65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O USO DE JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: A DAMÁTICA NO WORKSHOP DE JOGOS PEDAGÓGICOS
Weide Cassimiro Jerônimo - Bolsista PIBID – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Daiana do Carmo de Oliveira - Bolsista PIBID – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Verônica Jerônimo Policarpo - Bolsista PIBID – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Emerson da Silva Ribeiro - Prof. Ms./Coord. PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
Marlos Gomes de Albuquerque - Prof. Ms./Coord. PIBID/Orientador – Depto. de Matemática e Estatística – UNIR
INTRODUÇÃO:
Um importante assunto que envolve a Educação na atualidade é a questão de como atrair a atenção dos alunos para que eles queiram aprender a Matemática. Se for observado, em uma sala de aula, a quantidade de alunos que não gostam de Matemática é notória, atingindo a grande maioria. Diante de tal problemática, é importante que os professores, ainda que não sejam os únicos responsáveis, procurem metodologias que possibilitem a motivação do aluno quanto ao querer aprender Matemática, trabalhando diretamente contra essas possíveis causas a fim de amenizar as suas consequências negativas, tendo em vista, a impreterível necessidade dos conhecimentos matemáticos para todas as áreas profissionais e para a sociedade.
Diante desse contexto, uma das possíveis formas de tentar melhorar a aprendizagem matemática, por parte dos alunos, é o uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem. Que devem ser aplicados considerando-se os reais benefícios de sua utilização, os cuidados e limites de seu uso, além da importância de planejar as atividades com jogos e o papel do professor nesse processo, cujo principal interesse é a aprendizagem matemática dos alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Discutir os benefícios do uso de jogos como recurso didático-metodológico na aprendizagem de Matemática a partir de uma experiência vinculada ao PIBID realizada com alunos da Educação Básica no âmbito de uma oficina envolvendo o jogo Damática.
MÉTODOS:
A partir das discussões sobre o uso dos jogos como incentivo à motivação dos alunos a aprender a Matemática, partiu-se para uma abordagem prática com relação ao assunto. Isso se deu através de uma das ações desenvolvidas pelo PIBID de Matemática da Universidade Federal de Rondônia de Ji-Paraná, denominado Workshop de Jogos Pedagógicos, um evento realizado em uma escola da Rede Estadual de Ensino que consistiu em desenvolver conteúdos matemáticos através de jogos.
Uma das oficinas que foram desenvolvidas nesse evento, foi a Damática, um jogo de Dama envolvendo a Matemática. Essa oficina foi ministrada a vinte e quatro alunos do Ensino Médio e foi base para a coleta de dados que ocorreu mediante a uma observação sistemática com registro em caderno de campo.
Também foi aplicado um questionário para os alunos com objetivo de coletar dados referentes ao uso de jogos no ensino da Matemática, porém ele foi desconsiderado por insuficiência de informações concisas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através da observação feita enquanto os alunos produziam e manuseavam o material, foi possível perceber a naturalidade e aceitabilidade dos alunos em usar conteúdos como sistemas de medida e geometria ao confeccionar os jogos e o quanto eles se sentiam motivados a aprender algoritmos de resolução quando se deparavam com jogadas que necessitavam deles. O interesse era tanto, que eles faziam questão de saber resolver o que estava sendo proposto, afinal não era seu objetivo perder o jogo.
Alguns alunos tinham dificuldades inclusive em resoluções simples que envolviam as operações matemáticas, das quais, à medida que o jogo era desenvolvido, automaticamente eles se viam desafiados e buscavam aprender o conteúdo em questão.
O jogo também possibilitou aos alunos analisarem as situações que envolviam os jogos e de acordo com elas refletir qual seria a melhor forma de obter êxito.
Mediante a isso, foi possível constatar como a aprendizagem se tornava mais fácil de acordo com que o interesse deles aumentava.
CONCLUSÕES:
Assim sendo, percebeu-se que o uso dos jogos no Ensino da Matemática é importante, pois possibilita a aprendizagem de conceitos matemáticos de forma lúdica, e o desenvolvimento de estratégias e mecanismos de solução de problemas.
Dessa forma foi possível confirmar o que afirma a Literatura, que se utilizados de forma planejada, os jogos podem possibilitar aos alunos o desenvolvimento de habilidades como análise, busca de suposições, levantamento de hipóteses, reflexão, tomada de decisão, organização, observação e argumentação, atingindo a finalidade de ajudar os alunos a aprenderem Matemática.
Palavras-chave: Recurso didático-metodológico, Habilidades matemáticas, Damática.