65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente
FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DO EDUCANDO.
Flávia Costa Drummond Banhos - Secretaria Municipal de Educação de Guamaré/RN – SMEG
Maria Alzeneide Fernandes - Secretaria Municipal de Educação de Guamaré/RN – SMEG
INTRODUÇÃO:
A experiência aqui relatada foi vivenciada na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira/ Guamaré/RN e abordou a problemática do distanciamento da família na escola. Seus objetivos eram envolver as famílias nas atividades desenvolvidas com seus filhos dentro da escola e no âmbito familiar, fortalecer os laços sócios afetivos entre pais e filhos considerando a escola e suas responsabilidades sociais, ainda se pleiteava reduzir a distância entre a família e a escola visto que, nas observações se diagnosticou um distanciamento significativo da instituição família da escola. Ainda se observou a necessidade de se trabalhar à afetividade entre pais e filhos considerando o respeito, a afetividade e o companheirismo entre escola e família.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Os objetivos eram envolver as famílias nas atividades desenvolvidas por seus filhos dentro da escola e no âmbito familiar, fortalecer os laços sócios afetivos entre pais e filhos considerando a escola e suas responsabilidades sociais, ainda se pleiteava diagnosticar o problema gerador do distanciamento da família da escola e experimentar soluções que as reaproximassem.
MÉTODOS:
De inicio se diagnosticou o distanciamento da família da escola e suas possíveis seqüelas, se observou a clientela que tinha família presente para se fazer um levantamento de hipóteses. Em seguida se planejou as ações e possíveis metas a ser alcançada dentro daquelas ações ali planejadas, se estudou teóricos específicos. Abordaram-se as funções da escola e da família na construção do ser. Trabalhou-se valores como respeito e afetividade. Então se realizou ações que valorizam as relações sócio afetivas, atitudes de companheirismo, amizade, respeito e amor .
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Ao longo de todo ano letivo de 2012 foi realizado um trabalho sistemático com alunos do Ensino Fundamental II, especificamente das séries finais e suas famílias a fim de forma uma parceria sócio afetiva entre as famílias e a escola e, ainda despertar o interesse da família pelas atividades culturais, pedagógicas dentre outras; realizadas no contexto escolar. Ali foram abordadas várias problemáticas que envolvem a escola e seus alunos, foram discutidas e nas discussões pontuou-se a necessidade constante do dialogo entre a família e a escola. Ainda observamos que, quando trabalhada, a família percebe na escola uma grande aliada.
CONCLUSÕES:
Ao finalizarmos, observamos que nossos objetivos gerais e específicos foram alcançados. A distância entre família e escola foi uma meta superada. Houve registro de satisfações de pais, alunos, professores e gestores. Ainda se pontuou, no relato de experiência de pais e alunos, melhora no convívio sócio-familiar. A experiência confirmou que a parceria e o trabalho conjunto entre a família e a escola sempre será fundamental para o processo de formação de todo individuo.
Palavras-chave: Escola,, Família,, Afetividade..