65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
Homens Dez Mil: Aprendendo sobre o Consumo de Energia Elétrica Residencial
Leila Cristiane Souza e Silva - Grupo de Pesquisa em Ensino de Física - IFMA
Fábio Henrique Silva Sales - Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Física - IFMA
Gyulianna Pinheiro Ribeiro - Depto. de Física - IFMA
José Joaquim de Souza Melo - Prof. Dr./ Colaborador - Depto. de Física - IFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta um projeto desenvolvido pelo Grupo de Ensino de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus São Luís Monte Castelo, sobre a conscientização e orientação dos homens das comunidades carentes da grande São Luis, sobre os gastos e cuidados relacionados com a energia elétrica. inicialmente foram aplicados, para todos os homens participantes do projeto, um questionário para obtenção de dados mediante informações do consumo de energia elétrica em suas casas. Também foi analisada a média mensal energética visando orientar estes moradores. Após as análises dos dados colhidos através dos questionários, foram realizados, palestras para apresentação dos resultados dos questionários e conscientização sobre os cuidados que se deve ter com o consumo de energia elétrica em nas residências, aproximando desta forma, universidade e os homens da comunidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pela grande necessidade de conscientizar e orientar a comunidade masculina de São Luis do Maranhão com relação ao consumo e aos cuidados com a energia elétrica dos eletrodomésticos mais utilizados pelos mesmos. Este projeto tem como objetivo central conscientizar e orientar os homens das comunidades carentes da grande São Luis, sobre os gastos e cuidados relacionados com a energia elétrica.
MÉTODOS:
O projeto “Homens Dez Mil” foi realizado com êxito entre os meses de agosto 2012 a fevereiro de 2013, levando soluções precisas e eficazes aos homens das comunidades contempladas de São Luis, onde cada entrevistado respondeu ao número estimado de dias de uso do aparelho doméstico durante o mês, o tempo médio de utilização por dia em horas e o consumo médio mensal em kwh. Após esta etapa, foram feitas visitas às residências dos participantes do projeto, para posteriormente serem realizadas as palestras de apresentação e discussão dos resultados obtidos na aplicação dos questionários e nas visitas às residências.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram realizadas as palestras com os homens das comunidades visitadas onde o objetivo principal do projeto foi atingido: demonstrar uma melhor forma de redução e cuidados com a manipulação com a eletricidade, deixando de forma bem claro, por exemplo, o perigo do mau uso da eletricidade que deverá corresponder a não fazer ligações clandestinas na rede elétrica, pois além de serem ilegais elas sobrecarregam o sistema e podem provocar sérios acidentes e cuidar para que crianças não mexam em tomadas , fios ou aparelhos elétricos.
CONCLUSÕES:
Foram alcançados todos os objetivos elaborados ao decorrer do desenvolvimento da atividade do projeto voltados para fazer com que houvesse interação entre a universidade e comunidade masculina. Acreditamos também que haja uma grande necessidade de informação com relação aos cuidados e gastos com a eletricidade, por parte das comunidades masculinas entrevistadas.
Palavras-chave: projeto de extensão, homens, energia elétrica.