituindo assim uma “tradição”, concentra e organiza em um só lugar aquele catolicismo popular que era vivenciado pelos moradores dali, de maneira a inculcar nesses a ideia de comunidade baseada no cristianismo. Noção esta semelhante à de Tonnies (in FERNANDES, 1971), que idealiza comunidade como lugar de “íntimo”, de “paz”, “confiante”; e de Weber (in FERNANDES, 1971), que ver a construção da comunidade nas relações sociais, sendo necessários para isso apenas um sentimento afetivo ou tradicional. Antes de a igreja chegar neste lugar, existiam pequenas concentrações de famílias espalhadas às margens do lago Macurany e do rio Parananema.
CONCLUSÕES:
Diante dos resultados da pesquisa, que evidenciam a não existência de um único e acabado conceito de comunidade (nenhum dos conceitos analisados nesta pesquisa encerra em si o que vem a ser comunidade) e que esclarecem a presença da igreja católica na trajetória histórica da comunidade do Macurany, objetivando difundir e consolidar sua ideologia, conclui-se que, se hoje a comunidade do Macurany assim se autodefine é porque recebeu forte influência da igreja. Hoje, a comunidade do Macurany, após viver um pouco mais de quatro décadas sobre grande influência da igreja, começa a desprender-se disso, fundando a Associação de Moradores da Comunidade do Macurany – AMMA, mas ainda recorrendo à tradição e aos costumes, só que agora para reivindicar direitos e melhores condições de vida.
Palavras-chave: Conceito de comunidade, Tradição, Catolicismo.